Sou contra acabar com o exame da OAB, pois é uma forma de se avaliar o aluno sobre os conhecimento que ele realmente apreendeu na faculdade, para não se tornar um profissional sem bagagem de conteúdo jurídico para se tornar um profissional competente e responsável. Deveria sim acabar com a exigência de se ter que fazer nova inscrição se um aluno aprovado na 1ª fase do exame, for reprovado na 2ª fase, onde neste caso, faria somente a 2ª fase do novo exame da OAB, e não perderia assim a aprovação na 1ª fase do exame anterior. Acho que este tipo de exame deveria valer para vários cursos superiores e não só para os de Direito.

Respostas

    S

    salvadoramorim.adv. Sexta, 20 de setembro de 2013, 9h27min

    se acabar com o exame de ordem a advocacia vai virar uma bagunça todos os incompetentes deste pais com um diploma de direito conseguidos em cursos de fundo de quintal irão advogar, SOCORRO!

    R

    R.Dias Sexta, 20 de setembro de 2013, 9h31min

    creio que os cursos de fundo de quintal são de responsabilidade do MEC e não da OAB. Quer dizer, quem deveria fiscalizar é o MEC não a OAB. E isso não quer dizer que sou contra ao Exame.

    D

    DIREITO MB Sábado, 21 de setembro de 2013, 21h54min

    Penso ser totalmente inaceitável a possibilidade de acabar com o exame de ordem dos advogados do brasil pois permite selecionar bacharéis que possuem o mínimo de condições necessárias para defender os direitos individuais dos cidadãos garantidos pela constituição. Não obstante, seria interessante, rever o valor a ser pago, o qual, encontra-se desproporcional com a realidade do Brasil, no sentido de ainda convivermos com uma enorme desigualdade social.

    T

    Thiago Ferrari Turra Sábado, 21 de setembro de 2013, 22h20min

    Infelizmente o filtro que é o Exame da OAB está furado: não está filtrando nada, quanto profissional ruim =(

    ?

    assuntos polêmicos Segunda, 23 de setembro de 2013, 19h38min

    Se um profissional é bom ou ruim não é Faculdade ou Diploma que o constrói, mas sim aptidão, dom para desenvolver aquele tipo de trabalho. Muitos profissionais são tidos como ruins porque não estão fazendo aquilo que é nato da vocação deles, portanto não exercem profissões com amor, dedicação e entusiasmo. Quando a pessoa gosta mesmo de uma profissão, independentemente até de ter ou não diploma, e de onde estudou, ela se tornará ótima profissional, e isto vale para todas as profissões existentes e não só para a de Advogado.

    M

    maxocabra Suspenso Segunda, 07 de outubro de 2013, 17h49min

    Não sou advogado e nem adevogado, mas na minha familia tem muitos kkkkk. O Thiago é pessimista e fala demais. Há um bom tempo que "escuto" a importãncia do exame da ordem, ele filtra sim e muito, entretando, se mesmo com o exame, como diz o Thiago, tem muito adevogados, leia-se profissional ruim, imaginem sem ele, em outras palavras: ruim com ele pior sem ele.

    O mais interessante é que os doutos aqui estão muito desinformados, o exame de ordem sofreu uma modificação, quem passar na 1º fase mas não na 2º, no outro exame não precisará fazer novamente a 1ª fase vai direto para a 2ª fase, até conseguir sua carteirinha.

    E por falar em carteirinha tem um Estado da Nação, corto o pescoço mas não digo qual é, que vende o resultado da 1ª fase e diz qual peça será pedida ao pretendente confeccionar, ou seja, vende a OAB, alguém duvida?

    V

    Victor Araújo Segunda, 07 de outubro de 2013, 18h12min

    Duvido muito, Maxocabra.

    A

    anomina Segunda, 07 de outubro de 2013, 18h32min

    Pelo contrario tds as profissões deveriam aderir e fazer exames nos formandos engenharia , contabilidade , professores e principalmente MEDICINA.

    H

    Hedon Segunda, 07 de outubro de 2013, 18h48min

    Queria entender a legalidade desse exame da OAB...

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 07 de outubro de 2013, 19h01min

    Hedon, esta no estauto de OAB!

    Quer saber como seria a advogacia sem o exame? Leia o inferno da Dante.

    H

    Hedon Segunda, 07 de outubro de 2013, 19h17min

    Mas quem deu esse poder a OAB?...
    Não estou a discutir se é bom ou não que se tenha o exame, mas queria entender a questão legal, pois não vejo lógica em a OAB poder impedir uma pessoa que estudou em universidade credenciada pelo MEC e concluiu o curso a exercer a profissão...

    F

    Flavinha2014 Segunda, 07 de outubro de 2013, 19h28min

    Hedon

    Eu vejo uma grande necessidade,pois o fato de se estudar e fazer 5 anos uma faculdade,não quer dizer que você esteja apto para exerce-la.Hoje em dia todo mundo faz faculdade de Direito.Já pensou se todos esses bacharéis se tornassem profissionais,sem ao menos prestarem um concurso avaliativo para a aptidão de suas capacidades???
    Já pensou quantas pessoas seriam lesadas,como clientes de Baixareis de direito,que levaram o curso nas coxas e depois receberam o codinome de DOUTOREs,para ferrarem ainda mais com a vida dos cliente???Olha eu acho que a prova da OAB,deveria se tornar cada vez mais rígido para selecionar mesmo o profissional.Penso que deveria haver este exame seletivo para todas as profissões...Deus me livre se o exame da ordem vier a acabar um dia...Se isso acontecer vai ser um fracasso...

    H

    Hedon Segunda, 07 de outubro de 2013, 19h40min

    Anela, não estou a questionar se o exame é bom ou ruim; o que questiono é sua legalidade, eu chego a ficar estarrecido, pois não vejo legalidade nenhuma nisso. Em meu entendimento para haver legalidade de veria existir Lei específica e valer para todos os cursos.
    Queria que algum advogado (com base na lei) mostrasse-me a legalidade desse exame...

    E

    Eugene Segunda, 07 de outubro de 2013, 19h44min

    Qualquer um pode ser adigulgado e advogado, bastando para tanto responder questionários formulados e encarteirados e os decorebas com algumas redações de suas opiniões que até dão algum valor ao periciado, seja o sujeito para até mesmo entrar para a promotoria e/ou magistratura, mas o que é impossível ser averiguado e o tal do DOM pra Coisa pretendida, e isso não tem pedagogo versado que passa garantir a ninguém e nem em ninguém, e menos ainda se compra em anos a fio de faculdades, seja estatal ou privada(edited) o tal do Dom pra Coisa, daí alguns melecas vão exercer função para a qual jamais nasceram.

    M

    maxocabra Suspenso Segunda, 07 de outubro de 2013, 19h47min

    Victor Araújo, não duvide!!! falo sério.

    T

    Thiago Ferrari Turra Segunda, 07 de outubro de 2013, 21h22min

    maxcobra antes de falar que eu falo muito, aprenda a interpretar. eu disse que o filtro está furado, não que sou contra o exame da oab...porque se você interpreta errado o que eu digo me força a falar mais do que o necessário, e reiterar e esclarecer o que eu já disse...

    H

    Hedon Segunda, 07 de outubro de 2013, 23h42min

    Analisando essa discussão pode-se ver como as leis e a justiça são parciais e ineficientes... Coisas totalmente ilegais são defendidas como se legais fossem...

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 08 de outubro de 2013, 8h52min

    O que é ineficiente é a MEC. Brasil tem mais faculdades de direito do que o resto do mundo junto. Vi pessoalmente analfabetos funcionais se formar em direito. Pessoas diferente de mim, que tem a língua portuguesa como língua mãe, que alem de repetir em prova o que o professor falou, mal conseguem escrever uma frase coerente.

    Como disse o Thiago, o filtro esta furado e a OAB acabou de aumentar o buracco.

    H

    Hedon Terça, 08 de outubro de 2013, 9h29min

    Sven, que se crie então leis e mecanismos que exijam mais rigor no funcionamento de faculdades de direito; que se crie leis e mecanismos para melhorar a qualidade nas faculdades, o que não pode é a OAB fazer algo totalmente inconstitucional....
    Qual a base legal para tal exame? Respondam-me os advogados de plantão...

    M

    maxocabra Suspenso Terça, 08 de outubro de 2013, 14h01min

    Thiago vou me esforçar para aprender, mas antes tenho algo a lhe dizer:

    1) ler a mente ainda não sei e preciso realmente aprender;

    2) o filtro não está furado não meu amigo, você se faz de desconhecedor da verdadeira realidade ou do motivo real, em outras palavras o que você diz e que eu, segundo vc, deveria interpretar, reside no fato de que no Brasil temos centenas de cursos de Direito, faculdades, que são lixos, e a cada dia eclode uma porcaria de ensino particular com curso de Direito, resultando na "desova" de centenas e centenas que bacharéis inaptos à exercer a nobre profissão de vocês Advogados.

    Portanto o filtro não está furado eis que, agora interpreto, o filtro é o exame da ordem.

    Na minha fraca opinião a OAB cedeu mas não deveria, ao contrário pois que diante da realidade exposta a Ordem deveria é dificultar mais ainda, e vou além, parece que já foi dito, mas vou redizer:

    Muitos cursos teriam que passar pelo "filtro", exigir um exame deles, porque só de bacharéis em Direito?

    A medicina está caminhado para esse sentido mas o exame que a partir de 2013 será obrigatório aos formandos em medicina não estará vinculado à emissão do CRM, ou seja, mesmo que o recém formado for mal na prova o Conselho não poderá vetar a emissão do CRM...

    Por último não seja evasivo, homem de meias palavras, medroso, você tem rabo preso? deve na praça? qual é o seu problema, economia com palavras ou é daqueles que escondem a verdade ou delas tem medo?

    Tenho dito.