Olá, sou filha de militar da reserva tenho 35 anos e vivo em regime de união estável. Meu pai e mãe são vivos, e ele tem uma ex esposa pra quem designou uma parte de seu provento. Gostaria de saber se após seu falecimento, se terei direito ao recebimento de pensão, se somente minha mãe e a ex esposa terão ou se terei, mas somente após o falecimento de minha mãe que é sua beneficiária direta assim dizendo??Lembrando que é somente para me precaver futuramente pois quero que eles vivam mtos anos ainda, mas essa questão de pensão sempre gera infortúnios em família. Obrigada.

Respostas

6

  • 0
    G

    Gilson Assunção Ajala Segunda, 22 de setembro de 2014, 21h06min

    Prezada Pcoelho,
    Considerando que seu pai é militar das Forças Armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) e que o mesmo tenha optado em contribuir com os "1,5%" em 2001, após a ocorrência do óbito do mesmo a pensão militar será assim rateada:
    a) 50% divididos entre a viúva (sua mãe) e a ex-esposa que recebe algum valor a título de pensão alimentícia - em partes iguais - 25% para cada uma;
    b) 50% divididos entre todas as filha, independente de idade, estado civil ou profissão.
    Como bem comentou, existindo somente você de filha, sua cota-parte (50%) é recebido por sua mãe, acumulando com os 25% da mesma.
    Tal situação somente irá se alterar quando ocorrer o óbito da mesma, situação em que a pensão militar será rateada da seguinte forma:
    a) 50% para a ex-esposa que recebe algum valor a título de pensão alimentícia;
    b) 50% para você na condição de filha, independente de idade, estado civil ou profissão.
    Vindo ocorrer o óbito da ex-esposa, sua mãe recebe a pensão integralmente (50% + 50%).
    Por fim, quando ocorrer o óbito da a ex-esposa e, também, de sua mãe, você na condição de filha receberá a pensão militar integralmente (100%).
    Todas esta regras estão prevista na Lei 3.765/60, que dispõe sobre as pensões militares, e são cumpridas fielmente pelas Forças Armadas.