Novos rumores sobre o Exame da Ordem, cuja aplicação e existência são de suma importância para resguardar a sociedade.

Porém esse monopólio da OAB, talvez esteja com os dias contados, acompanhe os comentários no Congresso Nacional

SUGESTÕES:

Se a finalidade do Exame da Ordem é auferir conhecimentos, ou seja, matéria de educação/estudos o MEC se tornaria o responsável para aplicação da prova.

Ou, se a finalidade do Exame da Ordem estiver embasada no âmbito da profissionalização, então o Ministério do Trabalho se tornaria o responsável pelo Exame.

Respostas

    99% Ateu. Quarta, 29 de maio de 2013, 23h39min

    E que diferença faz se retirar a elaboração e correção da prova da FGV e passar para outra Instituição ou para o MEC?

    D

    Danilo - SP Quarta, 29 de maio de 2013, 23h53min

    A OAB deixará de influenciar no grau de dificuldade/facilidade da prova. Também deixará de arrecadar os R$ 200,00 dos inscritos. A taxa de inscrição ira pra União. São possibilidades.

    A

    Alfredo Guimarães de Oliveira Quarta, 29 de maio de 2013, 23h56min

    O MEC deveria propor que o exame da OAB se tornasse periódico e obrigatório para todas as carreiras de nível superior. TODAS!!!!!

    99% Ateu. Quinta, 30 de maio de 2013, 0h10min

    Então a OAB fica com o valor das inscrições? Não tinha essa informação que a FGV trabalha de graça.

    99% Ateu. Quinta, 30 de maio de 2013, 0h20min

    Se for para a prova ficar mais fácil, e todos passarem, melhor acabar logo com o exame.

    Fazer uma provinha vergonhosa, como o vestibular de algumas Universidades / Faculdades privadas, mera formalidade, aí sim seria um gasto inútil. Prova inútil, gasto inútil, cabide de emprego, e nossos tributos no lixo, ou melhor, no bolso de alguns.

    99% Ateu. Quinta, 30 de maio de 2013, 15h28min

    OAB divulga resultado final da 1ª fase: 54% de aprovação no X Exame

    Brasília – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira (28) o resultado definitivo da primeira fase (prova objetiva) do X Exame de Ordem Unificado, incluindo os resultados dos recursos interpostos. A relação hoje divulgada traz os nomes dos candidatos aprovados conforme inscrição por Seccional, cidade de inscrição, número de inscrição e nome do examinando por ordem alfabética.

    Conforme informações da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e da Fundação Getulio Vargas, não houve anulação de qualquer questão da prova objetiva do X Exame. Com isso, foi mantido integralmente o gabarito publicado no dia 28 de abril de 2013. Dos 124.887 candidatos inscritos, 67.441 obtiveram êxito, perfazendo 54% de aprovação nesta etapa.

    A prova prático-profissional ou etapa subjetiva – para a qual só se submeterá o candidato que foi aprovado nesta primeira fase – será realizada no dia 16 de junho deste ano. Nesta fase, conforme prevê o edital, os candidatos terão que responder a quatro questões (valendo 1,25 pontos cada) sob a forma de situações-problema e redigir uma peça profissional na área jurídica de escolha do candidato valendo cinco pontos.

    O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

    http://www.oab.org.br/noticia/25691/oab-divulga-resultado-final-da-1-fase-54-de-aprovacao-no-x-exame

    54% de aprovação. Se ficar um pouquinho mais fácil, melhor acabar com o exame.

    D

    Danilo - SP Sexta, 31 de maio de 2013, 12h36min

    Se somente os melhores conseguem ser aprovados, pq existe o Tribunal de Ética que pune, exclui esses "melhores"?

    Se são bons, não deveria existir o TED, concordam?

    Logo, o Exame é mera formalidade?

    Meio de arrecadação?

    99% Ateu. Sexta, 31 de maio de 2013, 13h37min

    Danilo,

    O exame de ordem é para constatar a compreensão do Direito. A prova é sobre o Direito, e não sobre a conduta do sujeito.

    São coisas diferentes.

    Mera formalidade, que escrevi acima, é manter o vestibular em lugar onde é notório que não há concorrência. Todos são aprovados. Onde há concorrência, o vestibular é necessário. No caso do exame de ordem, se facilitar a prova para todos serem aprovados, seria mera formalidade e gasto inútil.

    O dinheiro é para pagar a FGV.

    Q

    qiejkdhfo Sexta, 31 de maio de 2013, 14h17min

    Vou postar a mesma coisa que postei neste tópico:

    jus.com.br/forum/177899/7/qual-a-profissao-do-bacharel-em-direito-sem-oab/

    ---------------------------------------------------------
    Isac - Curitiba/PR
    (...)
    "Discordo de quem é contra o exame da OAB, pois é somente assim, com o exame, que se evita a entrada de maus profissionais no mercado, pois o advogado, assim como o médico, lida com a vida das pessoas, "

    Discordo de sua afirmativa. O exame da ordem NÃO evita a entrada de maus profissionais no mercado. Já vi iniciais tão cheias de erros e advogados falando tão errado que doía os ouvidos.

    É só pegar este fórum como exemplo. Tem tantos advogados aqui postando.

    Quantos falam tanta besteira que nem parece que conhecem as leis?

    O médico lida com a vida das pessoas e não precisa prestar exame. Por que o advogado sim?
    O médico incompetente pode aleijar ou matar uma pessoa. O advogado incompetente pode causar muito dano, mas não tanto como o médico.

    O mercado se encarrega de selecionar os melhores advogados. Há muita responsabilidade também dos juízes.

    Como um juiz aceita uma inicial toda errada que parece escrita por um aluno de direito do 1º ano do curso por correspondência?

    Se houvesse mais critério por parte dos juízes, esses advogados porta de cadeia perderiam sua clientela e, com isso, seriam forçados a se aperfeiçoarem.
    (...)
    Se o exame da Ordem é necessário para advogar, e se eu, que NUNCA cursei faculdade de direito, fizer a prova e passar?
    Se o exame é tão necessário assim, porque não conceder o título de advogado a TODOS os que passarem, abrindo esta prova para toda a população, independente de escolaridade?

    Se vcs mesmos dizem que esta prova é facílima que se a pessoa ler o mínimo que é o sumário consegue passar, qual o objetivo desta prova? Apenas angariar dinheiro para as instituições que a aplicam?

    Não me parece um objetivo muito nobre.

    Após dizer isso, vcs certamente devem estar achando que eu também sou contra a prova. certo?

    Errado.

    Sou a favor da prova para TODOS os conselhos, todas as profissões que necessitam de graduação em nível superior.

    Só acho que a prova deveria ser bem mais difícil do que vcs estão comentando.

    Deve avaliar REALMENTE o nível de conhecimento do recém formado e este nível deve er BEM elevado.

    Deveria haver uma redação. No caso dos advogados, poderia ser a elaboração de uma inicial baseada em um caso qualquer. Os erros de português e os erros quando à solicitação ou enquadramento correto do cso dentro da lei ou doutrina deveria ser ELIMINATÓRIO.

    Pelo menos assim, quem sabe, se for tão difícil conseguir a OAB, os advogados não poderão se passar por doutores mesmo sem o ser?

    Porque os matutos com quem lido que colocam DOUTOR no cartão de visita e nem falar sabem, mas passaram na OAB, não estão dignificando a profissão de vocês. "
    ---------------------------------------------------------

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sexta, 31 de maio de 2013, 14h53min

    Aqueles que não passam na prova ficam inventando um monte de coisas.

    Seria bem melhor estudar pra passar.

    "A OAB deixará de influenciar no grau de dificuldade/facilidade da prova"

    A prova não é dificil, mas as instituições autorizadas pela MEC não conseguem preparar os alunos, alem do fato de 50% passa na faculdade só fazendo cola.

    Voces tem sorte de ter estudado direito no Brasil. Se for nos EUA ou em qualquer pais da Europa nem teriam chegado no final da faculdade.

    C

    Caskiss Segunda, 19 de agosto de 2013, 10h20min

    concordo...não é porque passou que é bom, pois já vi advogados fazendo besteiras e sendo punidos....são bons? que nada...a prova é que foi fácil na época deles..

    D

    Danilo - SP Quarta, 30 de julho de 2014, 14h51min

    Rumores para o ano de 2015