Olá tenho algumas dúvidas acerca de custas finais do processo.

Julgou extinta a ação judicial, e o juiz fez um acordo homologado para os executados pagarem (até aí tudo bem!), só que o juiz pediu para que os mesmos executados paguem as custas finais do processo.

Existe alguma jurisprudência que fala sobre isenção de custas finais quando se faz acordo em ação judicial ?

att.

Respostas

    L

    LuizOtavio Quinta, 26 de junho de 2014, 16h43min

    Via de regra, quando é feito acordo, as custas são pro rata (meio a meio). No próprio acordo também pode estipular quem vai pagar as custas.

    Durante o processo todo, tem pedido de justiça gratuita dos executados com declaração e prova da hipossuficiência? Se tiver, deveria ter sido deferido na sentença de homologação mesmo..

    ?

    Desconhecido Quinta, 26 de junho de 2014, 18h54min

    Luiz Otavio

    primeiramente obrigada por ter respondido a minha enquete.

    No caso, não tem justiça gratuita, no caso não são hipossuficiente. Como houve na sentença um acordo, na verdade essa ação é uma cobrança de título extrajudicial, houve acordo, o juiz homologou o acordo, mas gostaria de saber se há alguma jurisprudência para executados não PAGAR as custas finais, que no caso as custas dá um valor alto.

    grata pela gentileza de responder.

    att.

    L

    LuizOtavio Quinta, 26 de junho de 2014, 19h27min

    Infelizmente, pesquisei e não achei nenhuma. Acredito que o recolhimento das custas finais sejam obrigatórias, pois a isenção das custas finais ocorrem quando a parte requerer o benefício da justiça gratuita, sendo esta deferida pelo Juízo e nas ações de competência Juizado Especial Cível.

    Sei que as custas podem ser estipuladas no acordo (quem vai pagar, se um vai pagar a metade e o outro a outra metade), e sei também que as custas finais devem ser calculadas sob o valor do acordo e não sob o valor da causa!

    Vê se isso te ajuda: http://www.conjur.com.br/2012-abr-08/custas-processo-calculadas-base-valor-acordo

    Att.

    Ita Black

    Ita Black Quinta, 23 de outubro de 2014, 7h12min

    Ola tenho uma duvida sobre custas processuais, meu advogado cobrou R$ 500,00 de custais processuais e informou que o processo não teria andamento se não fosse pago, porem fui verificar o processo na internet e diz que não a custas processuais pois foi feito homologação de justiça gratuita, dessa forma eu não deveria ter pago as custas pro meu advogado? sendo que quando o contratamos pagamos 1,500 pelos honorários dele e nenhum momento ele informou que pediria a gratuidade.