Meu pai morreu em 1988 e no formal de partilha consta (entre outros bens) um terreno, que foi herdado por mim e meu irmão (50%) e (50%) pela segunda mulher dele (minha madrasta). Depois da morte do meu pai, minha madrasta viveu com outro homem, com quem teve duas filhas. Após a morte de minha madrasta, as duas filhas dela, CREIO EU, adquiriram o direito aos 50% do terreno que eram da mãe delas. Agora quero comprar a parte do meu irmão e a parte das filhas da falecida e registrar o terreno em meu nome. O que é preciso para isso? Qual o primeiro passo, no caso de as meninas (talvez apenas uma tenha mais de 18 anos) concordarem em vender? Agradeço desde já a resposta,

Respostas

    ?

    Bonsucesso Segunda, 23 de junho de 2014, 10h20min

    Aguardando resposta. Agradeço.

    1-sky-drive Suspenso Quinta, 26 de junho de 2014, 12h21min

    Abrir o inventário da madrasta e requerer a extinção do condomínio, os herdeiros não tem de concordar em vender, o bem tem de ser dividido entre os herdeiros e ninguém pode ser obrigado a usar o bem se não quiser, ao invés de vendê-lo.

    ?

    Bonsucesso Quinta, 24 de julho de 2014, 8h36min

    Ainda não sei o que fazer primeiro. Creio que deva pedir no cartório uma cópia do formal de partilha - ou o original?- e registrar este FORMAL DE PARTILHA para começar a pensar no registro do terreno. É isso? Alguém sabe o link para o site do cartório online que possa me mandar o formal de Partilha registrado? Se tiver que ir pessoalmente não há problema.
    Agradeço a quem possa me esclarecer o assunto.

    ?

    Bonsucesso Segunda, 28 de julho de 2014, 9h23min

    O que é "extinção do condomínio"?

    ?

    Bonsucesso Segunda, 11 de agosto de 2014, 9h04min

    Alguém sabe responder "em letra de forma"?

    I

    IDF Segunda, 11 de agosto de 2014, 16h58min

    Significa, no caso, que o imóvel não ficará pertencendo mais a você e seu irmão em comunhão com suas duas irmãs unilaterais.

    ?

    Bonsucesso Segunda, 18 de agosto de 2014, 23h16min

    OK. Contratei um advogado para tomar as providências. Muito agradecida pela boa vontade.