Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Cláudia
    03/07/2003 14:46

Prezados colegas:

Eu não trabalho com Juizados Especiais, tenho uma única ação de minha antiga sociedade e, então, por falta de prática e habitualidade na atuação no Juizados, tenho uma dúvida e gostaria de saber se algum colega pode me auxiliar:

A sentença - procedente - foi objeto de recurso para a Turma Recursal, que rejeitou o recurso. O acórdão ainda não foi publicado, mas, quando o for, abrirá as instâncias do RESP e RExt.

Indaga-se:

Cabe execução provisória de sentença em Juizado Especial?

Devo extrair fotocópias dos autos e entrar com o pedido de execução provisória, em apartado, mesmo antes da publicação do acórdão?

Fico no aguardo do auxílio dos caros colegas.

Cláudia.

2. João Celso Neto
    03/07/2003 20:07

Entendo preferível aguardar o trânsito em julgado da decisão. Mesmo que abra prazo para REsp e RE, estes, se interpostos, não devem prosperar, não devendo sequer ser admitidos, tal a jurispriudência a respeito.

De pouca valia, talvez, seria a execução provisória, uma vez que o quantum debeatur deve ser fixado após a coisa julgada se materializar e o valor ficaria retido à disposição do juízo (salvo exceção que não me ocorra).

3. Ronaldo Vinhosa Nunes
    06/07/2003 10:04

Prezado Dra. Claudia:

Sendo os juizados processuais calcados na celeridade, informalidade e efetividade de seus pronunciamentos, considerando que o recurso inominado é recebido no efeito devolutivo, e tendo em vista ainda que as normas processuais inseridas no Código Processual Civil têm aplicação subsidiária à Lei 9.099/95, entendo perfeitamente possível a execução provisória do julgado, desde que obedecidos os requisitos legais aplicáveis à espécie. Neste caso, se procederia como no Juízo Comum, requerendo a extração da carta de sentença para tal fim.

Outrossim, devo adverti-la que meu entendimento não é pacífico, e existem juízes sustentando que não cabe, devido a especialidade do rito. A juíza com quem eu trabalhava achava "problemática" a execução provisória do julgado. O fundamento para isso partia da premissa que a execução nos juizados especiais não é uma ação própria, mas sim uma complementação do processo de conhecimento (assim pensa Alexandre Câmara, porque a própria Lei 9.099 dispõe que não é necessária nova citação, mas apenas uma intimação, que não tem o condão de inaugurar uma nova relação processual - ressalto que há divergência de entendimentos na doutrina). Assim, executar provisoriamente uma sentença significaria quebrar o rito sumaríssimo dos Juizados, praticando-se um ato processual antes de seu tempo.

Todavia, com a devida vênia e o máximo respeito, ouso discordar dessa corrente, salientando que em sede de Juizados Especiais é possível a antecipação dos efeitos da sentença, desde que obedecidos os respectivos requisitos legais, sendo, "mutatis mutandi" possível então a execução provisória. E a meu ver nem mesmo necessitaria pleito específico no sentido dessa antecipação. Um simples pedido no sentido da execução provisória já surtiria tal efeito, pois dispensando-se a forma (princípio da informalidade), a finalidade do ato foi alcançada. Claro que, se nada for pedido, não poderá o juiz conceder tal provimento "ex officio", por ausência de previsão legal, porque, regra geral, o juiz está adistrito ao pedido, pelo princípio da congruência, correlação ou adistrição.

Abraços,

Ronaldo

4. marina vasconcelos
    22/07/2011 11:50

Gostaria de saber se existe execução provisória de liminar concedida no juizado especial cível?
    Por favor Doutores me respondam, pois não tenho prática nesta seara.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS