OLÁ..PRECISAVA DE UMA AJUDA PARA O QUE ESTÁ ACONTECENDO..HÁ ALGUNS DIAS UMA OFICIAL DE JUSTIÇA ESTÁ VINDO EM MINHA CASA E ME CHAMANDO OU BATENDO PALMA, CHEGOU ATÉ A ABRIR A JANELA DA MINHA SALA ..E SÓ VAI QDO EU NÃO ESTOU..VIZINHOS ME COMUNICARAM..ELA JÁ FOI ATRÁS DE MIM NA CASA DO MEU IRMÃO E NO MEU SERVIÇO JÁ PERDI A CONTA QUE JÁ ME PASSARAM O RECADO..TANTO É QUE CHEGUEI A LIGAR NO FORUM PARA SABER O QUE QUERIAM COMIGO MAS NÃO OBTIVE INFORMAÇÕES E HOJE SAINDO PARA O ALMOÇO DO MEU SERVIÇO ESSA OFICIAL ESTAVA ME ESPERANDO NA PORTA E ME DISSERAM QUE ELA ESTAVA ALI HÁ MAIS OU MENOS MEIA HORA..ELA VEIO FALAR COMIGO E PERGUNTOU SOBRE O MEU MARIDO, DISSE QUE TINHA UMA INTIMAÇÃO PARA ELE..FALEI ENTÃO O PORQUE DELA ESTAR A MINHA PROCURA E NÃO DELE..PASSEI INFORMAÇÃO DO DIA QUE MEU MARIDO ESTAVA EM CASA, POIS ELE TRABALHA EM OUTRA CIDADE, MAS ELA NÃO QUIZ NEM SABER DISSE SE ELE NÃO ESTIVESSE EM CASA ATÉ AMANHÃ ELA IA DAR COMO OCULTAÇÃO....O ENGRAÇADO Q ELA NUNCA PROCUROU POR ELE E SIM POR MIM ME EXPONDO AO RIDICULO NO MEU SERVIÇO, POIS TODO MUNDO COMENTA..TRABALHO EM SETOR PÚBLICO..O QUE EU FAÇO.???

Respostas

    F

    francisco de Assis Temperini Terça, 15 de abril de 2014, 19h07min

    Tamiris Roberta:

    Considerando ser a intimação ao seu marido, deve a Oficial de justiça diligenciar com o intuito de a ele entregar o mandado.

    A princípio a ocultação ocorre no desdobramento da citação com hora certa ( quando o oficial de justiça após diligenciar por três vezes ao endereço do citando e ou intimando e não o encontra, e suspeitando o Oficial de Justiça de que o mesmo se oculta para ser citado, da por feita a citação e certifica o ocorrido para o juizo do feito).

    No seu caso especifico, a Oficial de Justiça não poderá faze-lo tendo em vista seu marido não estar de ocultando, mas sim trabalhando fora (em outra cidade)

    Opções: " Voce pode convencer a Oficial marcando dia e hora para a realização da diligência.

    Voce pode dirigir-se ao respectivo cartório e comunicar o fato ao Diretor, para orientar a Oficial para dar cumprimento ao mandado de acordo com as prerrogativas legais do Código de Processo Civil, sob pena de representá-la para o Juízo onde trabalha.

    T

    Tamiris Roberta Terça, 15 de abril de 2014, 19h19min

    Mas ela pode ir no meu trabalho??..Me esperar no portão, indo na casa de meus familiares e chamando pelo meu nome em casa...Tinha que chamar pelo nome do meu marido né..Ela nunca tentou ir em casa qdo estou....No meu serviço me procura em horario de almoco e a noite...Qdo não estou...

    T

    Tamiris Roberta Terça, 15 de abril de 2014, 19h21min

    E ela disse que amanhã ela volta de manhã para entregar a intimação..Disse a ela q só domingo ele está em casa...Ela disse então que ia dar como ocultação!!!

    N

    NBM Terça, 15 de abril de 2014, 19h45min

    Uau...nunca vi um oficial tão persistente...normalmente eles vão três vezes e na quarta fazem citação por hora certa...Ah... e se vc quer saber o que ela quer, que tal atendê-la? Ou va ao cartório no horário que vc está disponível....

    T

    Tamiris Roberta Terça, 15 de abril de 2014, 19h54min

    bota insistente nisso, pois acabo de mudar de casa, ela foi no meu endereço antigo até encontrar o novo..e o pior é que ela não procura meu marido e sim a mim..hje ela ficou meia hora na porta do meu serviço em esperando..até achei q era algo para mim, mas não era meu marido, então falei para ela ir atras dele e não de mim...

    T

    Tamiris Roberta Terça, 15 de abril de 2014, 19h55min

    e o pior é a vergonha no meu serviço trabalho de atendente em um hospital..

    D

    DINO GOMES Quarta, 16 de abril de 2014, 3h06min

    Olha Tamiris Roberta é atribuição do oficial de Justiça procurar o citando e onde encontrá-lo citá-lo. Quando um oficial de Justiça lhe procura não é humilhação, a menos que ele utilize palavras ofensivas. Nem sempre o oficial de Justiça vem intimar alguém e trás notícias ruins. Não é somente réus que são intimados. Portanto, o fato de ser chamado por oficial de Justiça, por si só, jamais poderá ser considerado humilhação. Vítimas, testemunhas, autores de ações e réus são intimados.

    Ao fazer três diligências para citar ou intimar alguém, e suspeitando que ocorre ocultação deliberada, o oficial de Justiça poderá designar hora certa para o dia seguinte. No dia seguinte, na hora designada, não encontrando o citando e não havendo justificativa plausível, o oficial de Justiça entregará a contrafé (mandado) para qualquer familiar ou morador, dando a citação por realizada. A suspeita de ocultação é ato que somente, e tão-somente, o oficial de Justiça avaliar.

    É importante esclarecer ainda que se for uma intimação, e seu esposo irá estar em casa no domingo e a intimação ocorrer por hora certa não haverá nenhum prejuízo, certamente a audiência é num momento posterior, se for antes passe o número do telefone de seu esposo para a oficial de Justiça.

    Se for uma citação, o prazo para contestação ocorrerá somente depois que o mandado for juntado ao processo (colocado dentro do processo). Além disso o pessoal do fórum deve enviar mais uma carta ou telegrama para a pessoa que foi intimada ou citada. Mas seu esposo não está se ocultando, recebendo a citação basta ir até o fórum ou fazer a contestação através de advogado.

    Aproveito para convidá-la a visitar o site dos oficiais de Justiça do Brasil.

    www.infojusbrasil.com.br

    D

    DINO GOMES Quarta, 16 de abril de 2014, 3h08min

    Veja que a carta ou telegrama somente é enviada após a citação ou intimação, quando está for realizada por hora certa.

    Visite o site: www.infojusbrasil.com.br

    S

    SkyEverest Quarta, 16 de abril de 2014, 3h27min

    Ser procurada por quem cumpre uma ordem da justiça não é absolutamente humilhação, mesmo que a procura lhe tenha desagradado. A oficial estava cumprindo seu dever.

    Lamento informar.

    P

    Paulo dos Reis 68490/MG Quarta, 16 de abril de 2014, 10h33min

    Não vejo nenhuma exposição ao ridículo, também

    C

    Cirus IV Quarta, 16 de abril de 2014, 10h49min

    vejo a indústria da indenização querendo mostrar a sua cara

    C

    CIBELE LUNETTA Quarta, 16 de abril de 2014, 18h04min

    Tamiris Roberta,

    A referida Oficial de Justiça está sendo INCONVENIENTE!!! Vá até o Cartório, informe a situação e veja o que pode ser feito para que ela não a incomode mais, já que a citação é para o seu marido.

    Saudações.

    T

    Tamiris Roberta Quarta, 16 de abril de 2014, 18h55min

    não entendi seu comentário Cirus IV...pois estou falando em respeito com o próximo..coisa q ela não teve, pois o intimado é meu marido e não eu...agora por que ir atrás de mim e não dele..dei o telefone dele e o lugar onde trabalha..

    T

    Tamiris Roberta Quarta, 16 de abril de 2014, 19h17min

    Cibele Lunetta hoje fui a até o Fórum q é comarca em outra cidade e procurei o cartório responsavel, e falei tudo o ocorrido com a situação que passei, eles ficaram a meu favor, pois viram que não tinha motivos para o oficial ir atrás de mim..e sim tinha que ir atrás do meu marido, e se não o encontrasse o advogado que mandou citar tinha que tentar localizar, pois a intimação ainda estava em endereço antigo..e como a oficial tbem falou q iria hoje até minha residencia, e se não achasse ele ia dar como ocultação...falaram q não havia motivo para ocultação e que ia passar para o oficial... deixei falado lá o dia que meu marido está em casa e o telefone...

    E

    Estudante.de.Direito Quarta, 16 de abril de 2014, 21h27min

    ... essa luneta é um feixe de luz !!!

    Vá ao fórum e leve o marido fujao.

    Oficial boazinha. Faça logo uma hora certa na mulher do bagrão.

    depois querem q a justiça funcione !!!

    C

    CIBELE LUNETTA Quinta, 17 de abril de 2014, 0h42min

    Estudante.de.Direito,

    Que tal receber a visita, insistentemente, de uma oficial de justiça que procura outra pessoa, cuja citação nada tem a ver com você???

    Quando isso acontecer, você nos conta se ela estará ou não sendo inconveniente, ok??

    A consulente tem o direito de buscar viver em paz, não??

    Saudações.

    S

    SkyEverest Quinta, 17 de abril de 2014, 0h48min

    Se a pessoa a que se busca é só um mero conhecido seu, Lunetta, o oficial pode ser inconveniente. Mas trata-se da mulher do procurado, pessoa que reside com ele sob o mesmo teto. Acho que ela buscava sim o procurado e pelas indicações seguiu a pista do novo endereço atraves da mulher do procurado.

    Não houve abuso, não houve humilhação. Todo esse blá blá blá no cartório foi só para a mulher esfriar e não criar caso tumultuando o ambiente de trabalho, tipo: "despacha logo essa reclamona, ai". Não vai dar em nada a tal reclamação.

    R

    Rodrigo Quinta, 17 de abril de 2014, 3h15min

    ... a citação/intimação por hora certa é realizada justamente nas pessoas de parentes (q acobertam o réu), porteiros, vizinhos, etc.

    Ademais, "todos têm o dever de COLABORAR com a justiça" (destaquei), consoante arts 339 e 600 do CPC. A recusa, sujeita o autor à multa.

    Causar embaraço às ordens judiciais tbém é crime (art 239 do CP).

    Assim, essa senhora está cruzando a linha da ilegalidade !!!

    É isso.

    N

    nevS Quinta, 17 de abril de 2014, 3h34min

    Talvez dá para fazer uma simpatia?? :D

    C

    Cirus IV Quinta, 17 de abril de 2014, 11h14min

    Sou um sujeito curioso, sempre vejo estes sinais de internautas:
    :-)
    :-(
    :-D
    :-P
    Sem saber o que significa fui pesquisar e me mandaram inclinar a cabeça para esquerda e voilá, surgem caras e bocas, muito bom.