Boa Tarde, sou Militar da Marinha do Brasil desde janeiro de 2006. Hoje sou Cabo. Acontece que meu compromisso com a Marinha vence em 16 de Janeiro de 2015, e eu fui aprovado em 4 etapas do concurso. só falta a investigação social que será realizada nos dias 20 a 27 de agosto. O concurso tem programação para o resultado final até o dia 23 de Setembro de 2014. Fui ver com o sargenteante de minha Organização militar para ver se eu fosse chamado antes do fim do compromisso se eu poderia fazer o curso de formação da pm ficando na situação de adido e se poderia ficar recebendo pela marinha durante o curso de formação, pois o valor da bolsa do curso é muito baixo. Ele disse que o militar que vai para uma força auxiliar é desligado automaticamente assim que faz a matricula no curso de formação, exceto se constar no edital que o curso de formação faz parte de uma das etapas do concurso. No Edital da PM(Edital n°05/2013-Policia Militar do estado do Piauii-PMPI diz de acordo com o item 1.7)o Concurso publico para o preenchimento das vagas contará de 05 etapas: a) 1° etapa- prova escrita objetiva. b)exame de saúde. c)teste de aptidão física. d) Exame psicológico. e) investigação social. Não mencionando assim o curso de formação como sendo umas das etapas do concurso publico. Acontece que está escrito no item 1.10) A aprovação no curso de formação de oficiaisPM(CFO) ou Curso de formação de soldado PM(cfsd), são requisitos legais para a nomeação dos candidatos aos cargos de Oficial PM e soldado PM. Gostaria de sdaber se a informação passada pelo meu sargenteante está correta, de que eu serei desligado assim que me matricular no curso de formação, ou se so serei desligado no ato da nomeação apos o termino do curso de formação. E queria saber também se caso eu for chamado ainda este ano, sem ter terminado meu compromisso se eu ficando na condição de adido, ficarei recebendo pela marinha durante o curso, e se eu terei direito a pecúnia equivalente a um pagamento por ano, visto que em janeiro farei 9 anos de efetivo serviço. Desde já, Grato!
CABO DA MARINHA

Respostas

    D

    Dr. Grillo Guarulhos/SP 349512/SP Quarta, 30 de julho de 2014, 23h48min

    boa noite meu amigo. Também fui marujo MN-QSO turma Echo I EAMSC-1985.
    Quanto ao seu caso assim que matricular no curso de formação será desligado do serviço ativo da MB mesmo sem ter terminado o seu compromisso com a Marinha, pois você não pode acumular dois serviços públicos desta natureza, seu desligamento se dará ex-ofício.