COMO CALCULAR FGTS EM ATRASO?

Como calculo o FGTS em atraso: por exemplo ex-funcionário possui 39 meses de FGTS em aberto. Posso multiplicar o valor do último mês depositado (anterior a demissão) por 39 OU pegar o valor do que seria o atual salário dele mais periculosidade e aplicar 8% e daí X 39 ? Ele foi demitido no início de 2005 e somente agora deseja ter um cálculo para cobrar a empresa. Obrigada.

Respostas

12

• Wagner Santos de Araujo

O cálculo correto mesmo deveria ser feito mês a mês e aplicada a correção. A caixa tem o programa Sefip para isso, mas é trabalhoso. Para ter uma idéia, sugiro pegar o último mês e multiplicar.

Pode ainda pedir um extrato do FGTS na Caixa e ver o que tem depositado.

• José Ivo dos Santos

No caso do empregador não realizar os depositos do fundo de garantia por tempo de serviço do seu empregado, como podemos fazer-lo os calculos?.

Atenciosamente.

José Ivo dos Santos.

• daniela meireles

gostaria de saber como fazer o calculo do fgts nao retirado desde 1988? sendo que o salario era de dez mil quinhentos e vinte cruzeiros e ficou 3 anos, calculo transformado na moeda de hoje? obrigado

• Cláudio

Ana,

Se o empregado deixou a empresa no início de 2005, logo qualquer direito trabalhista, inclusive o FGTS, foi alcançado pela prescrição.
    Apesar da prescrição do FGTS ser trintenária, deve também obedecer a prescrição bienal, ou seja, a ação deve ser proposta dentro de no máximo 2 (dois) anos da demissão.

Daniela,

Basta pedir a CEF que forneça o extrato da referida conta. Este trará o saldo devidamente atualizado.

• ubiraci

Gostaria de saber como calcular e como cobrar o fgts de 1985/86 que não foi depositado nesta época e só apareceu em meu estrato em 2008 porque perguntei a empresa ja que agora ela é obrigada a depositar fgts para poder ter outros benefícios só que ja fazem 24 anos.

• thiago rodrigues de souza e silva

Eu fui demitido em novembro de 2008 e até agora eu não recebi o fgts , e meu salário atual foi 543,00, queria saber como fazer esse calculo de atraso de 3 meses .

• antonio_1

Fiquei desempregado no ano de 2004 e 2005 e nao paguei O FGTS como autonomo, queria saber se posso pagar este dois anos ou nao?

• CINTIA DE MENESES SOUSA

Fui contratada em outubro, é uma empresa de construção civil, o dono era todo enrolado assinou minha carteira com 1500,00, mas pagava mais 1.000,00 por fora, sendo que meu salario era 2.500,00. Em fevereiro ele perdeu os serviços e falou para eu aguardar até depois do carnaval para ver se aparecia serviço, mas como ele estava todo endividado ele não conseguia comprar material, ou seja, ele perdeu o serviço.Ele me dispensou algumas semanas depois que já completou quase três meses, ele me pegou 3.000,00, assinei o livro ontem, com esse três mil eu não sei nem o que ele pagou, fui mandada embora sem justa causa, o meu fgts foi depositado errado, eu não consigo resgatar ,nem13 salario, aviso prévio e rescisão não recebi nenhuma há três meses, fora 900,00 aproximadamente de hora extra.

• WILDEMBERG

Thiago se vocênão recebeu o FGTS na demissão, também não recebeu o Auxílio desemprego, isso é, se ja tinha mais de 6 meses trabalhados e também não recebeu 40% sobre o FGTS, referente a multa paga pelo empregador.
    Você diz meu atual salário, mas se foi demitido o que importa é o último salário recebido, então você receberá sobre o valor depositado na sua conta do FGTS + a multa de 40%, se o empregador não depositou terá que recolher mês a mes com juros de 3% ao mês e tudo acrescido dos 40% lhe deverá ser pago.
    procure um advogado para garantir seus direitos.

• WILDEMBERG

O autônomo não recolhe o FGTS, este é feito pelo empregador. (salvo melhor juízo). afinal o próprio nome diz: FUNDO DE GARANTIA SOBRE TEMPO DE SERVIÇO, você não demitirá a si próprio.