Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. José Faccioli
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    04/06/2013 20:06

    Boa Noite,
    Eu preciso urgente retificar minha certidão de casamento para que eu possa comprar um imóvel. Já estamos casados há 10 anos, e ocorre que o nome de minha mãe está faltando uma letra. Eu sei que após todo esse tempo preciso de uma ação judicial, mas descobri que posso pedir um ofício ou alvará para um juiz autorizar o cartório onde foi efetuado o casamento faça a retificação, como faço isso? Moro em uma cidade, e casamos em outra, o juiz precisa ser da mesma comarca do cartório?
  2. Herbert C. Turbuk - Adv/SP
    04/06/2013 20:25

    JOSÉ

    Antes de entrar na justiça convém pedir uma 2a. via de sua certidão de registro de casamento. É que se foi erro de digitação da 1a. via esta 2a. via virá corrigida. Se ainda permanecer o erro você deverá ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado junto ao forum da cidade onde você reside ou onde você casou.

    HERBERT C. TURBUK
    www.haturbuk.blogspot.com
  3. José Faccioli
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    04/06/2013 21:45

    Mas se foi erro de digitação, não continuará o erro? Ou eles verificam tudo antes de emitir a 2° via, notando o erro e digitando corretamente? Eu penso que eles apenas vão imprimir o que já está digitado.
  4. Herbert C. Turbuk - Adv/SP
    05/06/2013 04:38

    JOSE

    De qualquer forma vai ser necessário uma 2a, via atualizada para o processo.
  5. José Faccioli
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    05/06/2013 21:32

    Minha sogra mora perto do cartório onde casamos, ela vai verificar.
  6. dinahz
    12/07/2013 03:54

    Como alterar uma certidão de casamento

    Quando você receber sua certidão de casamento oficial, procure cuidadosamente por eventuais erros. Em documentos oficiais, como as certidões de casamento e nascimento, é importante revisar a ortografia, já que é preciso de nomes, locais e datas corretas. Se a sua certidão de casamento tem um erro, altere-a o mais rápido possível. Se fizer a correção dentro de um tempo pré-estabelecido para receber o certificado, você evitará o pagamento de uma taxa.

    Instruções

    Como alterar uma certidão de casamento

    1
    Procure o Cartório de Registro Civil de sua cidade e descubra quais tipos de correções podem ser feitas em uma certidão de casamento. Normalmente, você poderá corrigir erros de ortografia e adicionar informações para os itens em branco, mas não poderá alterar completamente, adicionar ou excluir um nome no documento.

    2
    Pergunte quais são os documentos necessários para alterar uma certidão de casamento. A maioria dos cartórios exige uma cópia autenticada ou certidão de nascimento original, bem como de identificação com fotografia, como carteira de motorista, passaporte, identidade ou carteira de trabalho.

    3
    Preencha o formulário adequado exigido pelo cartório para alterar a sua certidão de casamento. Leve-a pessoalmente juntamente com a taxa paga exigida em um Cartório de Registro Civil.
  7. Herbert C. Turbuk - Adv/SP
    12/07/2013 05:53 | editado

    JOSE

    A colagem acima serve para o Estado dela. Mas não serve para o ESTADO DE SP (que é o meu e o seu). Aqui, qualquer intervenção em registro civil das pessoas naturais imprescinde de ordem judicial, conforme NSCGJ - Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça. E o motivo da normatização foi evitar fraudes e crimes que ocorriam nos registros públicos alterados sem supervisão judicial que eram altissimas e agora não mais.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS