Boa tarde! Tenho 02 contas no mesmo banco (HSBC), 01 conta é corrente e a outra conta é salário. Na conta corrente tenho uma dívida e agora eles bloquearam minha conta salário por conta desta dívida. As 02 contas são totalmente diferentes, cada 01 delas tem o nº de conta, tem senha e letras diferentes. Eles podem fazer isto? Mesmo 01 conta não sendo vinculada à outra? No extrato apareceu a seguinte mensagem: "Conta bloqueada para saque cruzado" Aparece o crédito e logo abaixo o débito (como transferência) do valor depositado pela empresa (salário). Como devo proceder? Vou ficar sem salário agora? Me ajudem por favor! Obrigada!

Respostas

    B

    Baco Quinta, 30 de maio de 2013, 0h17min

    Kitana,

    A jurisprudência é praticamente pacífica no sentido de limitar em 30% do salário (que é, inclusive, impenhorável, ou seja, nem mesmo o juiz pode "meter a mão").

    Em outras palavras, você tem, supostamente, direito à liberação de 70% do seu salário.

    Entretanto, há que se insurgir formalmente. Você pode formalizar uma carta (notificação) ao Banco afirmando que não autoriza o bloqueio da sua conta salário, sob pena de adoção das devidas medidas judiciais.

    É claro que recomendo o contato com um advogado para que promova a ação cabível.

    Abraço

    Eveline Bas

    Eveline Bas Sexta, 19 de dezembro de 2014, 10h12min

    bom dia!
    tenho uma divida no banco e ao sacar meu salario (1500) ficou retido no banco 500, só pude sacar 1000, e o dinheiro esta preso e todo mês ta cobrando engargos onde o dinheiro esta diminuindo, por favor me oriente eu tenho direito de liberação deste dinheiro?

    J

    joão Sexta, 19 de dezembro de 2014, 10h26min

    A lei é clara: "Salários são absolutamente impenhoráveis a não ser em casos de pagamento de pensão alimentícia", ou seja, nem mesmo a justiça pode se apoderar de qualquer centavo do seu salário que dirá o banco, nesse ponto a lei é bem clara. Essa conversa de descontar 30% do seu salário é coisa de juíz arbitrário e de advogado fraco que aceita esse argumento. Vá até o banco e exija o desbloqueio imediato do seu salário sob pena de você entrar com uma ação contra o banco, pois tal "bloqueio" é totalmente ilegal.

    Izibelly Guimaraes

    Izibelly Guimaraes Quinta, 10 de março de 2016, 11h05min

    Ola, tenho duas contas na Caixa, uma conta facil e uma polpanca. Estou em debido com o banco com um emprestimo, e esse mes eles bloquearam as duas contas, sem me informar ou algo parecido. Eles podem fazer isso? Nem uma nem a outra entra salario, apenas a facil entra 100 minha mesada...

    Silvia Santos

    Silvia Santos Quinta, 17 de novembro de 2016, 6h47min

    Bom dia ,Tinha uma conta no banco corrente e nao sabia que havia essa conta aberta ainda porem era na epoca banco real e hoje e santander, a uns dois anos tenho uma conta salario ,hoje fui fazer um saque da minha conta salario e estava bloqueada o banco informe que eles bloquearam por que preciso ir ao banco e migrar ou cancelar a conta corrente ,esse ato nao seria ilegal ?