S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sexta, 13 de setembro de 2013, 16h25min

    "ação de cobrança indevida"

    ao meu ver, quer dizer que a ação de cobrança era indevida....

    T

    Thiago Ferrari Turra Sexta, 13 de setembro de 2013, 16h29min

    ação para declarar a cobrança indevida talvez fossa a intenção aí é a mesma coisa de ação declaratória de inexigibilidade de débito(s). só questão de nomenclatura.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sexta, 13 de setembro de 2013, 17h35min

    "para declarar" mude muita coisa :D

    M

    Matheus PA Terça, 24 de setembro de 2013, 21h15min

    existe a ação declaratória de inexistência de relação jurídica prevista no art. 4, inciso I do CPC. Creio que a ação de inexigibilidade de débito, seja uma espécie da ação declaratória citada, ou seja, especificamente nesta estar-se-á pedindo a declaração de inexistência de relação jurídica que tornar um débito exigível; ex: uma pessoa sendo cobrada por um empréstimo não realizado em um banco. Todavia, a ação de cobrança indevida é a mesma coisa quase, uma vez que se é indevida é porque não existe relação que a ensejou; no exemplo dado, a cobrança é indevida porque a pessoa não contraiu o empréstimo.

    A

    Andrey Venâncio Quinta, 26 de setembro de 2013, 14h40min

    a situação é a seguinte Drs., tenho um cliente que contratou um pacote de serviços de telefonia fixa com valor pré fixado, ocorre que desde que o serviço foi contratado, o valor cobrado nunca veio correto eis que agora tenho duvida de qual ação propor.

    L

    Liam Quinta, 26 de setembro de 2013, 14h47min

    Boa Tarde,

    Ta ok,

    Esse seu cliente que recebeu cobrança de valores diversos ao pacote contratado, pagou os valores?

    Se pagou, a ação é de rescisão de contrato com pedido de devolução de valores pagos a maior.

    Agora se ele recebeu as cobranças, reclamou junto a empresa de telefonia, essa não fez nada para corrigir, e seu cliente deixou de pagar tendo seu nome inserido nos órgãos de proteção ao crédito, então, caberia Ação de rescisão de contrato com pedido de inexigibilidade dos débitos e tutela antecipada para exclusão do restritivo.