Estou concluindo a graduação em dezembro e colando grau em janeiro de 2014, já aprovada no exame de ordem. Mas, quando tudo corria bem, eis que surge a crise do " e agora o que faço, não tem mais estágio, não tem mais aquela bolsa, pouco, mas que tanto me ajudava" o que farei depois ... advogar como autônomo? mas como conseguirei cliente, se eu não posso divulgar os serviços advocatícios, quem puder fazer sugestões fico agradecida.

Respostas

    J

    Jurist Suspenso Quinta, 21 de novembro de 2013, 2h20min

    Colega,

    As boas ações, sem fazer parcerias, você pode esquecer. Não terá cliente nenhum. Pegará apenas as ações que ninguém quer, como pensão de alimentos (de pobres), e outras do tipo. Se continuar assim, com esse tipo de ação, em um ano desistirá de advogar para sempre.

    Uma maneira de você tentar se inserir no mercado, sem parcerias, sem ser empregada, é investir nas ações de massa. Revisionais e DPVAT, se residir no interior, também aposentadoria rural, cobrando um pequeno valor, como R$ 400,00 por ação, mais 5% do proveito econômico (revisionais)

    Como pegar? Faça panfletos e pague para distribuir. Não pode, e daí? O máximo é uma advertência, e na primeira vez é sem anotação, e isso se te pegarem, e quando pegarem. Não ligue para os pregadores morais, se aparecer algum aqui, com o discurso ridículo de sempre. Se existisse, realmente, tolerância zero, ninguém escaparia da prisão.

    No meio dessas ações de massa, surgirão coisas boas, com o tempo, e, também com o tempo, não precisará mais dos panfletos.

    Outra maneira é ser empregada. Apenas de ser contratada para ganhar pouca coisa, R$ 1.500,00 aproximadamente, dos meus amigos que iniciaram a carreira dessa forma, nenhum ganhava apenas isso. Sempre surgia algumas parcerias, e coisas do tipo, dentro do escritório mesmo.

    Como as pesquisas revelam, os brasileiros estão entre os mais otimistas do mundo, por isso não faltarão os animadores de torcida, aqueles que dizem: pode abrir que será gol, eu abri e pouco tempo já tinha mil ações.

    Entretanto, a chance dessas histórias serem pura mentira, sonho ou fantasia é grande (gigante).

    Se não tiver experiência direta, por não conhecer ninguém que abriu uma portinha, e pouco tempo depois já tinha fechado (eu conheço pelo menos uns 200 casos assim), basta procurar e ler alguma pesquisa.

    A

    Anderson M.S. Quinta, 21 de novembro de 2013, 7h33min

    A questão é sempre ter contatos. Converse com amigos, familiares, ex colegas de estágio e faculdade...faça a social, é daí que surgem muitas oportunidades.

    Você pode se cadastrar em vários sites como correspondente. Parceria é outra opção. O negócio é equilibrar as despesas com os ganhos. Ações trabalhistas, alimentos, etc 'geralmente' são mais rápidas, no geral; mas não rendem tanto; revisionais, previdenciárias e outras demoram mais, e rendem mais. Procure sempre ter coisas para curto, médio e longo prazo.

    Concurso é uma boa, e as carreiras públicas disputadas, então o quanto antes começar a se dedicar é a vantagem.

    Para o início ou enquanto estuda, faça inscrição na defensoria pública, não é muito mais já é alguma coisa. Veja também cursos de prática em algumas áreas como trabalhista, previdenciário ou do consumidor e comece a pensar em uma pós.

    A

    Amaro Dewes Quinta, 21 de novembro de 2013, 9h21min

    Olá ! Torcendo por voce e seu sucesso profissional. Investir em propaganda é um grande trunfo MAS, como já dito, principalmente a propaganda por contatos diretos (conhecidos, familiares, amigos). Boa Sorte.

    A

    Angela de Matos Bauru/SP 0000000/SP Quinta, 21 de novembro de 2013, 10h47min

    Maria seus primeiros clientes serão seus parentes e amigos, sempre tem alguém que precisa de uma ajuda jurídica, comece recebendo eles em casa mesmo ou vá até eles, como são conhecidos não terá problemas, com certeza para esses receberá bem abaixo do que realmente receberia se tivesse experiência e clientes que te procuram pela primeira vez sem serem conhecidos, mas pode ter certeza que se fizer um bom serviço, um indicará para o outro e quando menos esperar estará com uma clientela suficiente para abrir seu próprio escritório, aproveite também para fazer inscrição na Defensoria Publica, demora um pouquinho para receber, mas vai te dando experiência, a DPESP está com inscrição aberta, foi assim que comecei, a luta é grande, cada dia se vence uma batalha, mas no fim tudo se ajeita, boa sorte nessa sua trajetória, tenha muita calma e perseverança.

    ?

    Maria Santiago Sexta, 22 de novembro de 2013, 15h55min

    muitíssimo agradecida, uma amiga acabou de me ligar e agente vai abri tentar uma parceria... estou bem motivada...