O governo deu esta gratificação, quem as fez tirar agora em fev/2014? quem foi o principal culpado? foi o STF e seus ministros que julgaram inconstituional e pediu pra o governo retirar? Tenho esta dúvida e gostaria de uma resposta responsável, técnica e consistente dos senhores especialistas em direito constitucional. Enfim, de quem foi a culpa pela retirada dela? Partiu de quem o processo para retirar? agradeço

Respostas

    S

    skuza Segunda, 12 de maio de 2014, 12h38min

    A questão ai é o seguinte, se questionava a possibilidade de pagar uma quantia maior do GDPGPE aos servidores ainda na atividade e menor aos servidores aposentados.

    E o que se entendeu é que enquanto não houvesse a avaliação dos servidores em atividade os valores pagos tanto para ativos como para inativos deveriam ser iguais. Inclusive a repercussão geral do tema foi reconhecida, inclusive já tendo sido julgado o RE 631.389 que tratava do tema.

    Isso por que da maneira como a legislação de regência estava posta ela se caracteriza como uma gratificação geral, e não pro labore (que só passaria a ser assim considerada após a regulamentação dos critérios objetivos de avaliação).

    ?

    Desconhecido Quarta, 25 de junho de 2014, 23h24min

    Essa gratificacao vai voltar aos contracheques?
    perdi 33% de vencimentos, ou seja, mais de 1 mil reais.

    S

    skuza Quinta, 26 de junho de 2014, 13h40min

    Pera ai, você não está recebendo essa gratificação? Ela foi cortada "do nada"?

    Porque a discussão que existe não é sobre a extinção da gratificação, mas sim sobre os percentuais diferenciados para ativos e inativos.

    ?

    Desconhecido Quinta, 30 de outubro de 2014, 10h57min

    exato foi excluida geral do contracheque

    Jose Elio Firmino Da Silva Silva

    Jose Elio Firmino Da Silva Silva Sexta, 05 de dezembro de 2014, 17h23min

    caro amigo marcos nao foi retirada do contracheq se retiraram estar errado porque o stf foi que jugou o pagamento procedente a todos aposentados e pensionistas

    ?

    Desconhecido Segunda, 12 de janeiro de 2015, 18h59min

    o contracheque é da minha mãe que tem 83 anos de idade. Meu pai era funcionário da Marinha e aposentado. Em 2007 ele faleceu e a gratificação GDPGPE minha mãe recebia de 2007 até janeiro de 2014 quando foi extinta do contracheque dela, ou seja, ela perdeu 33% de salário. Falei com um advogado e ele disse que isso realmente ocorreu, ou seja, o STJ julgou de forma que os pensionistas depois de 2003 não tem este direito de continuar recebendo esta gratificacão, algo assim.

    G

    Gabriel Segunda, 12 de janeiro de 2015, 19h51min

    A primeira coisa é você entrar com um pedido para manutenção do pagamento da verba, ai vai saber realmente o porque ela foi retirada.

    A partir disso pode começar a estudar ingressar em juízo.