Ola,eu comprei um celular no site da olx. A pessoa sempre respondia meus e-mails,ate antes de eu pagar. Depois que fiz o pagamento em dinheiro(deposito bancario),o valor de R$ 145,00,a pessoa sumiu,não enviou o produto,não responde mais meus e-mails. Como eu ja compro pela net a um bom tempo e nunca tive problemas,confiei na pessoa,mas acho que desta vez,fui enganada. Então,eu gostaria de saber que providencias devo tomar para ter meu dinheiro de volta? Eu tenho somente o comprovante de deposito e uns e-mails que ele mandou antes do pagamento. Eu devo ir ao banco que fiz o deposito,para pedir extorno,ou faço um BO? Agradeço desde ja quem puder me ajudar. Obrigada.

Respostas

    L

    Liam Terça, 22 de outubro de 2013, 12h57min

    Esse depósito foi realizado em conta de pessoa jurídica ou física?

    Você pode procurar um Órgão de Defesa do Consumidor, tipo Procon e entrar com uma reclamação contra o site OLX, e solicitar também nessa queixa que eles apresentem os dados do cadastro do vendedor (pessoa física ou jurídica). A OLX tem responsabilidade pois, ela recebe comissão pela venda. O anuncio é gratuito, porém se a venda ocorre, a OLX ganha, da mesma forma que o Mercado Livre por exemplo. Eles vão alegar que não tem responsabilidade, mas não tem como fugir dessa solidariedade na Justiça.

    Se for pessoa Jurídica faça uma busca pelo CNPJ e tente localizar o endereço pra acionar a empresa.

    Ou Procure o Juizado Especial Cível (Pequenas Causas) da sua cidade ou advogado de sua confiança e entre com uma ação.

    V

    Val PF Quarta, 23 de outubro de 2013, 14h17min

    Ola Pete,eu ja contatei a OLX,mas me disseram q eles não se responsabilizam mesmo,q tenho q entrar em contato com o vendedor,mas não consigo,pq ele sumiu do mapa.
    O deposito foi feito em nome de pessoa fisica.

    V

    Val PF Terça, 29 de outubro de 2013, 10h54min

    Ontem enviei um e-mail p cara dizendo q ia fazer um BO.
    E pra minha surpresa,ele respondeu o seguinte:

    nao vou enviar nada
    faça BO o que quiser,não vai dar em nada mesmo
    pq é conta aberta com documentos falsos em nome de laranja
    não lhe respondo mais
    grato

    O q faço agora?

    D

    Dr. Wilson São Paulo/SP 319436/SP Terça, 29 de outubro de 2013, 11h34min

    Entre com uma ação contra a pessoa e o site Olx pedindo danos materiais e morais.

    Atenciosamente
    Dr. Wilson Vieira
    [email protected]

    V

    Val PF Terça, 29 de outubro de 2013, 13h21min

    Tenho medo q ele faça algo,pq dei meu endereço para a entrega do produto,e se ele vier me ameaçar?

    D

    Dr. Wilson São Paulo/SP 319436/SP Quarta, 30 de outubro de 2013, 8h22min

    Val você precisa escolher o que quer fazer.

    Wilson

    V

    Val PF Quarta, 30 de outubro de 2013, 12h30min

    Se eu for no Procon 1º,sera q la eles me auxiliam?

    D

    Dr. Wilson São Paulo/SP 319436/SP Quarta, 30 de outubro de 2013, 15h30min

    Procon não vai resolver.

    Wilsom

    R

    Rodrigo Silva de Assis Domingo, 02 de março de 2014, 9h18min

    Bom dia, ninguém ira atras de vc por causa de R$145,00 como o próprio vendedor lhe falou usou dados falsos para abrir o cadastro, voçe nunca ira encontrar quem te vendeu, porem a OLX e responsável solidariamente, entre com uma ação pelo juizado de pequenas causas, contra quem vendeu e a olx, se voce nao tomar nenhuma atitude outras pessoas continuarão caindo no mesmo tipo de golpe e estes vagabundos continuarão tendo lucro nas custas de pessoas honestas.

    M

    Monica A. Domingo, 02 de março de 2014, 9h33min

    Com respeito às opiniões contrárias, não sendo o caso de uma loja hospedada na OLX e com anúncio pago (em destaque), não vejo como responsabilizá-la. Este site, diferentemente do Mercado Livre, não cobra comissão ou porcentagens sobre a venda, apenas disponibiliza o espaço dos classificados para anúncios, embora alguns tenham maior destaque com o pagamento. Além disso, ela sequer veicula publicidade ou qualquer coisa semelhante, o que justificaria a aferição de renda pelas visitas no site. Pretender cobrar algo deles seria o mesmo que ter comprado algo de um classificado de qualquer jornal e se insurgir contra o veículo da imprensa. Até poderia cogitar-se obrigar o OLX a fornecer o IP do vendedor, através de uma ação, mas deixo as ressalvas: um custo de uma ação judicial é bem maior que 145,00; não vejo a possibilidade de sucesso com relação a danos morais; o comprador pode ter contatado uma pessoa física que não era comerciante, e não se cercou dos cuidados mínimos para uma transação via internet, tendo uma boa parcela ou a maior parte da culpa..

    R

    Rosdig Suspenso Domingo, 02 de março de 2014, 13h31min

    Não vai rolar.

    C

    Cleber Paiva Segunda, 22 de setembro de 2014, 17h54min

    Procure a Delegacia de Crimes Cybernéticos ou procure a PC.
    http://www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao/delegacias

    Vai ter que comprovar toda transação, ter o comprovante de pagamento.

    Tá complicado confiar!
    Tomara que aconteça alguma coisa com este bandido!

  • -1
    A

    Alex Roberto Teles da Silva Quinta, 27 de novembro de 2014, 13h45min

    Boa Tarde também cair nessa comprei um cel 250 depositei o dinheiro tudo certinho ele falo que o cel ia chegar em 2 dias ate hoje nada mais a conta que ele mim del foi da namorada dele tenho comprovante de deposito.

    Jaqueline Borges

    Jaqueline Borges Domingo, 21 de dezembro de 2014, 22h47min

    Concordo plenamente com a opinião da nossa colega Mônica A.

    Pessoal, por favor tenham mais juízo. Infelizmente hoje em dia não da mais pra confiar, pois tem muitas pessoas desonestas.

    Olx diferente do mercado livre, não recebe comissão.

    O mercado livre é "mais confiável" pelo fato da pessoa ter uma conta, a cada venda ela tem que pagar a comissão do site, tem as avaliações etc...

    Se forem fazer negocio na OLX, façam pessoalmente e de preferência em lugares públicos.

    Não façam depósitos sem ver o produto e testar.

    E principalmente quando o preço é muito atrativo, desconfie.

    Até um celular ching ling é mais caro que esse amigo!!!

    D

    Desconhecido Segunda, 29 de dezembro de 2014, 9h45min

    Bom dia . Não importa o valor . Se vc tem fe , pega o nome ou até telefone pois foi a pessoa que te enganou, coloca os nomes num pano de chão , coloca um bife e enrola com bife os nomes enrola o pano de chão , faz um buraco na terra enterra os nomes deles , uma vela , fura o dedo e pinga sangue em cima do buraco que enterrou o bife , e fala assim como essa carne vai apodrecer que apodreça o corpo e a alma dessas pessoas , espera querendo a notícia , e fale que vc ta pagando com teu sangue pra isso e seu sofrimento diga que a pessoa e uma oferenda pra terra comer beber e apodrecer a alma dessa pessoa . Vou fazer isso com um pilantra Tb . Bj e sorte .

  • -2
    R

    Ricardo Lucas Quinta, 05 de março de 2015, 9h36min

    Bom dia! Chamo-me Ricardo Lucas.
    Tenho uma situação chata pra se resolver. Comprei um aparelho gravador de DVD LG RC7000B no valor de R$400,00 feito em depósito bancário. A compra foi feito pelo site OLX isso a mais de 1 mês quase 2. O usuário ao qual comprei não envia o aparelho e sempre dava desculpas que morreram parantes seguidamente e tal, depois que tem outros problemas e por fim não atende de mais ao telefone celular e nem responde mais emails. Ou seja com certeza não terei produto e nem dinheiro de volta. Como posso resolver isso uma vez que ele mora em São Paulo e eu em Contagem? O OLX se nega a passar os dados do vendedor pois somente pode fazer isso através de mandato judicial. Esses pilantras agem muito fácil usando esses sites sem garantias aos compradores e o site ainda se nega a dar mais detalhes sobre o vendedor. Creio que por isso posso processar ambos. Por favor me deem as dicas pra eu concluir isso. Grato.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 05 de março de 2015, 12h50min

    O OLX é só um mural para as vendas, ele realmente não pode ceder dados só porque alguém ALEGA ter sido prejudicado num negócio. Vc terá de entrar na justiça assim a OLX saberá que o pleito é verdadeiro e obedecendo a ordem do juiz entregará os dados do anunciante.

    Vc deve ter mais cuidado com as ofertas que vê na internet, jornais e etc. Nunca se dá o dinheiro sem mesmo saber quem é a pessoa que o recebe.

    Reginaldo Coutinho

    Reginaldo Coutinho 358465/SP Sábado, 07 de março de 2015, 20h26min

    Prezados Senhores
    Aparentemente casos de fraudes. Procure um advogado de sua confiança.

    Att
    Reginaldo Coutinho
    Advogado
    email:[email protected]

  • -1
    M

    Monica Ferreira Quarta, 08 de abril de 2015, 22h49min

    Aconteceu a mesma coisa com minha filha ontem. Fez a negociação de um aparelho celular através da OLX e contatos foram feitos por facebook e email. Estranhei que os nomes do face e email eram diferentes, no entanto, alegaram ser sócias. Negociação feita, documentos pessoais trocados por face, o pagamento foi feito através de boleto emitido a favor de Brasil Pre Pago, boleto do banco BANK OF AMERICA MERRILL LYNCH. Comprovante enviado por face e previsão de entrega após as 16h00 de ontem. Por volta das 20h00 a vendedora bloqueou o contato por facebook e não responde ao email. Acessei o facebook pelo meu perfil e consigo visualizar o perfil da 171 e a mesma continua postando foto do aparelho e publicando novo anuncio na OLX. O valor envolvido é de R$ 300,00. Meu marido acha que não vale a pena se aborrecer pelo valor. Eu já acho que a OLX é sim solidária, pois é um site que apesar de facilitar a venda ou compra de um produto, se propõe a fazer essa ligação, o mínimo que deve fazer é fornecer dados para uma cobrança judicial. E a questão aqui não é só valor. Crimes como esse que entram para a lista do não importantes, crescem diariamente e seus golpistas seguem impunes.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 08 de abril de 2015, 23h00min

    Monica, se vc procurar a justiça esta pedirá ao OLX os dados do anunciantes, mas uma pessoa comum não pode exigir que eles forneçam dados pessoais dos anunciantes.