Caros colegas, ajuizei uma ação de reintegração de posse c/c antecipação de tutela, onde, após audiência de justificação e diante de todos os documentos apresentados,o juiz concedeu a liminar favorável a meu cliente na reintegração de posse do imóvel invadido. Ocorre, que no caso em tela, trata-se de 5 terrenos onde o invasor/requerido montou um ferro velho clandestino. Acontece, que após o juiz conceder a liminar de reintegração o oficial de justiça encarregado foi até o local e intimou o requerido da decisão, concedendo a ele, ainda, o prazo de 05 dias para que o mesmo desocupasse o imóvel espontaneamente. Todavia, após constatação, o meu cliente verificou que o invasor, mesmo após intimação da liminar de reintegração não desocupou o imóvel, tendo sido confirmado pelo juiz. Na petição inicial, pedi que em caso de descumprimento da ordem da liminar, fosse aplicada multa diária de R$ 200,00 dia pelo descumprimento. Gostaria de saber como proceder, pois o oficial de justiça entregou o mandado sem cumprimento da liminar e se eu poderia me manifestar e pedir a incidência da multa, e como se processaria tal execução no caso dessa multa.

Respostas

    N

    Nestor Pereira Sexta, 13 de janeiro de 2006, 8h57min

    Dra.Priscia,

    1. Na minha opinião, por ora, vc não deve se preocupar com a multa imposta pelo Juízo e sim com a desocupação do imóvel pelo réu, eis que, intimado para que "desocupasse o imóvel espontaneamente", não o fez;
    2. Não tendo desocupado no prazo que lhe foi concedido, automaticamente o réu incidiu na multa diária pelo tempo que permanecer no imóvel após a determinação judicial, sendo-lhe cobrado o valor que resultar em execução de sentença;
    3. Penso que vc deve requerer ao Juízo o emprego de força policial para obrigar o réu a desocupar o imóvel em cumprimento à determinação judicial.
    Boa sorte!

    P

    Priscila Rebecki Sexta, 13 de janeiro de 2006, 13h51min

    Dr. Nelson, gostaria de agradecer em primeiro lugar, pelas orientações.
    Ocorre, que segundo o oficial de justiça, para fazer o "despejo" do invasor, meu cliente teria que arrumar um caminhão e ter um local para armazenar os pertences do fero velho do invasor/requerido. No entanto, meu cliente não tem condições e nem local para ficar depositário desses bens.
    E também não acho justo que esse encargo sobrecaia em cima do meu cliente, pois, que na audiência de justificação tentamos todos os tipos de acordos possíveis e imagináveis, juntamente com o juiz, e tudo restou infrutífero.
    Agora o invasor/requerido contratou um advogado e o mesmo agravou de instrumento para tentar derrubar a liminar concedida.
    OBS; O INVASOR/REQUERIDO TEM OUTRO TERRENO para montar seu ferro velho.
    O que fazer?

    M

    Mario Carneiro Sexta, 13 de janeiro de 2006, 20h52min

    Dr.Priscila
    boa noite
    Desempenhei 35 anos na função de Oficial de Justiça. Hoje estou aposentado na função e atualmente estou advogando. O Oficial de Justiça não acha nada, ele tem que cumprir o que determina o Mandado Judicial, ou seja, reintegrar na posse o proprietário. Existem Oficias arrogantes e acham que sabem muito, na realidade não sabem nada. O Oficial é um longa manus do Juiz. A nobre colega tem que comunicar este fato ao Juiz e representá-lo junto a Corregedoria. Se a nobre colega comunicar este fato somente ao Juiz, nada acontecerá, por que há um forte corporativismo nesta Istituição, o qual a senhora desconhece, eu não. Esse oficial deve ter ingressado no Judiciário pela janela, por ser parente de Desembargadores, Juízes...
    Há 2 meses estive envolvido num caso semelhante, onde comuniquei o fato ao Magistrado e representei na Corregedoria. Solução, o Oficial foi afastado para que aprenda a trabalhar.
    Ocorre que a maioria dos colega, não querem se indispor, na esperança de mais na frente sem beneficado de alguma forma, esse é o grande mal dos colegas.
    Eu não tenho compromisso com ninguém e exijo que os Oficiais cumpra o seu mister.
    Semanalmente me indisponho com Magistrado por retardar(prevaricando) os processo. Como eu conheço os caminhos das pedras, eles têm que me atenderem, do contrário, faço Representação e não estou nem aí para eles.
    Não se deixe levar por nada e exija o cumprimento do Mandado de Reintegração de posse, para ontem.
    boa sorte
    Mário

    N

    Nestor Pereira Segunda, 16 de janeiro de 2006, 13h58min

    Dra.Priscila,

    1. A meu ver, se o seu cliente não estiver amparado pela gratuidade da justiça, penso que, s.m.j., vc não logrará a reintegração de posse do imóvel;
    2. Peticione nos autos noticiando a desobediência do réu em desocupar o imóvel, e requeira os benefícios da gratuidade da justiça. Sustente que o autor não tem condições de contratar um caminhão, muito menos possui local para destinar os pertences do invasor, e deixe ao Juízo o encargo de solucionar o impasse.
    Boa sorte!

    C

    Cezazr Coelho Filho Terça, 17 de janeiro de 2006, 10h09min

    Prezada Colega,

    Tenho um caso semelhante aqui em recife, pedi ao juiz que concedeu a liminar a dasocupação força, com o apoio da polícia o que de imediato foi concedido.

    Quanto a Multa, pedio ainda ao juiz quie fossem retidos no imóvel tantos bens quantos satisfizessem a multa arbitrada o que também foi concedido, desta forma ante ao desrespeito a ordedm exarada tenho certeza que o juiz de sua comarca entenderá da mesma forma.

    A disposicão

    Cezar Filho

    P

    Paulo Cintra Sábado, 28 de janeiro de 2006, 17h53min

    Prezado Colega Dr. Mario Carneiro. Li sua resposta a não menos prezada Colega Dra Priscila e, entrei no circuito para parabeniza-lo pela orientação/resposta e tb por sua opinião.
    Permita-me assinar em baixo de tudo quanto voce disse em seu texto. Estou com voce e não abro .....rrsrsrs

    Paulo Cintra / Itajubá/MG

    Trafos Transformadores Eletricos

    Trafos Transformadores Eletricos Segunda, 12 de janeiro de 2015, 22h55min

    Prezado Colega Dr. Mario Carneiro. Li sua resposta

    Acho que o nobre amigo estar equivocado.

    Ser humano nao é lixo nao.

    Se fosse sua mãe que estivesse na posição do requerido Talvez voce pensava 10 vezes antes de 1 atitude.

    Assina: Cesar Campos

    S

    Samuel Almeida II Sexta, 16 de outubro de 2015, 19h43min

    Eu construir uma casa berando a linha de trem onde tem um tanto de casa uma comunidade mais o terreno onde foi feito a casa e da FERROVIA CENTRO ATLANTICA S/A Eles entrarão com um Processo Reintegração / Manutenção de Posse
    Mais o Processo correu sem eu ser notificado ae eles veio com o oficial de justiça a casa ja esta toda acabada entrei com meu advogado mais os endereço onde esta a casa esta errado tenho uma filha recém nascida oque devo fazer nao tenho para onde ir eles estao querendo lacra a casa nao tenho onde coloca meus pertence oque devo fazer

    Samuel Porto

    Samuel Porto Domingo, 07 de agosto de 2016, 9h56min

    Mario Carneiro...muito me estranha você ter trabalhado 35 anos como Oficial de Justiça e instruir uma pessoa da forma que instruiu sem ter conhecimento do fato. Primeiramente, um ato de reintegração de posse é um ato de alta complexidade e exige de muito zelo por parte do Oficial de Justiça. Sabemos que quando é expedido um mandado de reintegração, a parte autora quer a saída do requerido a todo custo. Contudo, conforme o próprio Oficial responsável pela diligência relatou e pela própria parte que aqui se posicionou, não houve a aceitação, por parte da autora, em querer assumir o ônus de depositária dos bens que estavam guarnecendo o imóvel e certamente, como você mesmo já deve conhecer pelos longos anos que trabalhou como Oficial, que, raramente, algum fórum estadual possui depósito judicial para colocar os bens. Como sabemos que o oficial não pode, mediante o mandado de reintegração, simplesmente "rebolar" os bens do requerido no meio da rua por maior que seja a resistência deste em cumprir a determinação judicial, o Oficial de Justiça tem que lavrar certidão informando ao Juízo acerca da recusa do requerido em retirar os bens e também a recusa da parte autora em ser nomeada depositária dos bens do requerido que guarnecem o imóvel e dispor do serviço de capatazia. A partir desta informação, cabe ao Juiz decidir a quem caberá tal incumbência e os ressarcimentos que a parte autora deverá ter caso seja ela nomeada para tal encargo pelo magistrado. Gostaria de saber sua opinião: Você simplesmente pegaria todos os bens e jogaria no meio da rua? Ou informaria a situação ao Magistrado como o Oficial fez?

    Giovana Cunha

    Giovana Cunha Segunda, 12 de junho de 2017, 13h30min

    SAMUEL PORTO , ficou claro em uma das respostas da Dra Priscila , que o requerido possui outro terreno aonde pode remontar seu ferro velho e que não o faz por simples desobediência judicial.

    Wagner Nascimento

    Wagner Nascimento Quarta, 23 de agosto de 2017, 19h40min

    Invasor tem que sair mesmo se não for por vontade própria tem q ter uso da força policial mesmo. Por Isso esse país não vai evoluir nunca,com essa lei q só favorece vagabundo q só quer se apropriar do q é dos outros e ainda descumprir a ordem de um juiz na maior naturalidade....

    Thiago Coradi

    Thiago Coradi Sexta, 19 de janeiro de 2018, 22h34min

    O nobre ex OJ Mário Carneiro, o senhor deveria saber que a capatazia é dever do autor e os bens do ocupante do imóvel não podem ser jogados na rua, em regra são levados para o local que a parte perdedora indicar, não existindo local ou não sendo possível que se leve ao local indicado, tais bens seguem para o depósito judicial e as despesas do depósito serão da parte perdedora. Estava esperando o nobre advogado alegar que o oficial de justiça ou os policiais que teriam a obrigação de carregar os bens da parte vencida