S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quinta, 17 de janeiro de 2013, 14h48min

    Qual a idade da divida?

    ?

    marthalícia silva Quinta, 17 de janeiro de 2013, 15h07min

    A dívida tem 3 anos, mas foi renegociada e essa renegociação deixou de ser paga por 1 ano.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sexta, 18 de janeiro de 2013, 15h32min

    Então pode.

    P

    pensador Sexta, 18 de janeiro de 2013, 15h40min

    A penhora pode sim ser pedida pelo banco, é exercício regular de um direito.

    Quanto às 10 chamadas diárias, entendo ser um excesso no direito de cobrar. Pode ingressar com ação face ao credor. Consulte pessoalmente um advogado. Enquanto isso, solicite a cada ligação os dados da pessoa e empresa que está ligando e vá anotando com horários e datas.

    Saudações,

    H

    Hen_BH Terça, 05 de fevereiro de 2013, 9h23min

    Somente esclarecendo à consulente (que vejo ser leiga) que qualquer penhora de bens em sua residência ou outro local somente pode ser feita por oficial de justiça devidamente identificado e munido de mandado judicial.

    Se aparecer algum funcionário de banco/financeira/empresa de cobrança dizendo que está aí para penhorar bens, não o deixe entrar. Digo isso porque já tive ciência de casos parecidos, onde os engraçadinhos vão até a casa da pessoa dizendo que estão lá para "penhorar" bens.

    P

    pensador Terça, 05 de fevereiro de 2013, 12h12min

    Prezado Hen,

    Nunca tive ciência disso. Tal fato ultrapassa apenas a fronteira do abuso e chega às raias do ilícito penal.

    Entendo que devem ser algumas "famosas empresas" campeãs em queixas dos consumidores.

    H

    Hen_BH Terça, 05 de fevereiro de 2013, 13h12min

    Prezado Pensador,

    infelizmente existem pessoas que, ao ingressarem na atividade comercial/serviços, não conhecem o significado da palavra "escrúpulo", somando-se a isso o fato de que muitas pessoas, por desconhecimento legal, imaginam que tal conduta é licita.

    J

    jlrh Quarta, 06 de fevereiro de 2013, 15h38min

    Tambem já tive diversos relatos a esse respeito e parece que está virando praxe dessas empresas de cobrança esse tipo de prática, ou seja, eles mandam um funcionario até a residência do devedor se dizendo "oficial de justiça" e que está ali para relacionar objetos a serem penhorados, o devedor muitas vezes acuado abre a porta para o pilantra, enfim, essas empresas de cobranças a meu modo de ver deveriam ser severamente penalizadas, pois a grande parte cometem absurdos jurídicos...enfim, isso e Brasil.

    H

    HMP Quarta, 06 de fevereiro de 2013, 16h19min

    Pelo menos que eu saiba. Se essa for sua única casa de morada. Eles não podem tirar você dela e te botar na rua. Tome cuidado!

    ?

    marthalícia silva Quarta, 13 de fevereiro de 2013, 14h05min

    Obrigada pelos esclarecimentos!

    J

    jlrh Domingo, 17 de fevereiro de 2013, 12h47min

    E sejamos práticos: os bancos e financeiras não estão interessados em penhorar seu carro, tv, geladeira, fogão, etc...tanto que é raro esse tipo de penhora por dívida, exceto as de caráter trabalhista ou quando se trata de financiamento imobiliário e de autos. Elas querem é receber o que lhes é devido, e se levarem a juízo, essa dívida será recalculada e o valor cairá muito...mas muito mesmo, e ainda poderá ter a oportunidade de parcelar dentro das suas possibilidades. Devemos pagar o que devemos, mas pagar um valor justo, e dentro das nossas possibilidades.

    F

    Fabio Miranda Quinta, 28 de fevereiro de 2013, 20h38min

    ola tenho uma duvida junto ao banco Caixa sobre um financiamento constru card que não pude pagar

    foi mandado a minha casa uma comunicação de uma empresa responsável pela cobrança falando que se não avesse pagamento do mesmo que haveria o bloqueio de contas em meu nome e a penhora dos bens tanto moveis quanto imoveis
    bom não tenho bens moveis em meu nome e quanto a imoveis tenho uma preocupação e que sou procurador de um terreno que foi cedido a mim pelos donos para que eu possa ficar responsável ate que os donos atuais
    ate que a separação do casamento anterior do dono fosse realizado assim apos esse processo fosse passado para os mesmo pode ser penhorado esse bem pelo fato de ser o procurador ?

    J

    JusticeiroPrevidenciário Quinta, 28 de fevereiro de 2013, 20h47min

    Em tempo gostaria de saber quanto tempo se prescreve uma divída com uma instituição financeira, um banco por exemplo, até quantos anos um banco pode protestar, e entrar com ação de penhora de bens de um devedor, e como a lei encara esta penhora de bens. Muito obrigado.

    P

    pensador Sexta, 01 de março de 2013, 7h47min

    Fabio,

    Não, neste caso não cabe a penhora.

    Justiceiro,

    A respeito da prescrição, ver o disposto no Art. 206 do CC. Para dívidas bancárias constantes de intrumento particular, em regra 5 anos.
    Na verdade o banco deve ingressar com uma ação de conhecimento ou uma monitória e depois ingressar com a execução, onde será pedida a penhora dos bens.
    Nada impede que se peça uma cautelar para evitar que o devedor dissipe os bens.

    Muito, muito brevemente é isso.

    L

    luana vidal Quinta, 06 de novembro de 2014, 15h49min

    Fui ameaçada por uma loja . posso entrar com uma ação de indenização?

    J

    joão Quinta, 06 de novembro de 2014, 18h24min

    ameaçada como? sobre o que?

    M

    Meiriani Lopes de Lima Quarta, 10 de dezembro de 2014, 13h05min

    Olá meu irmão fazia um curso preparatório para passar no enem,e esta no nome da minha como ele é de menor,acontece que minha mãe ficou desempregada e meu irmão como era jovem aprendiz acabou o contrato e não conseguimos efetuar o pagamento das ultimas parcelas deste curso,e chego em casa uma carta escrito que entraram com uma ação de penhora de bens em 10 dias,isto foi em 26 de Novembro.
    Será que com a entrada deste processo eles iram negociar conosco uma maneira mais fácil de pagar? Porque em casa o único que trabalha é meu pai,meu irmão está em fase de quartel e minha mãe esta com problemas de saúde, e eu irei ficar desempregada pois meu contrato de estagio acaba agora também,e isso está preocupando a nós todos !

    J

    joão Quarta, 10 de dezembro de 2014, 16h13min

    Você recebeu a visita de algum oficial de justiça? foi citada em algum processo? caso negativo, é conversa fiada desse curso. Antes de entrarem com qualquer pedido de penhora, é necessário algumas audiências em que você será intimada a comparecer, a justiça tentará fazer um bom acordo para vocês e só em último caso é que se parte para penhora. Não se assuste.

    Pin Ky

    Pin Ky Terça, 16 de dezembro de 2014, 17h59min

    Tenho uma divida com o santander que foi vendida pra uma empresa de cobrança. Essa está me cobrando 300% de juros em 2 anos de divida. (O valor da divida é de 2500 e estão me cobrando 8800). Não aceitam nenhum tipo de proposta que faço. Nunca apresentaram contra proposta a nenhuma das minhas condições de pagamento. Há 2 meses tento negociar por vontade própria e eles se limitam a negar. Recebi hoje uma ameaça de penhora pois, segundo eles, não atendo as chamadas que eles me fazem, sendo que são inexistentes, pois não recebi nenhuma chamada. Como faço para ter certeza que esses juros que me cobram estão corretos e para que eles me apresentem uma proposta de negociação cabível?

    J

    joão Quarta, 17 de dezembro de 2014, 10h49min

    Pin Ky faço o seguinte: Faça a sua proposta por escrito e mande para eles pelo correio com AR (Aviso de Recebimento), caso eles entrem na justiça (o que acho meio difícil pelo valor) você terá como provar que tentou de todas as formas algum tipo de acordo.