Querem tomar suas próprias decisões, sem interferências de profissionais que atuam nas leis já em vigor.

Legislação atual

Atualmente, o SUS paga a cirurgia em alguns casos, mas a lista de espera é muito grande. Para que a pessoa consiga fazer a cirurgia de mudança de sexo, é necessário que haja um diagnóstico extremamente criterioso elaborado por uma equipe de psiquiatras, psicólogos, endocrinologistas, ginecologistas e cirurgiões.

Normalmente se exige um período de pelo menos dois anos como teste, em que o indivíduo é submetido a tratamentos hormonais e aconselhado a viver como se fosse do sexo oposto, para ter certeza do que quer. Só depois é permitida a realização da cirurgia.

...................................................................................................................................

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5002/13, do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) e da deputada Erika Kokay (PT-DF), que estabelece o direito à identidade de gênero definida como a vivência interna e individual do gênero tal como cada pessoa o sente, que pode corresponder ou não com o sexo atribuído após o nascimento.

A proposta obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) e os planos de saúde a custear tratamentos hormonais integrais e cirurgias de mudança de sexo a todos os interessados maiores de 18 anos, aos quais não será exigido nenhum tipo de diagnóstico, tratamento ou autorização judicial.

O exercício do direito à identidade de gênero pode envolver a modificação da aparência ou da função corporal através de meios farmacológicos, cirúrgicos ou de outra índole, desde que isso seja livremente escolhido, e outras expressões de gênero, inclusive vestimenta, modo de fala e maneirismos, diz o projeto.

A proposta também libera a mudança do prenome para os maiores de 18 anos, sem necessidade de autorização judicial. Da mesma forma, libera a mudança do sexo nos documentos pessoais, com ou sem cirurgia de mudança de sexo. Os números dos documentos deverão ser mantidos, e os nomes originais serão omitidos por completo.

Nos três casos (tratamentos hormonais, cirurgias e mudança de nome/sexo nos documentos), se o interessado for menor de 18 anos, o requerimento deverá ser feito pelos pais ou responsáveis legais. Se estes não concordarem, o adolescente poderá recorrer à assistência da Defensoria Pública para autorização judicial, mediante procedimento sumaríssimo, que deve levar em consideração os princípios de capacidade progressiva e o interesse superior do interessado.

A mudança do sexo não altera o direito à maternidade ou à paternidade. Também será preservado o matrimônio, se os cônjuges quiserem, sendo possível retificar a certidão de casamento, para constar a união homoafetiva.

Conforme o projeto, as pessoas trans também terão o direito de adotar um nome social diferente do que figura na carteira de identidade, sem necessidade de fazer a retificação dos documentos em cartório. Esse nome terá de ser respeitado por órgãos públicos e empresas privadas.

Apenas um comentário:

Fico imaginando um homem que resolve operar e retirar o bilau, o cara acorda de madrugada para urinar, arreia o pijama, ainda cheio de sono, procura o bilau e não acha. até ele acordar . . . . . .

Respostas

    C

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo Sexta, 19 de setembro de 2014, 2h15min

    Um comentário bem idiota este acima, aliás !!!

    S

    smn Sexta, 19 de setembro de 2014, 14h08min

    Vc urina sentado??

    S

    smn Sexta, 19 de setembro de 2014, 14h13min

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo,

    O que vc acha do projeto de lei? Não é sobre o comentário!

    C

    CIBELE LUNETTA Sexta, 19 de setembro de 2014, 16h59min

    slpj,

    Quando penso na qualidade dos serviços do SUS oferecidos à população, que não escolhe ter que passar por cirurgias, mas espera até 10 anos para poder realizá-las; portadores de câncer e AIDS que aguardam sem prazo o início do tratamentos e/ou quimioterapia/radioterapia; questiono a capacidade do mesmo de absorver ainda mais pacientes, mais cirurgias sem a estrutura minimamente aceitável.

    Direitos TODOS têm, não podemos priorizar este ou aquele.

    Saudações.

    S

    smn Sexta, 19 de setembro de 2014, 17h31min

    A prioridade do povo brasileiro não esta em mudança de sexo, e saúde como bem citou, pessoas morrendo na fila esperando o inicio de un tratamento.Entra e sai governantes e continua a mesma coisa.

    C

    CIBELE LUNETTA Sexta, 19 de setembro de 2014, 19h02min

    slpj,

    Hoje, com os dados da última pesquisa eleitoral, cheguei a pedir a DEUS que não permita outro mandato da candidata do PT.

    Não entendo como um povo que vive sem nenhuma estrutura, visto que é o "pobre" que utiliza, por exemplo, os "serviços" do SUS, deva votar pela continuidade dessa gestão.

    Ainda falando em Saúde, nossos "queridos" governantes, políticos e suas famílias, ao sentirem uma "dor na unha" não são atendidos pelo SUS, se dirigem ao Hospital Sírio Libanês ou Albert Einstein; para eles não falta atendimento, exames de alta complexidade nem cirurgias. Estes são os denominados candidatos "do povo". Será? Acho que não!!

    Quanto às cirurgias para mudança de sexo, creio que devam seguir ordem de prioridades, sendo a maior delas, a PRESERVAÇÃO DA VIDA.

    Saudações.

    C

    Cirus IV Sexta, 19 de setembro de 2014, 20h44min

    Gostei dos seus comentários Cibele, também penso deste modo, todos tem direitos, mas nós brasileiros achamos que nossos "problemas" serão solucionados por leis, e pior, leis sem disponibilizar condições para efetivá-la, sem politicas públicas, sem planejamento e quiça sem orçamento, é tudo no "cavalo doido", cada um dos vários legisladores fazendo as vontades de seus grupinhos sem uma visão maior do que estão fazendo.
    Um deputado federal tinha que estar legislando para o povo e não para grupinho, assim penso.

    C

    CIBELE LUNETTA Sábado, 20 de setembro de 2014, 0h54min

    Cirus IV,

    Concordo inteiramente. Não há planejamento, destinação correta de verbas, vontade política e principalmente, respeito aos direitos sociais do indivíduo, "garantidos" pela Constituição.

    Saudações.

    C

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo Domingo, 21 de setembro de 2014, 13h11min

    Leiam e estudem sobre o que seja a chamada TRANSSEXUALIDADE e se ponham no lugar destas pessoas, isto para começarmos !!!

    Sendo que isto se encontra se circunscreve com a "identidade de gênero" da pessoa !!! ... Ou seja, isto em nada estaria vindo se relacionar com a "orientação sexual" desta mesma pessoa !!! ... Noutros termos, esta sua "identidade de gênero" diz o seu respeito com a própria pessoa (à quem ela é e mesmo que nascida com a genitália do sexo oposto) ao passo que aquela sua "orientação sexual" diz o seu respeito com quem esta mesma pessoa se relaciona !!!

    No mais das vezes, a vida destas pessoas dependem disto visto que, do contrário, o corpo masculino da pessoa estar dali dissonante da mente feminina da pessoa (ou, vice-versa) as levam ao ponto deste seu suicídio inevitável, por exemplo !!!

    E, acerca das prioridades, creio eu que todos estejam a se pagar os seus impostos e, desta forma, todos devem ter os seus direitos sociais mais do que garantidos pelo poder público !!!

    Enfim, é isto !!!

    S

    smn Domingo, 21 de setembro de 2014, 17h27min

    Você leu e não entendeu nada!

    Já existe lei, como você bem leu acima.

    A proposta do deputado jean wyllys psol-rj, que é gay, "obriga" o sistema único de saúde (sus)

    "cirurgias de mudança de sexo a todos os interessados maiores de 18 anos, aos quais não será exigido nenhum tipo de diagnóstico, tratamento ou autorização judicial"

    obs>> não precisa diagnóstico, tratamento ou autorização judicial, com outras palavras, ninguém vai interfirir, seja por profissional de saúde e nem de decisão de um juíz.

    "seinteressado for menor de 18 anos, o requerimento deverá ser feito pelos pais ou responsáveis legais. Se estes não concordarem, o adolescente poderá recorrer à assistência da defensoria pública para autorização judicial"

    obs>>se for menor de 18 anos, se os pais não concordarem, ai sim, pode recorrer a defensoria pública e um juíz vai decidir, com outras palavras, os pais ficam sem poder de decisão sobre um filho menor de idade.

    Quando nascemos,somos macho ou fêmea,eu creio em deus e em sua palavra diz assim. Mudança de identidade são coisas da cabeça dos gays, que dizem já nascer gay, não tem nenhum fundamento científico que prove isto, por isto mesmo o autor (gay) não quer nenhuma ajuda de psicólogos e outros profissionais da saúde nesta nesta orientação.

    Com relação aos gays, não tenho nada contra a pessoa, somente as suas práticas, elas tem os mesmos direitos que os héteros, não podem te mais direitos e nem direitos exclusivos, pois todos somos iguais perante a lei.

    C

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo Segunda, 22 de setembro de 2014, 3h06min

    Se já meteu o seu DEUS no meio, saio desta discussão visto que vivemos (ainda, pelo menos) sob a égide dum ESTADO LAICO e donde o ESTADO e a RELIGIÃO estão separados !!!

    Inclusive, das últimas vezes em que Estado e Igreja se confundiam entre si, uma porção das pessoas eram queimadas nas fogueiras, etc !!!

    Acerca da questão dos fundamentos científicos os quais existem sim, se desconhece os mesmos, creio eu que seja ignorância da sua parte !!!

    Inclusive, alguns países como Argentina e Portugal, dentre outros, então já possuem aquela sua própria Lei de Identidade de Gênero nos mesmos moldes desta lei proposta para o Brasil, por exemplo !!!

    Como sempre, o Brasil terceiro-mundista está atrasado, não é !!!

    Por fim, acerca dos direitos iguais, creio que estejam sendo sim "direitos iguais" as pessoas estarem tendo o seu acesso ao SUS para as suas necessidades de bem estar (físico e mental) e de saúde !!! ... Não acho que, por serem uma minoria, o tratamento não deva estar sendo dali ofertado !!! ... Esta minoria também paga os seus impostos, ora bolas !!! ... E com isto vem os seus direitos, obviamente !!!

    Enfim, é isto !!!

    C

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo Segunda, 22 de setembro de 2014, 3h09min

    Uma mulher trans, por exemplo, junto do "link" mais adiante !!!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Kim_Petras

    S

    smn Segunda, 22 de setembro de 2014, 12h35min

    "Acerca da questão dos fundamentos científicos os quais existem sim, se desconhece os mesmos, creio eu que seja ignorância da sua parte !!!

    Mostre a fonte?

    S

    smn Segunda, 22 de setembro de 2014, 14h11min

    Veja este testemunho de mudança!

    http://novaguia.org/atriz-global-claudia-jimenez-deixa-lesbianismo/

    É um comportamento, traumas de infância e outros fatores, todos podem decidir coisas em suas vidas.

    Cláudia Jimenez viveu com outra mulher por 10 anos, hoje vive com um homem, ela fala os motivos.

    O grupo LGBTS a chamam de homofóbica.

    C

    CIBELE LUNETTA Segunda, 22 de setembro de 2014, 18h38min

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo,

    Não se discute aqui o direito ou a Lei citada, sabemos que no Brasil, todo direito é respeitado e todas as Leis são cumpridas, não é mesmo?

    Falamos de um Sistema Público de Saúde sucateado, seja por falta de recursos ou má gestão para aplicá-lo, onde faltam médicos, materiais, equipamentos, leitos de UTI... e que não consegue atender a população em muitos casos emergenciais; basta ver nos noticiários diários quantas pessoas morrem por falta de atendimento.

    Quando citamos que a prioridade é a PRESERVAÇÃO DA VIDA, falamos do atendimento, inclusive cirúrgico, que, se não for feito, levará o paciente à morte (não por suicídio) pela falência e/ou mal funcionamento de um ou mais órgãos vitais.

    Citei que algumas cirurgias, nomeadas pelos próprios médicos, como prioritárias; só são realizadas após longo tempo de espera.

    Em virtude de tudo o que foi apresentado, creio que haverá uma grande espera para realização de cirurgias de mudança de sexo e/ou gênero, visto que os pacientes podem recorrer a um terapeuta ou psicólogo para suportarem e superarem a espera; se nada mudar será assim... os hospitais já operam acima de sua capacidade, e o fato é conhecido por todos no Brasil.

    Saudações.

    C

    Cirus IV Terça, 23 de setembro de 2014, 10h48min

    ...um Sistema Público de Saúde sucateado... eis o xis da questão levantado pela Cibele.

    Ao slpj, procure não discutir religião nestes casos, é inútil e desgastante, o melhor a fazer é orar por eles em silencio e no máximo particularmente expor a um gay o que significa seu ato promiscuo perante a Escritura.

    Jesus quando foi tentado no deserto não bateu boca com satanás, tudo que ele fez ante as tentações foi: está escrito...

    Saudações.

    S

    smn Terça, 23 de setembro de 2014, 11h15min

    Cirus IV,

    Não estou entrando no ato religioso, só citei que creio no que Deus diz em sua palavra a respeito em sua criação ser bem distinta: macho e fêmea, não existe um terceiro sexo.

    O debate é que ele diz ter provas científicas que pessoas já nascem com um corpo, como por exemplo: de um homem, mas com alma feminina, cientificamente não existe provas concretas, existem especulações, como o do ser humano ter vindo do macaco, um maluco inventou como verdade e sabemos que o cara é ateu e ensinam isto nas escolas, mas, graças a Deus ensinam que cremos, Deus criador de todas as coisas.

    Abraço!

    C

    Cirus IV Quarta, 24 de setembro de 2014, 11h12min

    Claro não existe terceiro sexo!!!

    Num olhar estritamente científico, na verdade, como já havia postulado Freud, todos nós nascemos bissexuais. Sentimos afeto, tanto por homem como por mulher, inicialmente manifestados no Complexo de Édipo. Posteriormente, o prazer sexual é dirigido para um objeto ou uma figura, de direcionamento da libido (Freud, 1905). Dizer que uma pessoa que se declara homossexual ou heterossexual, o será até a morte, é criar etiquetas e enquadrar sujeitos. Contudo, pessoas não são enquadráveis. Nós não cabemos nos rótulos de sexualidade. Porém queremos que os outros se encaixem neles. Queremos, justamente, quando propomos que alguém mude sua orientação sexual, pois achamos algo “errado” ou “imoral”, como se o fato de gostar de pênis ou vagina importasse alguma coisa. Não, isso não importa. O que importa é o modo como vamos lidar com isso: se vamos julgar ou aceitar. Se o sujeito vai aceitar-se, ou tentar ser algo forçado.

    Outra tese:

    "Ao contrário do que os mais preconceituosos pensam, homossexualidade não é doença. E mais, é um comportamento bastante comum na natureza. Em 1999, o pesquisador americano Bruce Bagemihl fez um levantamento amplo e descobriu que nada menos que 450 tipos de mamíferos e aves têm hábitos homossexuais, em maior ou menor grau. Isso vai desde espécies que se exibem para indivíduos do mesmo sexo até aquelas que de fato formam casais homossexuais, chegando até a cuidar de filhotes juntos, passando, é claro, pelas relações sexuais.
    Em seu livro, Bagemihl derruba teorias que afirmam que a homossexualidade surge por falta de opção ou porque os animais se confundem. Para ele, os animais homossexuais são assim por um motivo muito simples: porque apreciam o fato de ter parceiros do mesmo sexo que

    Na minha opinião creio que os gay optam pelo mesmo sexo. Até hoje a ciência não conseguiu explicar esse fenômeno (disturbio) da homossexualidade.

    Existe muitas teorias> falta de vergonha na cara; opção, meio em que foi criado; doença, enfim.

    Minha concepção está baseada em algo mais profundo e no centro desta profundidade está a crença em Deus e depois vem as circunstância que são muito variadas.

    Por exemplo. como explicar um camarada que casa tem filhos e depois vira gay? isso é sem-vergonhice. Ora alguém pode argumentar que o cara saiu do armário, bem se ele aguentou ficar no armário por várias décadas que aguente o resto da vida.

    Enfim, existem várias pesquisas para justificar e injustificar o homossexualismo, mas tenho em meu íntimo que trata-se de obra de sataná

    S

    smn Quarta, 24 de setembro de 2014, 19h54min

    Conheci uma cadela que adorava trepar nas pernas de todos que chegavam perto dela!

    Mas dizem que os animais são irracionais.

    Não foi atoa que Sodoma, Gomorra e cidades e cidades vizinhas foram destruídas por fogo e enxofre, Deus não teve misericórdia >> Gênesis 19 - 1 a 30
    Até hoje nada nasce e ninguém mora naqueles lugares.
    Suponho eu que nem os dois genros das filhas de Ló (Gênesis 19- 14)não se salvaram,acho que os "cocas" eram "fantas", pois só é relatado que se salvaram Ló e suas duas filhas.(Genesis 19-30)

    C

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo Quinta, 25 de setembro de 2014, 9h35min

    Pois é, pois é !!!

    Não resisti à estar vindo agora comentar, uma vez mais !!!

    Acaso realmente acreditasse na vida após a morte, iria preferir mil vezes ir para o INFERNO para não ter que ficar no céu partilhando do mesmo ambiente dos fundamentalistas religiosos sempre imbuídos com todos os seus preconceitos, etc !!!

    O céu seria o inferno, portanto !!!

    Enfim, é isto !!!

    Sem mais para esta discussão !!!