Bom dia caros colegas,

Estou com um cliente que se casou e no divorcio deixou a ex esposa com o sobrenome de casada, com o sobrenome do marido. Ela alegou que é por causa do filho que nasceu na relação. Mas ao passar dos anos se mostrou diferente, pois vem usando o sobrenome em redes sociais para denegrir a imagem do ex marido, ele vem recebendo cobranças extrajudiciais de credores por causa da inadimplência da ex esposa, vem mandando mensagens com o sobrenome dela para ele, sendo que ele já está em casado e isso tem a intenção de provocar a atual esposa.

Existe a possibilidade de obrigar a ex esposa a tirar o sobrenome?

Obrigada.

Respostas

    G

    GLC Terça, 26 de agosto de 2014, 10h32min

    Até agora não vi nenhum caso semelhante, portanto sendo impossível essa imposição de retirar o sobrenome.
    Aguardemos outras opiniões de colegas.

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Terça, 26 de agosto de 2014, 11h27min

    MARIA DAS GRAÇAS

    Necessário ingressar com ação de retificação de registro civil na forma litigiosa, pelo rito ordinário. Ex-marido como autor e ex-esposa como ré.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Sexta, 29 de agosto de 2014, 10h49min

    Entendi.
    Muito obrigada.

    Mas isso é muito complicado?

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Sexta, 29 de agosto de 2014, 12h42min

    MARIA DAS GRAÇAS

    Neste caso será, porque haverá necessidade de desconstituir decisão ou homologação judicial.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    Y

    Yasmin Sexta, 05 de junho de 2015, 12h12min

    boa tarde

    meu problema é parecido, quando me casei adotei o sobrenome do marido, nossos filhos foram registrados só com o sobrenome dele e agora no divórcio tenho duvidas... Devo pedir para manter o sobrenome de casada (por causa do rg dos filhos) ou seria melhor retirar para ele não vir pedir para mim "devolver" no futuro? sei la acho que quero um conselho mesmo, grata,

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 05 de junho de 2015, 12h42min

    YASMIN

    Seria mais prático e barato pedir no divórcio para manter o sobrenome de casada para que não haja divergência com o sobrenome dos filhos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Y

    Yasmin Sábado, 06 de junho de 2015, 20h33min

    penso na praticidade, mas talvez seja melhor tirar logo para evitar problemas no futuro. o problema é que além das crainçãs não terem meu sobrenome, ainda eu vou ter que ficar provando que sou a mãe.
    Doutor HERBERT C. TURBUK seria muito difícil atualizar os documentos dos meus filhos com meu nome de solteira no campo filiação?

    obrigado mesmo pelas repostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 08 de junho de 2015, 7h03min

    YASMIN

    Ou então através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL você poderá incluir seu sobrenome de solteira aos deles.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com