Bom dia Casei com um italiano e já tenho residência em Roma. Mas tenho Fibromialgia e diversas tendinites, o que me transformou numa inválida para trabalhar, no entanto estou de licença pelo INSS há 6 anos, ainda não fui aposentada. Não sei se o Brasil tem como saber que moro aqui. Caso saiba, eu perderia minha pensão?

Tenho outro problema, meu marido tem um negócio, o advogado dele disse q quanto mais funcionários ele tiver, menos impostos paga. Como aqui na Itália os impostos são absurdos, ele perguntou se poderia me assinar como sua empregada, mesmo sem eu poder trabalhar. O INSS brasileiro teria como saber?

Respostas

    F

    Flavio Vieira Segunda, 29 de setembro de 2014, 9h45min

    Toscana, você pode pedir a conversão do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, caso esteja totalmente incapaz. O Brasil somente tem como saber se você mora na Itália, caso você tenha comunicado o INSS, caso contrário não. Você está há 6 anos em gozo de benefício previdenciário sem fazer nenhuma perícia?

    Tenho um canal sobre dicas de benefícios previdenciários, acesse no link abaixo:

    https://www.youtube.com/channel/UCuGxQFi5kh_y9D07kPvZAXg/videos

    R

    rita Segunda, 29 de setembro de 2014, 11h55min

    Flavio, eu venho fazendo perícias, eles sempre renovam. Nessa última me deram 2 anos. Quanto ao pedido de aposentadoria, não sei como posso fazer. Tenho as tendinites ( que foram reconhecidas como acidente de trabalho, cog.91), e a Fibromialgia, pelo que li, não são motivos de aposentadoria. Apesar de ser totalmente incapacitante física e psicologicamente. Já tentei me informar mas as pessoas são vagas. Pensei em procurar um advogado caso me fizessem voltar a trabalhar, que você acha? Espero essa licença vencer?

    F

    Flavio Vieira Segunda, 29 de setembro de 2014, 12h09min

    Essas perícias regulares são feitas onde? Em caso de negativa definitiva é imprescindível contratar um advogado. Uma observação: A doença em si não é o que define o direito à aposentadoria, mas a incapacidade que decorre dela.

    R

    rita Segunda, 29 de setembro de 2014, 12h40min

    No Brasil, faz pouco tempo q casei e sempre vou ao Brasil. Você conhece algum caso de aposentadoria por Fibromialgia?Talvez minha idade dificulte, na última pericia a medica disse que requereu a aposentadoria mas o sistema negou, não sei se é verdade.Tenho 35 anos e comecei a trabalgar em 2001, me disseram que com 15 anos de trabalho é mais fácil aposentar. Ou depois de ter me dado esses 2 anos.

    F

    Flavio Vieira Segunda, 29 de setembro de 2014, 13h21min

    Para se aposentar por idade, aos 60 anos é que precisa de ter ao menos 15 anos de carência. Com sua idade, para se aposentar só se for por invalidez, e somente se requerer judicialmente. Atuo na área previdenciária desde de 2002, e já consegui muitas aposentadorias por invalidez.

    A

    advogado novato Segunda, 29 de setembro de 2014, 13h50min

    Não é prudente você ser registrada na empresa do marido e nem em qualquer outra.
    O INSS pode cancelar o benefício independente se o registro de trabalho for no Brasil ou aí ou na China.
    Agora, se o INSS consegue descobrir o registro na Itália? Realmente não sei, acho muito difícil na verdade. Todavia, acho que o risco de você perder o benefício para ganhar desconto de imposto por ter 1 funcionário a mais registrado, não compensa. Um funcionário a mais, um a menos, com certeza não é isso que vai viabilizar a empresa do seu marido.

    R

    rita Terça, 30 de setembro de 2014, 8h14min

    Flávio muito obrigada pela atenção e pelos conselhos. Vc poderia deixar um contato para o caso de eu precisar dos seus serviços?