Olá, em torno de 12 meses atrás eu, uma amiga e outros milhares prestaram vestibular na UNIFOR (Universidade de Fortaleza), maior universidade particular do estado, estávamos dispostos, nós dois a entrar na universidade, pagar a matrícula e conseguir o FIES no decorrer do semestre. Ficamos então entre os classificáveis e apenas fomos chamados para ser matriculados bem depois da matrícula regular de alunos classificados. No caso dela foi antes das aulas, no meu isso ocorreu depois que as aulas já haviam sido iniciadas. Antes de pensarmos em concorrer para estudarmos na tal universidade, sabiamos das condições que nos eram dadas para que o FIES fosse adquirido lá dentro, segundo anúncios, publicidades, ligações feitas aos responsáveis por matrículas e o financiamento dentro da universidade, as condições básicas informadas e divulgadas eram: vagas limitadas, sem processo de seleção e, após tomarmos conhecimento de como funcionava o processo, que o FIES era disponibilizado durante todo o semestre. Sabendo dessas condições, com exceção da última citada, nosso medo aumentou, pois munidos de uma falta de informação clara da universidade tínhamos em mente que essas vagas fossem distribuídas por simples ordem de chegada para solicitá-las, já que seria o óbvio, e nós teríamos entrado atrasados. Ao entrar descobrimos que não era assim que funcionava, não era vagas na verdade, a universidade contrata um valor limitado do governo para distribuí-lo durante o semestre através dos chamados lotes. O processo se dá da seguinte maneira: você se inscreve no financiamento pelo site do FIES, com os dados básicos, informações de renda, endereço, documentação e informações familiares. Em um dos passos, no momento em que você preenche as informações do curso, número de matricula, valores e porcentagem de financiamento, você só pode avançar para o passo seguinte caso no momento da tentativa de avanço um lote esteja "aberto" pela universidade, sendo assim logicamente teríamos a ideia de que a universidade avisaria data e hora específica para a liberação do lote e os alunos que fossem mais rápidos conseguiriam a verba para financiar seu curso, mas também não era dessa maneira, simplesmente deveríamos aguardar a boa vontade da instituição de aleatoriamente liberar um lote em qualquer horário, em qualquer dia, sob qualquer circunstância. Conseguia aquele com mais sorte, afinal ocorreram duas vezes de eu e a minha amiga e outros centenas de estarmos em horário de aula impossibilitados de estar tentando a sorte nesse sorteio. Tudo bem, perdemos o segundo lote, já que o primeiro havia saído antes de entrarmos, haveria outros e sob palavras do Departamento de Assuntos Estudantos os lotes seriam "liberados o semestre inteiro". Eis que mais um lote vem em horário de aula e mais um. Sendo assim eu não poderia definir como prioridade o financiamento, já que minha formação era mais importante durante o semestre. Foram três lotes dos quais tivemos chances apenas em dois. "Chances". O pior ainda estava por vir, ainda faltando quase três meses de aula no semestre algums cursos sem explicação nenhuma sumiram do sistema do FIES para a UNIFOR, um dos cursos era o da minha amiga, o curso de Direito. A partir dai o transtorno foi maior já que ainda não havíamos conseguido o FIES, o fim do semestre se aproximava, não havíamos pagado nenhuma mensalidade e acumulamos dívidas que não esperávamos pagar até o fim de nossa formação e que não tínhamos no momento condições de pagá-las. A UNIFOR sequer alertou os alunos sobre o ocorrido, coisa que eles não fazem em nada relativo ao FIES, os atendentes não sabem informar nada, não tem autorização e nem sabem as datas dos lotes, quando vai acabar, quantos lotes ainda vão haver. Nesse caso foram alunos que perceberam que o curso não estava na lista da universidsde no sistema do FIES e foi semabas depois que a universidade apenas se pronunciou para quem a procurava, afirmando que o problema seria resolvido e que não seriam mais distribuídos lotes enquanto não fosse resolvido o problema. Esperamos ansiosamente todo o desenrolar, quando finalmente o curso retornou e teoricamente viria o último e salvador lote já nas últimas semanas do semestre, onde nem mesmo as provas finais estavam mais acontecendo, mas infelizmente o lote não veio, a universidsde não se pronunciou e não se importou com nenhuma situação, tendo eu e minha amiga ficado órfãos de nossa formação, simplesmente a espera de um milagre, já que não temos como pagar tais dívidas e a instituição também não colabora na negociação das dívidas, oferecendo pagamentos impossíveis, em prazos e parcelas que não nos permitem pagar. Agora estamos apenas com as mãos no bolso, sentados e esperando, tentando nos mover para voltar a atividade acadêmica. Essa semana entraremos em contato com o Diretório Central de Estudantes da universidade que prometeu ouvir nosso caso e nos ajudar. E antes de qualquer medida precipitada quando se trata de recorrer aos nossos direitos através de outras jurisdições, estamos em busca de esclarecimentos e ajuda de pessoas que entendam do assunto ou que pelo menos já vivenciaram da mesma situação para que possam nos dar uma luz e saber como proceder e se há como proceder de alguma maneira. Por favor, agradeço de coração qualquer que seja a resposta ou até uma mensagem de apoio. Qualquer dúvida sobre a situação estejam livres para me questionar que eu explico caso eu não tenha sido claro. Obrigado pelo espaço e pela ajuda. Abraços.

Respostas

    Ricardo Alexandre

    Ricardo Alexandre Segunda, 23 de fevereiro de 2015, 16h42min

    Triste realidade !!
    O que aconteceu depois ?
    Foram ressarcidas ?