Bom dia a todos ,

A quase 1 ano era um estagiário e fui efetivado para ser um Analista da empresa , concordei com a efetivação devido ao horário que não acarretaria nenhuma alteração em meu dia a dia , porém , hoje ao chegar no trabalho , minha gerente me avisa que terei que alterar meu horário de trabalho. A 11 messes trabalho no horário de 8:00 as 17:00 com 1 hora de almoço , e estudo a noite das 19:as 22:45, e tenho minhas atividades extra-curriculares como Academia e inglês durante a semana no intervalo que até então eu tinha das 17 as 19. A minha gerente me informou que terei que alterar para a 08:30 as 17:30 , a alteração e minima porém irá me prejudicar nas praticas das minhas atividades que venho a 11 messes exercendo , e informei para ela das atividades e ela só respondeu assim : Você tem até 1 mês para se adaptar a este novo horário.

Daí vem minhas duvidas :

A empresa pode fazer isso ?

O que eu posso fazer para reverter a situação ?

Respostas

    L

    Lowstaeu Lemos Sexta, 15 de fevereiro de 2013, 0h53min

    Os contratos de trabalho não poderão ser alterados sem mútuo consentimento das partes, sendo nula a alteração quando resultar em prejuízo ao empregado. (CLT Art. 468).

    Contudo, o empregador poderá fazer pequenas alterações no contrato de trabalho (jus variandi), desde que não resultem grave prejuízo e afete a estabilidade da relação contratual.

    A justiça entende que o empregador poderá fazer pequenas alterações nos horários de trabalho, o que se aplica ao seu caso, sendo a alteração lícita.

    I

    Insula fênix Suspenso Sexta, 15 de fevereiro de 2013, 0h56min

    Verifique se em seu contrato de trabalho formal consta alguma clásula que verse sobre transferências, mudanças,etc.

    Havendo tal cláusula, vc é obrigado a acatar a mudança.