No Inciso XII do Art 98 do Estatuto dos Militares, preve que o militar passar de 02(dois) anos em licença passará para a reserva remunrada ex-officio. Alguns militares falam que isso não ocorrerá pois a administração não permitirá que caracterize mais de dois anos pois mandarão se apresentar por término de licença quando completar os dois anos. Liguei para o orgao responsável e me disseram que isso é rotina, que acontece com frequencia e que inclusive haviam acabado com a ltip para militares que concorriam a cargos eletivos (por três meses)para na soma dos direitos passar de 2 anos e que isso já estava resolvido e que os militares não precisariam "armar" para ter esse direito. Para me garantir do direito liguei novamente e fizeram um mistério em cima da questão e falaram que dependia de interpretação. Enfim não tenho certeza deste direito garantido e gostaria de amparo jurídico para não ser injustiçado.

Respostas

    G

    Gilson Assunção Ajala Sábado, 12 de abril de 2014, 17h50min

    Prezado Jorge23, ao verificar os dispositivos previstos no Estatuto (Lei 6.880/80) entendo haver falta de algum dispositivo que defina as consequências para o militar estabilizado que, após transcorrido mais de dois anos de LTIP, seja transferido para a reserva remunerada, sendo este o motivo para que a Administração Militar tome alguma providências para não ocorrer o prazo da LTIP maior que dois anos.
    Isto porque não existe a possibilidade do militar estabilizado ser transferido para a reserva remunerada "ex-officio" antes de completar os 30 anos de serviço, recebendo o proporcional por tempo de serviço, a não ser por incapacidade física sem relação e causa com o serviço (Art. 108, VI).
    Porque senão fosse este o entendimento, todo praça com estabilidade (com mais de 10 anos de serviço), poderia requerer LTIP e, transcorrido mais de 2 anos, poderia ser transferido para a reserva "ex-officio", com os proventos proporcionais, e, isto como comentado não é possível.
    Acredito que seja este o motivo pelo qual a Administração Militar tome a iniciativa de determinar que o militar se apresentar antes de completar os dois anos de LTIP.
    Cabendo ao militar, se assim desejar requerer a demissão "a pedido", sem direito aos proventos proporcionais, detendo somente o direito de seu "tempo de serviço" para ser utilizado em algum regime de previdência.

    rocio macedo pinto

    rocio macedo pinto Segunda, 14 de abril de 2014, 12h16min

    Prezado Jorge,
    Peço fineza acessar:

    http://solatelie.com/cfap/pdf/transf_inatividade.pdf