Eu fiz um concurso para Agente Penitenciária de Pernambuco, PORTARIA SAD/SERES Nº 121, DE 29 /10/2009. Como o concurso foi regionalizado, para região em que fiz a prova, fique na colocação 904º onde onde fora chamado até o 459º. Porem fiquei muito tempo na esperança de ser chamado. Contudo, muito tempo se passou e fui deixando de lado esse concurso e dando prioridade a outros. Porem, agora no mês de junho/2014, aos "45 do segundo tempo", o Governo de Pernambuco resolveu chamar mais candidados da reservas, onde chegou na minha posição. Só que esta acontecendo as demais etapas tudo muito corrido e com prazos justíssimos. Pois fui convocado dia 17/JUN/14, para entregar os exames e passar pela avaliação médica dia 14/JUL e o TAF dia 20/JUL e 27/JUL avaliação Psicológica.

  • 1ª Pergunta: É correto fazer essas convocações de surpresa e com pouco tempo para os candidatos se prepararem, principalmente para o TAF???

  • 2ª Pergunta: Conforme a LEI Nº 10.865 DE 14 DE JANEIRO DE 1993. Que Cria o Grupo Ocupacional Segurança Penitenciária, e os cargos que o integram, e dá outras providências. Art. 3º - O ingresso na carreira de Segurança Penitenciária dar-se-á em cargos iniciais da série de classes, pela nomeação de aprovados em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecida a ordem de classificados. Ou seja, não diz que tem TESTE FÍSICO para ingresso na carreira, ISSO PODE ???????

  • 3ª Pergunta: Ja existe um parecer do Ministério Publico determinado que o edital fosse modificado, o que não aconteceu até hoje, isso pode também??? Se eu for reprovado na etapa do TAF, cabe recurso ?????

Respostas

    P

    PAULO II Sexta, 27 de junho de 2014, 12h17min

    Prezado Luciano

    1- Sim, desde que já cumpriram as etapas do edital preenchidas pelos classificados.
    2- Edital diz, provas e títulos, engloba o teste físico.
    3- O edital pode ser modificado a qualquer hora, desde que não prejudique os candidatos que foram aprovados no certame e foram classificados de acordo com as provas e títulos.

    No seu caso, ocorre que o referido edital ainda está em vigor, e com a urgência e não seja necessário abrir um novo, aproveita-se o atual pela ordem classificatória.
    Resumindo, corra, aliás uma das provas do TAF, se não comparecer, a fila anda.

    boa sorte☼

    ?

    Luciano Nonato Sexta, 27 de junho de 2014, 19h39min

    Valeu Paulo pelas informações, porem teve candidato que foram reprovado no TAF, e conseguiram na justiça serem nomeados Sub-Judice, e estão até hoje, depois de 4 anos.
    Veja o que diz o Ministério Publico de Pernambuco no Diario Oficial de 09/FEV/2010

    27ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL
    PROMOÇÃO E DEFESA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO
    RECOMENDAÇÃO Nºº.. 001//2010

    REFERENTE: PROCEDIMENTO DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR Nº. 008/2010
    REPRESENTANTES: ROMERO ANTÔNIO MORAIS CINTRA FILHO e ADRIANA LÚCIA SOUTO DE MIRANDA.

    REPRESENTADOS: PAULO HENRIQUE SARAIVA CÂMARA – SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO E HUMBERTO VIANNA – SECRETÁRIO EXECUTIVO DE RESSOCIALIZAÇÃO

    ASSUNTO: Irregularidades no Edital que rege o Concurso Público para o preenchimento de 500 (quinhentas) vagas para ingresso na carreira de Agente de Segurança Penitenciária Masculino (ASP I) e Agente de Segurança Penitenciária Feminino (AFSP I)
    – Anexo Único da Portaria Conjunta SAD/SERES nº. 121, de 29/10/2009.

    O Ministério Público do Estado de Pernambuco, por meio da 27ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital - Defesa do Patrimônio Público e Social, no exercício de suas atribuições legais;

    CONSIDERANDO que o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis;

    CONSIDERANDO ser função constitucional do Ministério Público, zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos aos direitos assegurados pela Constituição Federal, promovendo às medidas necessárias à sua garantia;

    CONSIDERANDO que a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência;

    CONSIDERANDO que o sistema constitucional vigente prevê como regra que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvada as nomeações para cargo em comissão declarado de livre nomeação e exoneração, nos exatos termos do art. 37, II, da Constituição Federal;

    CONSIDERANDO que a razão subjacente ao postulado do concurso público traduz-se na necessidade essencial do Estado conferir efetividade ao princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, desde que atendidos os requisitos da lei, fixados de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, vedando-se, desse modo, a prática inaceitável do Poder Público conceder privilégios a alguns ou de dispensar tratamento discriminatório e arbitrário a outros (ADIMC 2.364-AL- Rel. Ministro Celso de Mello);

    CONSIDERANDO ser a Administração Pública livre para estabelecer as bases dos concursos e seus respectivos critérios de julgamento, desde que o faça com igualdade para todos os candidatos, tendo ainda o poder de, a todo tempo, alterar as condições e requisitos de
    admissão dos concorrentes para melhor atendimento do interesse público;

    CONSIDERANDO que o edital – ato normativo publicado pela administração pública, no exercício de competência legalmente atribuída, para disciplinar o processamento do concurso público, encontra-se subordinado à lei e vincula, em observância recíproca, Administração e candidatos, que dele não podem se afastar a não ser nas previsões que conflitem com regras e princípios superiores e que por isso são ilegais e inconstitucionais;

    CONSIDERANDO os termos das representações formuladas por Romero Antônio Morais Cintra Filho e Adriana Lúcia Souto de Miranda, versando sobre a ilegalidade da submissão dos candidatos ao exame de aptidão física no processo seletivo a que diz respeito a Portaria
    Conjunta SAD/SERES nº. 121, de 29/10/2009, que rege o concurso público para o preenchimento de 500 (quinhentas) vagas para o ingresso na carreira de Agente de Segurança Penitenciária - Anexo Único da Portaria Conjunta SAD/SERES nº. 121, de 29/10/2009;

    CONSIDERANDO que na Análise Preliminar levada a efeito pelo Ministério Público restou sobejamente constatada a ilegal submissão dos candidatos aos Exames Médicos (item 5.6), de Aptidão Física (item 5.7), Avaliação Psicológica (item 5.8), todos de caráter eliminatório e, na segunda etapa, ao Curso de Formação Profissional de Agente de Segurança Penitenciária, este de caráter classificatório e eliminatório (item 5.11.1), em face da omissão no que concerne a essas exigências nos textos das Leis Estaduais de nºs. 10.865/93 (Agente de Segurança Penitenciária) e 11.580/98 (Agente Feminino de Segurança Penitenciária);

    CONSIDERANDO que a Administração Estadual detém o poder de fiscalizar e corrigir os próprios atos sob os aspectos de legalidade e mérito, por iniciativa própria ou mediante provocação de terceiro, que decorre do poder de autotutela, e que se encontra também
    sedimentado pela Súmula nº. 473, do Supremo Tribunal Federal;

    CONSIDERANDO as disposições da Resolução RES-CPJ – 001/2000, que fixou as atribuições dos Promotores de Justiça de Defesa da Cidadania, com atuação na Promoção e Defesa do Patrimônio Público, notadamente o controle da legalidade dos atos do Estado;

    CONSIDERANDO a previsão contida no art. 27, inciso I c/c parágrafo único, inciso IV, da Lei Federal nº. 8.625/93; no art. 5º, inciso IV da Lei Complementar Estadual nº. 12, de 27 de dezembro de 1994 (c/posteriores alterações); assim como, o art. 36 da Resolução RES
    CSMP nº. 002/2008, que conferem ao Ministério Público a faculdade de expedir Recomendações, visando à melhoria dos serviços públicos, bem como a proteção dos demais interesses, diretos e bens cuja defesa lhe caiba promover;

    RESOLVE

    RECOMENDAR aos Excelentíssimos SENHORES SECRETÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO e EXECUTIVO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, que promovam a necessária adequação entre o Edital - Portaria Conjunta SAD/SERES nº. 121, de 29/10/2009, às exigências para ingresso nos cargos de Agente de Segurança Penitenciária e Agente Feminino de Segurança Penitenciária, que estejam presentes nas Leis Estaduais de nºs. 10.865, de 14 de janeiro de 1993 e, 11.580, de 26 de outubro de 1998.
    E, em conseqüência, retifiquem aonde preciso for, o Anexo Único da Portaria Conjunta SAD/SERES nº. 121, de 29/10/2009, com a necessária publicidade.

    REQUISITAR aos destinatários desta Recomendação que no prazo de 05 (cinco) dias úteis, informem das medidas adotadas para o fiel atendimento da presente, ou as razões do seu descumprimento, entendo-se a omissão como o não acatamento do aconselhamento
    ministerial.

    Registre-se. Publique-se.
    Recife, 08 de fevereiro de 2010
    Eduardo Luiz Silva Cajueiro
    Promotor de Justiça

    P

    PAULO II Segunda, 30 de junho de 2014, 9h27min

    Prezado Luciano

    Esta liminar é referida aos candidatos que foram reprovados no TAF, porém de alguma forma, em determinado exercício, não puderam efetuar o recurso, ou seja, em alguma hipótese, não conhecendo o teor da liminar, refaze-lo caso tenha oportunidade.
    Exemplo, prova de 50 mts tinham que fazer em 16 seg/máximo, fizeram em mais, uma nova chance no dia e não foi dada esta oportunidade.
    Enfim, não é que o TAF seja ilegal no certame, algo no teste físico foi irregular.

    boa sorte
    abraços☼

    ?

    Luciano Nonato Segunda, 30 de junho de 2014, 16h18min

    Hum, entendi, porem te digo que no Edital tem esse erro mesmo de não dar chance de outra tentativa aos candidatos. E te digo mais, veja esse erro grosseiro que tem na descrição por exemplo do TESTE da CORRIDA de 2.400m em 13 minuto (Seria em 13 minuto, mas no tem . . )

    Condições de Execução da prova 2.400m
    - Será realizada com partida livre, podendo o executante, eventualmente, também caminhar
    durante a prova.
    - A partir do início da prova não será permitido sair da pista, até a conclusão do percurso. Caso
    não conclua a prova, será atribuída nota 0 (zero).
    - A tomada de tempo deverá ser feita pela comissão avaliadora através de cronômetro ou
    relógio digital em minutos e segundos.
    MASCULINO
    PROVA ÍNDICES
    Flexão na Barra Mínimo de 03 repetições
    Abdominal Mínimo de 30 (trinta) repetições em 60 segundos
    Corrida de 2400 metros Mínimo de 13 minutos <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

    Não seria Maximo de 13 minutos ????????????????

    P

    PAULO II Segunda, 30 de junho de 2014, 16h35min

    Constitua um adv, e tomando conhecimento das cautelares, impetre a sua com exito.

    boa sorte☼

    ?

    Luciano Nonato Segunda, 30 de junho de 2014, 16h38min

    Valeu pelas dicas Paulo

    S

    Suzana Ferreira Terça, 22 de julho de 2014, 18h10min

    Olá, eu perdi o prazo pois a publicação foi realizada apenas pelo diario oficial e eu nao vi. Ja estou com um bom advogado, e estou me preparando para o TAF. [...]

    J

    João Fábio Campos Sábado, 16 de agosto de 2014, 11h45min

    olá pessoal,

    Gostaria de informar a todos que fiquei sabendo da última convocação esta semana, ou seja, não fiz TAF, tampouco exame médico e psicológico. Fiquei sabendo por um amigo. A época, em 2009, eu estudava o curso de direito e hj, atuando como advogado em causa própria, consegui a liminar direto do Tribunal de Justiça para realizar toda as etapas citadas, inclusive o curso de formação. Assim, quem estiver na mesma condição, deixo o alerta: Não desista do seu direito!

    P

    paiva18 Sexta, 19 de setembro de 2014, 19h27min

    Ola! Fabio binho, acabei de ter conhecimento que fui convocado , estou na mesma condição sera que pode me ajudar. Quero entra com mandado de segurança.

    Josias Dias Barbosa Dias

    Josias Dias Barbosa Dias Sexta, 26 de dezembro de 2014, 11h26min

    ALGUÉM SABE IMFORMA O CONOGRAMA DO PESSOAL QUE ENTREGOU OS DOCUMENTOS DIA 10 DE SETENBRO. ALGUMA IMFORMAÇÃO.

    Bruno Henrique

    Bruno Henrique Quarta, 21 de janeiro de 2015, 6h46min

    Alguém sabe informar se ainda posso entrar com recursos pois reprovei no taf e na não pudi pagar um advogado pra entra com recurso!

    M

    [email protected] Quinta, 29 de janeiro de 2015, 21h32min

    eu estou tb na justiça e queria falar com urgência, com quem esta tb na justiça. whatsapp é 82-99823508 se posivel ainda hoje.

    M

    [email protected] Quinta, 29 de janeiro de 2015, 21h39min

    eu tb estou na justiça, sou de Maceió e queria falar com quem esta na justiça tb se posivel ainda hoje meu num. do whatsapp é 82-99823508

    M

    [email protected] Quinta, 29 de janeiro de 2015, 21h49min

    eu tb estou na justiça, e queria falar com quem esta na justiça. sou de maceió meu whatspp é 82- 99823508 se possivel ainda hoje.