B

    Bia Franco Terça, 29 de abril de 2014, 20h59min

    O próximo lote sai agora, dia 01 de Maio. Alguns requisitos devem ser preenchidos para o recebimento, por exemplo: a sua idade da data da citação do INSS (17/04/2012); se o seu benefício estava ativo nesta data e a época da concessão do seu benefício. Se antes de Abril de 2007, mesmo que vc. tenha recebido seu benefício antes desta data, o INSS só pagará as diferenças após este período, os anteriores prescreveram.
    Vc. recebeu a carta para saber se tem direito?

    A

    aumeida Quarta, 30 de abril de 2014, 10h22min

    Não é isso. Na pagina do inss meu beneficio consta, (aguardando o próximo lote), ele ainda não foi analisado.Obrigado pela resposta.O que vc respondeu e pelo que entendi é para quem já teve seu beneficio revisado. Fico no aguardo.

    B

    Bia Franco Quarta, 30 de abril de 2014, 11h41min

    O INSS manterá esta mensagem que vc. citou até o envio da respectiva carta, ou seja, até a aproximação da data do pagamento, por isso eu perguntei se vc. a havia recebido. O seu benefício ainda está ativo? Vc. tinha 60 ou mais em 17/04/2012? Se sim, vc. já deveria ter recebido, se não, é necessário verificar a sua idade na época, então teremos uma ideia do ano em que receberá.

    A

    aumeida Quarta, 30 de abril de 2014, 19h47min

    Obrigado Bia. 53 em 2012, sim, o beneficio esta ativo. estou aposentado por invalidez.

    B

    Bia Franco Quarta, 30 de abril de 2014, 21h01min

    O senhor está na segunda faixa para pagamento tanto do reajuste do benefício, quanto dos atrasados. O cronograma do INSS para a sua idade em 2012 e com benefício ativo está assim:
    01/05/2014 - 46 a 59 anos - até 6.000,00;
    01/05/2015 - 46 a 59 anos - de 6.000,01 até 19.000,00;
    01/05/2016- 46 a 59 - acima de 19.000,00.
    Como eu mencionei, serão pagos de 2007 em diante, apesar da concessão ter ocorrido antes.
    Os valores serão corrigidos até a data do efetivo pagamento, e o ato da revisão é contínuo a este, ou seja, provavelmente o INSS já tem o valor reajustado do seu benefício, mas só liberarão quando estiver próximo da data do pagamento, conf. o calendário acima.
    Mais um detalhe: um mês antes, ou seja, em Abril do ano que irão lhe reembolsar,já ocorrerá o reajuste do benefício, logo em seguida eles enviam a carta com o valor dos atrasados.
    Boa sorte.

    A

    aumeida Quinta, 01 de maio de 2014, 1h22min

    Obrigado pelo esclarecimento.

  • -1
    M

    Marcos Sousa Segunda, 19 de maio de 2014, 13h21min

    Boa tarde DRª, eu fui com meu marido na agência do inss e lá me informaram que ele tem direito ao reajuste nos dois benefícios, tanto no auxilio doença como no de aposentado, ele tinha na época 46 anos quando entrou em auxilio doença, minha dúvida é sobre a carta e os valores que ele tem direito, pois bem, ele não recebeu a carta e na agência nao informaram os valores mas afirmam que ele tem direito, a atendente me deu uma desculpa que nao engoli, mas fui embora com a resposta de que houve um erro no sistema e por isso não tinha a respostas que eu precisava, consta no site que estão em revisao os dois benefícios, será que houve um erro mesmo ou devo procurar a justiça? outra dúvida , caso venha receber os atrasados assim confirmado pela agência, ele também vai receber reajuste no salário? ele se aposentou em 2012.
    Muito obrigado pela atenção, Beth C.

    B

    Bia Franco Segunda, 19 de maio de 2014, 17h58min

    Beth,
    Qual era a idade do seu marido em 17/04/2012? Esta é a data que o INSS foi citado judicialmente para a Ação, então é a data que eles estão considerando como base.

    M

    Marcos Sousa Quinta, 22 de maio de 2014, 12h21min

    ele tinha 47 anos em 17/04/2012 e está aposentado por invalidez

    O

    Osbeer Diniz Segunda, 09 de junho de 2014, 11h07min

    Bom dia !

    Sou Aposentado por Invalidez , costa que tenho direito a revisão dos benefícios anteriores , o 1 quando entrei no Auxilio Doença.. esta previsto pagamento em Maio 2014, no 135 informa que o 1 aguardar a carta mas eles não informa valor.... outros 2 que estão em analise .
    desde o ano passado quando fui na agencia la me informaram o valor da 1 revisão fui na agencia novamente e atendente não soube me informar nada passou para o Supervisor que disse que o problema de pagamento e em Brasilia , como pode constar valor e data para pagamento e não recebo.
    Gostaria se possível
    uma orientação o que fazer.

    bom dia a todos.

    B

    Bia Franco Segunda, 09 de junho de 2014, 13h12min

    Preciso saber sua idade em 17/04/2012 e os anos da concessão do auxílio- doença e aposentadoria.

    O

    Osbeer Diniz Terça, 10 de junho de 2014, 10h04min

    Bom dia

    Idade 52 anos , inicio do aux doença janeiro de 2009
    inicio da Aposentadoria por invalides maio de 2012

    B

    Bia Franco Terça, 10 de junho de 2014, 16h18min

    Vou repetir a orientação que passei a outro consulente:
    Vc. também está na segunda faixa dos atrasados:
    01/05/2014 - 46 a 59 anos - até 6.000,00;
    01/05/2015 - 46 a 59 anos - de 6.000,01 até 19.000,00;
    01/05/2016- 46 a 59 - acima de 19.000,00.
    Para saber o valor dos atrasados, veja na Carta de Concessão do seu benefício se o INSS considerou 100% dos salários de contribuição. Se sim, houve erro, mas, se foi considerado apenas 80% dos salários, não há o que restituir.
    Se vc. achar que houve erro, é só somar os salários mês a mês para se chegar a um valor aproximado do montante a ser devolvido. Se estiver na faixa do cronograma acima, registre uma reclamação no site do INSS - link Ouvidoria.
    Se não obtiver resposta em 45 dias, imprima a reclamação, leve a Carta de Concessão a um Contador para que seja feito o cálculo do valor total atualizado e ajuíze uma Ação no Juizado Especial Federal.
    O registro na Ouvidoria é feito diretamente em Brasília. Se houver erro, eles determinam que a Agência responsável pelo seu benefício, efetue o pagamento.
    O Juizado atende casos até 60 salários-mínimos e não há necessidade de advogado, mas leve o máximo de documentos referente aos seus benefícios para que o Juiz possa verificar o seu direito

    O

    Osbeer Diniz Quinta, 26 de junho de 2014, 8h21min

    Bom dia !!

    fui ao INSS e o supervisor da Agencia me falou para aguarda ate o fim desse Mês , se não receber, pedir revisão do meu Beneficio na própria Agencia .

    Se possível gostaria de um Modelo de pedido de revisão .

    um Bom dia a todos

    D

    Diego Nascimento Sábado, 12 de julho de 2014, 17h58min

    Boa tarde. Meu pai fez a consulta no site da previdência e viu que tinha sido apuradas diferenças em um benefício dele e que era para ele aguardar em casa o próximo lote. Pois bem... ele esperou, e até hoje, desde o ano passado, nenhuma carta chegou na nossa residência. Já se foram dois lotes e nada de carta. Não sabemos nada. Nem o valor, muito menos quando ele irá receber.
    Sendo assim ele foi lá no INSS. Lá eles não conseguem nenhuma informação. Eles não falam nada. Assim acontece também no 135. Ele já mandou reclamação diretamente para Brasília, mas eles não respondem de jeito nenhum. O que fazer numa ocasião dessas?

    B

    Bia Franco Sábado, 12 de julho de 2014, 23h39min

    Veja acima o cronograma de pagamento de acordo com a idade do seu pai em 17/04/2012. Após verifique o possível valor a ser reembolsado e a data estabelecida,
    O valor aproximado, vc. pode verificar na Carta de Concessão do Benefício que o INSS enviou ao seu pai na época. O procedimento é simples. É só verificar a quantidade de salários que foram somados. Se foram todos (100%), há direito ao reembolso. Para um valor aproximado, desconsidere 20% dos menores salários e some, um a um, os 80% que sobraram. Após, divida pelo número de salários restantes. Diminua o valor encontrado do valor considerado pelo INSS e multiplique pelo número de meses, desde o primeiro pagamento até hoje (julho).
    Feito isso, poste aqui no fórum novamente, a data que vc. acha que deveria ter sido pago e eu tento lhe orientar. Não poste o valor nem o número do benefício. Se seu pai tinha 60 anos ou mais na data acima, já deveria ter recebido.

    Jose Carlos

    Jose Carlos Sexta, 16 de janeiro de 2015, 7h15min

    Recebi uma cartinha do INSS na qual faz referencia a um valor a que tenho direito pelo artigo 29, num valor que me permitirá receber em maio de 2015. Minha duvida é com relação ao fato de o INSS realmente pagar este beneficio, de acordo com a carta, e quando se dará efetivamente o pagamento. Outra pergunta: qual sistema será usado para calculo dos juros deste pagamento, pois na epoca era de pouco mais de 9 mil e agora??? Aguardo sua resposta. Abraços.

    Silvania Santos

    Silvania Santos Terça, 27 de janeiro de 2015, 15h31min

    recebo pensão do meu marido desde de 2002,recebe a carta com um valor para ser pago em 2015 quero saber se o valor sera pago todo ou parcelado .

    D

    Dagoberto Jose da Silva Terça, 27 de janeiro de 2015, 15h57min

    Recebi auxilio doença no período de 2006 a 2009 em 2012 tinha 35 anos de idade. Ao consultar o site da previdência recebo a informação para aguardar o próximo lote, como sei se tenho mesmo direito a revisão, já que não possuo mais a carta de concessão? Em caso de direito é possível entrar com ação para receber antes de 2022?

    Grato.

    D

    Desconhecido Segunda, 02 de fevereiro de 2015, 19h04min

    Recebi uma carta da Previdência Social, no dia 21 de janeiro de 2013, ao qual refere-se ao um processamento de revisão, pois houve uma diferença no valor, referente ao período de 2008 a 2009. O pagamento da diferença está previsto para 05/2020. Esta diferença está sob fundamentação do Decreto n° 3.265/99. Desta forma, gostaria de saber se eu poderia solicitar a antecipação do pagamento da diferença da revisão para este ano. Como devo proceder?