Em abril tentei abrir uma conta PJ no Santander e tive meu pedido rejeitado por problemas com o meu nome. Quando perguntei o que era, o gerente disse que meu nome poderia estar no SPC/Serasa. Achei estranho então fui até o local onde é possível retirar aquele comprovante de dívidas do Serasa. Naquilo havia 4 boletos não pagos da Tim em meu nome com vencimentos em novembro de 2012 (!!!). Na mesma hora liguei para a Tim para entender do que se tratava já que as únicas linhas que tive com eles foram todas 'pré-pago'. A atendente me disse que realmente haviam tais dívidas no valor aproximado de ~R$130,00 em meu nome e que, por falta de pagamento, meu nome foi incluido no Serasa. Sendo assim, pedi todas as informações possíveis sobre tais contas - descobri que eram 2 linhas, 2 endereços diferentes e em minha cidade natal (de onde não moro desde 2008). Não reconhecia os números e muito menos os endereços de tais contas e essas linhas foram canceladas automaticamente no segundo mês por falta de pagamento (foi aí que colocaram meu nome no Serasa).

Meu pai ainda mora nessa cidade, então ele foi até os endereços das linhas (mesma rua, diferentes números) e ele descobriu que nenhum desses endereços existem. Como eu precisava urgentemente de abrir a conta no Santander, resolvi pagar as contas para que meu nome fosse retirado do Serasa.

Enfim, minha dúvida é a seguinte: Como que conseguiram criar tais contas em meu nome com endereços inexistentes? Na hora de contratar uma linha em qualquer que seja a operadora, não é necessário o comprovante de endereço e de identidade? Posso entrar com uma ação judicial contra a Tim por danos morais por ter meu nome incluido no Serasa por mais de um ano e materiais por ter que pagar tais contas que não eram minhas?

Tenho quase certeza de que foi alguém de dentro da Tim que fez isso. Alguém de alguma loja na minha cidade natal que conseguiu meus dados, já que não foi apresentado nenhum comprovante de residência ou identidade.

O que eu posso fazer quanto a isso?

Respostas

    D

    Drª. Mayra Oliveira Segunda, 04 de agosto de 2014, 14h07min

    Johnny, boa tarde.

    É possível sim ingressar com Ação para pedir danos morais e materiais.

    Danos morais: inclusão indevida do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, bem como pela inobservância da operadora que realizou a contratação desses planos sem observar as questões de segurança.

    Danos materiais: pelos valores que você desembolsou, bem como pelo tempo que perdeu se dirigindo até os postos de atendimento, e sendo o caso, se isso gerou algum prejuízo para a sua empresa, ante o fato de não conseguir abrir sua conta no tempo desejado.

    Att.: Dra. Mayra

    ?

    Desconhecido Quarta, 06 de agosto de 2014, 17h54min

    Muito obrigado, Dra. Mayra.

    D

    Drª. Mayra Oliveira Quinta, 07 de agosto de 2014, 13h57min

    Por nada Johnny, foi uma satisfação te ajudar.

    Att.

    A

    André Luis M. Quinta, 14 de agosto de 2014, 1h45min

    Dra. Mayra vc trabalha em qual cidade ? Tenho umas dúvidas quanto a um problema que tive no banco itaú

    D

    Drª. Mayra Oliveira Quinta, 21 de agosto de 2014, 10h13min

    André Luis, bom dia.

    Sou de São Paulo sim. Me mande suas dúvidas por e-mail: [email protected], que lhe respondo.
    Me desculpe pela demora na resposta, pois tive uns problemas pessoais e precisei me ausentar uns dias.

    Obrigada