Financiei Um carro faz 4 meses para uma pessoa, a mesma não podia fazer o financiamento pois seu nome estava negativado.Já que ela precisava tanto de um carro, eu quis ajudá-la e a pedido dela fiz o financiamento para ela pagar, porém disse para ela que só faria se ela não atrazasse as parcelas e que No, Mês do Licenciamento que será agora no mês de Maio de 2014 ela fizesse a transferência do financiamento para outra pessoa.Fizemos este acordo e então fiz o financiamento.Ela está pagando porém com atrasos. Eu não quero mais o meu nome nesse financiamento de maneira alguma. Por favor, me esclareçam, tirem as minhas dúvidas respondendo as seguintes perguntas: 1) Como devo proceder para fazer esta transferência de financiamento (a financeira é do bradesco acho que finasa) 2) Esta transferência se faz na revendedora, Cartório ou na Financeira? 3) Como devo proceder caso a financeira não queira fazer a transferência, faço esta pergunta por que me falaram que geralmente o banco não faz a tranferência de financiamento enquanto não se terminar de pagar o veículo. 4) Quais os meus direitos, caso a pessoa que estar pagando não queira fazer a transferência do financiamento, eu posso tirar o carro dela e devolver pra revenda onde foi comprado o carro? 5) Sei que tem que pagar um certo valor para fazer dita transferência, de quanto seria este valor e como faço pra pessoa que usa o carro que estar desfrutando do mesmo para que ela pague esse valor, pois ainda que o financiamento esteja no meu nome o carro não estar comigo e nem uso ele pra nada. Desde já agradeço pelos esclarecimentos que com certeza receberei por parte dos que entendem desse assunto.

Respostas

    P

    Paulo Damm Quarta, 09 de abril de 2014, 19h40min

    Por partes:

    1º) O acordo entre vcs é verbal ou existe algum documento escrito. Outras pessoas estão cientes do acordo;

    2º) vc já fez a proposta para que ele assuma o financiamento ?

    As indagações são pertinentes para que qualquer atitude que vc venha a tomar não lhe prejudique. A relação entre vc e a outra pessoa, não é de consumo. É um acordo de vontades, e. por tal razão, deve ser analisado sob a ótica da boa-fé. Hoje ponto primordial nas relações obrigacionais.

    Por enquanto, no aguardo das respostas, posso lhe garantir que tudo tem jeito.

    A

    Anny Mattos Quarta, 09 de abril de 2014, 22h29min

    O Acordo é verbal. Sim conversei com e pessoa pra que ela faça a transferência do financiamento pro nome dela ou de outra pessoa, Ela disse que faria, mas não estou acreditando que fará. Por isso preciso de esclarecimentos, e que minhas perguntas sejam respondidas. Obrigada.

    S

    SkyEverest Quarta, 09 de abril de 2014, 23h41min

    Arrume testemunhas de que o carro está com essa pessoa, avise-a que quer o carro de volta ou irá denunciar o roubo do carro, já que ela não cumpriu o acordo.

    E vc aprenda que nome não se empresta. Se a pessoa não cuidou do próprio nome dela e deixou que ficasse sujo, porque ela iria se importar com o nome dos outros???????????

    P

    Paulo Damm Quinta, 10 de abril de 2014, 10h33min

    Não considere o comentário de sobre "denunciar" roubo. Pois, na verdade, tal conduta resultaria em denunciação caluniosa.

    Pois bem. A primeira providência é, por escrito, NOTIFICAR o comodatário do veículo para que o entregue no prazo de 30 dias, sob pena de ajuizar a ação cabível. Nesse período ele pode transferir o veículo ou devolvê-lo, sem qualquer ônus pra vc. Caso isso não ocorra e se vc estiver na posse do veículo, o mesmo pode ser vendido para outra pessoa.

    Por fim, procure um advogado de sua confiança para orientar-lhe.

    A

    Anny Mattos Quinta, 10 de abril de 2014, 13h29min

    Muito obrigado sr. Paulo Damm. Eu jamais faria tal denuncia"roubo" por que na verdade não foi bem um roubo. Eu não tenho nenhum vinculo com esta pessoa, ela apenas frequentava a mesma comunidade que eu frequento, ai ela precisava de um carro pro trabalho, e eu fiquei com pena e dei-lhe um voto de confiança, mas me arrependo profundamente e não farei isso mas pra quem quer que seja. De qualquer forma esparei até maio para ver se ela providencia tal transferência do financiamento,(inclusive comunicarei por escrito),caso contrário se ela não fizer, eu agirei de forma legal.

    P

    Paulo Damm Quinta, 10 de abril de 2014, 18h36min

    Muito bem. Não se conserta um erro com outro.