INSCRIÇÃO SINAD - RESPONSABILIDADE CAIXA FEDERAL OU DE QUEM FORNECEU A INFORMAÇÃO ?

Marco Antonio Moresco perguntou Quarta, 20 de novembro de 2002, 19h00min

Cliente teve seu nome cadastrado no SINAD da Caixa Econômica Federal por dívida junto à Credicard S/A. Ocorre que em ação revisional de contrato contra a Administradora de Cartões obteve liminar para suspensão das inscrições negativas. A ação foi julgada procedente em grau de recurso e a liminar confirmada. Cliente ficou sabendo de sua inscrição junto ao SINAD meses após, quando precisou procurar financiamento junto à Caixa Econômica Federal. A ação de indenização por dano moral foi proposta contra a Credicard, e esta em contestação alega a responsabilidade exclusiva da CEF pelo motivo de que o SINAD é um cadastro interno da instituição bancária. Na sua opinião de quem é a responsabilidade pela inscrição negativa ? Da Credicard ou da CEF ?

Respostas

4

  • Márjorie Leão

    Márjorie Leão

    Penso que a ação deve ser movida contra a CEF, no Juizado Federal, onde as indenizações estão variando de 20 a 30 SLM por inclusão indevida em negativação.
    Márjorie Leão.
    Advogada.

  • MIGUEL CAVALCANTI

    MIGUEL CAVALCANTI

    Estou desabilitado no "programa minha casa" do Governo do Estado de Pernambuco, segundo os responsáveis por estar negativado no SINAD, SPC e SERASA, e conforme me consta, não tenho nenhuma dessas restrições. Devo acionar contra qual (is) instituição (ões) ?
    Eles declaram a minha desabilitação por escrito em site do próprio governo (Portal do Servidor), como podem fazer isso ?

  • Maria Ines Massote Chiste

    Maria Ines Massote Chiste

    A responsabilidade cabe a quem não excluiu os dados do devedor após o pagamento da divida .Uma vez quitado a dívida com a empresa , a mesma tem por obrigação retirar o nome e cpf em até 5 dias dos orgãos de restriçao de credito, como SERASA E SPC Cabe a caixa atualizar imediatamente o SINAD. Tem que se saber se a Caixa não mantem atualizado ou se a Credicard nao retirou...