Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. Katiuscia Nogueira
    04/03/2006 21:09

    Eu gostaria que alguém de forma nítida e simples, me explicasse qual a diferença entre pedido mediato e pedido imediato, pois li em doutrinas, mas não captei.

    Agradeço desde logo!

  2. Carlos Abrão
    05/03/2006 13:02

    Prezada Katiuscia.

    Nas ações o autor pede (pedido imediato e mediato) e o réu impede(pedido imediato).

    Diz-se que o autor faz o pedido de forma completa: interesse de agir, processual (pedido imediato) e material, o direito (pedido mediato), enquanto que o réu (via de regra), através da contestação, realiza “pedido” imediato.

    Concluindo, pedido imediato seria o interesse de agir, propositura de uma demanda, enquanto que pedido mediato seria o próprio direito alegado.

    Carlos Abrão.

  3. William_1
    20/05/2009 18:55

    O colega de cima usou a retórica, ou seja, falou bonito, mas não falou nada.

    Pois bem.

    O pedido imediato indica a natureza da providência solicitada: declaração, condenação, constituição, mandamento, execução. Pedido mediato é o bem da vida pretendido (quantia em dinheiro, bem que se encontra em poder do réu, etc.).

    Segundo a preleção de Fredie Didier Jr., de maneira esclarecedora, ensina que pedido imediato seria a PROVIDÊNCIA JURISDICIONAL que se pretende: a condenação, a expedição de ordem, a constituição de uma nova situação jurídica, a tomada de providências executivas, a declaração etc. O pedido mediato é o BEM DA VIDA, o resultado prático, que o demandante espera conseguir com a tomada daquela providência.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS