Eu consegui há uns anos atrás comprar meu primeiro carro, um Ford Fiesta 1997/1998, quitei meu carro, nunca atrasei IPVA, licenciamento, etc, em 2007 meu pai resolveu abrir uma lanchonete com um primo meu, para isso dei meu carro para ele ir vender, então me ligou e fui ao cartório para assinar o documento junto com o vendedor da loja de carros , como eu não sabia o que fazer, nunca tinha vendido um carro, assinei etc, o homem pagou o carro e enfim, (NÃO COMUNIQUEI AO DETRAN, pois como disse foi meu primeiro carro, não sabia como proceder).

Em 2011, recebi um IPVA para pagar, ainda constava no meu nome, então fui verificar e desde 2007 que vendi o veículo estava, e até ano passado 2012, essa loja fechou e passou para outros compradores que nem imagino que seja, na zona leste são as multas, visitei o site do DETRAN e fiz tudo o que informava, fui no cartório que vendi o carro, SOLICITEI CERTIDÃO que vendi o veículo, juntei tudo, fui ao DETRAN na Armênia em 2011 e bloqueei o veiculo no dia 31 de agosto de 2011, acontece que os IPVAS desde 2008 até 2011 não foram pagos e conclusão meu nome foi parar na DIVIDA ATIVA, tenho de pagar R$2.899,14, pois o veículo continua em meu nome. EU TEREI DE PAGAR ISSO ??? SÃO 3 VALORES DE MULTA SOBRE MULTA!

Esse valor para eu pagar é complicado divida ativa, tem algo que posso fazer para não pagar, em casa moramos eu e meus pais, não trabalham e tá difícil para mim, como não gosto de ter nome sujo, ficar devendo, etc, gostaria de uma AJUDA POR FAVOR!!

Muito obrigado, Abraços, Paulo

Respostas

    M

    Mmarette Quinta, 29 de agosto de 2013, 12h05min

    Pode dizer que fez tudo de boa fé, você não estava sob posso direta do bem, se foi transferido o veículo já nem possuidor indireto você é, tornando o adquirente o proprietário do veículo, não vejo o por que de você pagar as dívidas, ajuíze uma ação para que se declare que no momento do fato gerador das dívidas não havia mais nenhuma relação de propriedade, não esqueça de exigir os danos morais pelo nome indevidamente inscrito na divida ativa.

    F

    francisco de Assis Temperini Sexta, 30 de agosto de 2013, 13h54min

    Paulo Santoro

    Na realidade voce vendeu seu carro em uma " BOCA DE PORCO "

    A falta de comunicação do DETRAN realmente foi um erro.

    A Fazenda Estadual poderá propor uma ação de execução fiscal com penhora de bens, se existir; siga os caminhos da Mmarette e boa sorte.

    Em relação a loja que vendeu seu carro, se no local existe outra loja do mesmo ramo, tributariamente a atual herdou os ativos e passivos da loja anterior e se voce for na junta comercial poderá obter o nome dos proprietários anteriores, e ou o contador da firma; no posto da secretaria da Fazenda também.

    F

    Fátima Perestrelo Terça, 03 de setembro de 2013, 3h46min

    Sua responsabilidade se estende até a data da comunicação oficial ao Detran ou a Fazenda Pública.

    Vc. terá de pagar, mas a partir daí caberá ação de regresso contra o comprador.

    Consulte um advogado de sua confiança.

    P

    Paulo.Santoro Terça, 14 de janeiro de 2014, 11h54min

    Olá MMarete, Francisco e Fátima,
    Obrigado mesmo pela resposta...não sei como agradecer...
    mas enfim....fiquei com medo, peguei dinheiro emprestado e paguei as 3 gares em novembro....no valor real de mais de R$3.000,00...pois fiquei apavorado, meu nome tava no jornal...com um monte de outras pessoas devedoras...como nunca tive um cheque devolvido, enfim...SOU HONESTO e correto, paguei....pois logo eu e minha namorada estamos querendo comprar uma casa...e com o nome assim irei me dar mal....
    Como falei acima, bloqueei meu veiculo há anos...paguei a divida ativa...e agora recebi uma relação com todas as multas que esse FDP recebeu...R$1.021,00 de 12 multas de farol vermelho e velocidade...

    Queria receber o que paguei de volta? acho que não consigo né?

    E também queria não receber mais nada desse carro...multas...etc....

    Não sabemos nem o endereço do lugar...pois o comprador dessa boca de porco....foi até a empresa que eu trabalhava para comprar....

    Abraços a todos...me desculpe a burrice...e um bom ano a todos.

    Paulo