Olá, Boa tarde!!! Preciso de uma orientação a respeito de inventário; pois, já li e conversei com algumas pessoas, porém, continuo com dúvidas a respeito do assunto. Minha amiga é herdeira de alguns imóveis juntamente com mais três irmãos. Nesse inventário também fazem parte a companheira do pai de minha amiga e mais duas filhas dessa união. Ocorre que a minha amiga não quer mais acompanhar os irmãos que não entram em acordo, inclusive têm o mesmo advogado. Minha amiga quer separar-se dos irmãos e peticionar pedindo ao juiz que decida a partilha dos bens na situação em que se encontram. Os irmãos de minha amiga, provavelmente vão insurgir-se contra ela, mas a ex-companheira de seu pai e as duas filhas, não. Isso é possível? Como fazer essa petição? O que pedir? Obrigada, Nina Sá

Respostas

10

• 0
    P

Paulo dos Reis Quarta, 14 de agosto de 2013, 16h40min

Se os demais herdeiros não estão de acordo com o que ela quer fazer, ela deverá constituir um novo advogado que irá representar só ela, revogando a procuração que passou para o antigo advogado. Esse novo dvogado que fará a petição

• 0
    W

wilsonwv@uol.com.br Quarta, 14 de agosto de 2013, 17h36min

Nina Sá a sua amiga vai precisar contratar um advogado para acompanhar o inventário e defender os interesses de sua amiga.

Atenciosamente
    Dr. Wilson Vieira

• 0
    B

bia blanco Quarta, 14 de agosto de 2013, 21h37min

Muito obrigada pela atenção!! Gostaria de saber o que pode constar nessa petição; se ela pode, de antemão, listar os imóveis dos quais ela gostaria como quinhão? Ela pode dizer nessa petição que aceita o fato de que a ex-companheira tenha direito a 50% desses bens (os irmãos não aceitam a união estável do pai, que já está comprovada) e que o restante seja dividido entre ela e os irmãos e as duas filhas do pai com essa mesma ex-companheira? Como podem ser avaliados esses imóveis? Através de perícia? Estou perguntando porque ela é pessoa simples e vou acompanhá-la quando for falar com o advogado; também, ela se encontra em situação finánceira difícil e tem imóvel que já está se deteriorando e, me parece, que não está sendo pago o IPTU. Ela precisa regularizar essa situação o quanto antes pois está vivendo num dos imóveis parte do inventário, que ela invadiu e não tem outro local para viver.
    Muito obrigada,
    Nina Sá

• 0
    W

wilsonwv@uol.com.br Quinta, 15 de agosto de 2013, 10h49min

Prezada Nina ela precisar contratar um advogado.

Você não peticionar nos autos.

Wilson

• 0
    B

bia blanco Sexta, 16 de agosto de 2013, 16h22min

Olá, boa-tarde!!
    Eu sei que é preciso contratar um advogado e ,ele, sim, irá peticionar. Pedi as informações porque penso que seja melhor procurar um advogado já com algumas informações de antemão e também para dizer para minha amiga o que poderá ser feito. Continuo solicitando que alguém que tenha conhecimento me dê as informações de que preciso.
    Muito obrigada

• 0
    F

Fátima Perestrelo Domingo, 18 de agosto de 2013, 6h30min

Ela não pode escolher os imóveis. Veja: Herança é um quinhão do todo, indivisível até que ocorra a partilha.

Consulte um advogado pessoalmente.

• 0
    B

bia blanco Terça, 03 de setembro de 2013, 21h33min

Olá, a todos!!
    Consultei um advogado e ele me disse que ela pode, sim, escolher um imóvel como parte de sua legítima, desde que os demais herdeiros concordem com a escolha.
    Obrigada a todos,
    Mara

• 0
    C

Consultor ! Quarta, 04 de setembro de 2013, 0h29min

... grande novidade !!!

Se os demais concordarem, podem até doar tudo pra vc !!!

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região