Gostaria de saber se posso entrar com uma ação contra um banco por cobrança de juros abusivos em um empréstimo consignado que fiz? de 6.800,00 vou pagar quase 22 mil reais, ja termino em julho, mas me disseram que é possivel mover uma ação para reaver esse valor cobrado abusivamente. se alguem puder me ajudar eu agradeço.

Respostas

    ?

    JaquelineSF Quarta, 23 de janeiro de 2013, 18h20min

    Alguém sabe me passar essa informação ?

    Q

    qiejkdhfo Quarta, 23 de janeiro de 2013, 18h29min

    fez um consignado em quantas vezes?
    Qual o valor das parcelas?

    ?

    JaquelineSF Quarta, 23 de janeiro de 2013, 21h08min

    o empréstimo foi feito em 71x de 276,14
    o valor foi de 10.238,78 e o valor total das prestações foi de 19.605,94
    o outro empréstimo foi feito em 71x de 46,79
    o valor foi de 1760.85 e o valor total das prestações foi de 3.322,09.

    Q

    qiejkdhfo Quinta, 24 de janeiro de 2013, 15h38min

    Se entendi bem, você fez:

    Um empréstimo de R$10.238,78 em 71 vezes de R$276,14, que dá R$19.605,94
    Um empréstimo de R$ 1.760,85 em 71 vezes de R$ 46,79, que dá R$3.322,09

    Para o primeiro empréstimo, a taxa mensal é de 2,07%
    Para o segundo, 2,01%

    Salgado mesmo.

    Tem banco oferecendo 1,5% a.m. para consignado.

    Não tenho como te oferecer respaldo jurídico, pois não sou advogado, mas posso teoferecr alternativa financeira.

    Hoje já existe a portabilidade de crédito.
    Procure outro banco, de preferẽncia CEF ou BB e faça a simulação de quanto ficaria se estes bancos fizessem estes empréstimos e troque de banco.

    Note que nem todobanco tem convẽnio para empréstimo consignado com a empresa que você trabalha.

    Existe ação para revisão de juros na justiça.
    Aconselho a procurar um advogado competente para ajuizar esta ação.

    Boa sorte!

    ?

    JaquelineSF Quinta, 24 de janeiro de 2013, 16h54min

    Muito obrigada pelo esclarecimento qiejkdhfo . Eu ja termino de pagar esse empréstimo em Julho, se soubesse sobre essa alternativa teria feito em outro banco. Eu trabalho para a prefeitura, o banco é o bmg acho que possui convênio, mas vou procurar um advogado pra ver se compensa abrir uma ação para reaver o valor se for comprovado ser abusivo. Obrigada mesmo.

    J

    Juliana2013 Terça, 29 de janeiro de 2013, 13h12min

    Ola, sou bacharel em direito e estou com duvida quanto a emprestimo pessoal com cheques em 24x (valor emprestado R$ 3.200,00), juros de 11% ao mes, onde foi paga 3 prestações/cheques de R$ 437,00. Queria pagar a divida antecipada para se livrar dos dos juros, porem, a financeira nao concede os descontos, ficando o valor da quitação quase o dobro do valor emprestado.
    Estou em duvida com qual ação ajuizar, ou revisional e/ou quitação e como faço para suspender/cancelar os cheques para entrar com ação judicial.
    Obrigada

    Q

    qiejkdhfo Terça, 29 de janeiro de 2013, 18h14min

    Juliana2013,

    11% ao mês não é financeira, é agiota.

    Não sou adv.

    No contrato que vc assinou está expresso que não pode quitar antecipado com descontos nos juros?

    O que eu faria era abrir uma conta de depósito em consignação no Banco do Brasil em favor do credor com o valor do saldo devedor com os descontos nos juros, sustar os cheques e entrar na justiça por descumprimento do código de defesa do consumidor.

    J

    Juliana2013 Quarta, 30 de janeiro de 2013, 13h33min

    Obrigada pela resposta, porem, não esta expresso no contrato a quitação antecipada. A financeira aceita quitação da divida, mas com mínimo desconto...pagarei quase a divida integral.

    Q

    qiejkdhfo Sexta, 01 de fevereiro de 2013, 16h55min

    O desconto de juros devem ser proporcionais.

    Cabe ação na justiça, mas como já disse, não sou advogado.

    Boa sorte!

    D

    Dr. Cícero Pinheiro 000000/SP Domingo, 17 de fevereiro de 2013, 13h17min

    Prezada Juliana

    Vc fez um empréstimo e cencedeu como garantia os cheuqes caução. Lember-se já que é Bel. que cheuqes pré datados não exitem, logo são preeenchidos com as datas de descontos, vc pode susta-lo por desarcordo e negociar.

    [email protected]

    J

    Juliana2013 Segunda, 18 de fevereiro de 2013, 16h05min

    Obrigada, Cicero Jr! Entao susto os cheques e entro com uma ação revisional de juros?

    J

    Johnny LAMS Terça, 19 de fevereiro de 2013, 17h27min

    [...]
    Na dúvida, continue pagando as prestações para não ser negativada.

    C

    CCMF Quinta, 19 de setembro de 2013, 16h47min

    Boa tarde
    estou precisando fazer uma ação de revisão de juros de empréstimo consignado.
    alguem teria um modelo de inicial para me ajudar.

    Grata.
    Att.

    C

    CCMF Quinta, 19 de setembro de 2013, 16h49min

    boa tarde.

    Por gentileza, estou precisando entrar com uma ação revisional de emprestimo consignado.
    Alguem teria o modelo desta ação.

    fico no aguardo.

    T

    TaísRosa Quarta, 16 de outubro de 2013, 18h42min

    Boa noite!

    Minha mãe(67 anos, aposentada e pensionista), recebeu em sua c/c um deposito de aproximadamente R$ 10.000,00, em agosto/2011.
    Fomos até a agencia dela e o gerente informou que era referente a um empréstimo consignado feito nos dois benefícios (aposentadoria e pensão), e que o valor tinha sido depositado pelo Banco Cruzeiro do Sul(que está em liquidação extrajudicial).
    Na época vimos a chance de utilizar este dinheiro em coisas que estávamos precisando e ligamos no Banco Cruzeiro do Sul para sabermos do empréstimo e confirmaram a contratação para pagamento em 60 vezes(meses), mas não passaram os juros que pagaríamos e nem quanto seria descontado por mês, só soubemos o valor do desconto mensal vendo o quanto estava vindo a menos de salario.
    Nunca foi assinado contrato, não há ligação gravada, nem nada que afirme que minha mãe contratou esse empréstimo, mas como usamos o dinheiro, tentamos fazer a quitação agora em 10/2013 e informam que devemos ainda o valor de R$ 17.000,00, já contando com o desconto de quitação e não souberam informar o juros que estamos pagando.
    neste caso, quais as ações que podemos tomar, cancelar as parcelas, devolver o valor(sem juros), acionar o banco judicialmente???

    Muito obrigada!
    Taís