Respostas

2

  • Zenaide

    Zenaide

    Prezado Thiago

    Tanto a denunciação à lide como o chamamento ao processo são modalidades de intervenções de terceiros e estão previstas nos art. 70 a 80 do CPC.
    A denunciação a lide é o chamamento de terceiro para que se garanta do direito de evicção ou de regresso. Torna-se obrigatória para aquele que estiver forçado pela lei ou por contrato a indenizar, por via de regresso, o prejuízo do que perder demanda ". Como exemplo, quando se compra um carro e o coloca no seguro, caso haja um acidente e o dono do carro seja acionado para pagamento, ele deverá denunciar a lide a seguradora, pois ela é quem irá pagar por força de contrato entre as partes. Caso o autor não se valha da denunciação quem teria que pagar o prejuízo será ele e não a seguradora.
    Chamamento ao processo- quando há mais de um devedor da obrigação e só um deles é acionado para satisfazê-la(pode ser usada, também pelo fiador no caso de ser demandado antes do devedor principal) . Caso o devedor pague a prestação, terá ação de regresso com relação aos demais devedores .