Presados Senhores, Fui vítima de humilhação e constrangimento ao fazer a vistoria anual do meu Fusca 1500 ano 1971 na presença de meu pai um senhor de 85 anos: Tudo se deu início no ano de 2008 no posto de vistoria do Detran-RJ no CEASA; quando o vistoriador alegou que a numeração do motor não se referia ao ano e modelo e que se tratava de um motor de combi, mediantes aos fatos foi solicitado um perícia complementar para comprovar a perícia inicial. Paguei mais um DUDA, fui encaminhado a mais um órgão para a segunda vistoria, e mais uma vez fui humilhado pelos peritos alegando que as letras iniciais da numeração se referia a outro modelo e solicitou uma remarcação do motor. Mediante a toda a essa humilhação e constrangimento, resolvi pesquisar junto a Volkswagen sobre o ano e modelo do fusca de minha propriedade, pois havia comprado o mesmo de um senhor que havia comprado zero ok pelo consórcio e também por estar com o veículo a mais de 13 anos sem ter feito nenhuma modificação. Para minha surpresa, descobri junto a Volkswagen que as letras inicias que consta na numeração do motor em questão equipava os modelos combi e fuscão ano 1971 e não havia nada de errado com as letras iniciais. Mediante dessas informações, resolvi procurar a corregedoria do Detran e explicar o ocorrido; para a minha surpresa, mas uma vez fui humilhado na presença do meu pai, pois segundo o atendente na corregedoria, o que valia era o aval do perito. Sai da corregedoria meio triste, mais confiante de uma vitória pois não aceitava a remarcação do motor. Se passaram uns dias, recebi um telefonema de um funcionário do Detran, comunicando-me que havia um engano na vistoria do meu veículo, e que as letras e a numeração do motor estavam certas e eu deveria comparecer ao posto de origem para pegar a documentação legalizada sem ter que enfrentar filhas e me desculpando pelo ocorrido. Mediante desses fatos, fui ao posto sem ter nenhum trabalho e sem enfrentar filhas peguei a documentação e abracei o meu pai e vibrei. Mas não satisfeito, resolvi procurar um advogado e entrar com um processo por danos morais e constrangimento. Processo 0136397.83.2008.8.19.0001. Gostaria de saber oque significa processo em juntada de mandados? Desde já fico muito grato.

Respostas

    T

    Thiago Ferrari Turra Terça, 17 de setembro de 2013, 14h56min

    Colega, mandado deve ser um mandado de citação. O processo esta começando agora. Se os fatos não são anteriores a 5 anos do início do seu processo ainda não prescreveu o direito a indenização aí nesse caso tem forte chance de ganhar a ação. Se já passou os 5 anos com certeza decretarão a prescrição.

    Boa sorte, me solidarizo a sua causa.

    Att.

    A

    Aloisio Alves Terça, 17 de setembro de 2013, 17h23min

    Caro amigo Thiago,
    Fico muito grato pelos esclarecimentos.
    Um forte abraço

    Maitê Rodrigues

    Maitê Rodrigues Segunda, 15 de dezembro de 2014, 9h26min

    bom dia
    quero saber se meu caso há chances de ganhar, caso eu abra uma ação contra o Detran, estou me sentindo lesada.
    Na quinta feira que se passou 11/12/2014, minha moto foi apreendida por conta de um lacre que a tampa com a numeração havia caido, nao sei como.
    meu veiculo estava todo em dia, nada devendo, nenhuma multa, entao no dia seguinte sexta 12/12/2014, fui ao deposito para retirar o veiculo, com o duda ja pago de lacre de segurança, entao liguei para o detran para agendar a vistoria e a informação q me passaram é que terei q pagar outro DUDA de 2º via de documento, sendo que ja estamos em dezembro e em janeiro terei que pagar as taxas anuais e ir no detran de novo pra imprimir outro documento um absurdo, pois somos trabalhadores e minha moto esta em dia o lacre se rompeu sozinho e agora terei que pagar por uma coisa que nem vimos se eu retirar o dinheiro do DUDA q é 107,00 como vou completa o do IPVA por favor me oriente senhores.
    muito obrigada desde já!

    D

    Desconhecido Quarta, 17 de dezembro de 2014, 9h19min

    vamos lá: é obrigação do proprietário manter as placas e sinais identificadores bem como o lacre inviolável, portanto, se para proceder a nova lacração é exigido nova emissão do DUDA, não há nda que se possa fazer.