Cliente teve seu nome cadastrado no SINAD da Caixa Econômica Federal por dívida junto à Credicard S/A. Ocorre que em ação revisional de contrato contra a Administradora de Cartões obteve liminar para suspensão das inscrições negativas. A ação foi julgada procedente em grau de recurso e a liminar confirmada. Cliente ficou sabendo de sua inscrição junto ao SINAD meses após, quando precisou procurar financiamento junto à Caixa Econômica Federal. A ação de indenização por dano moral foi proposta contra a Credicard, e esta em contestação alega a responsabilidade exclusiva da CEF pelo motivo de que o SINAD é um cadastro interno da instituição bancária. Na sua opinião de quem é a responsabilidade pela inscrição negativa ? Da Credicard ou da CEF ?

Respostas

    M

    Márjorie Leão Terça, 26 de novembro de 2002, 19h38min

    Penso que a ação deve ser movida contra a CEF, no Juizado Federal, onde as indenizações estão variando de 20 a 30 SLM por inclusão indevida em negativação.
    Márjorie Leão.
    Advogada.

    M

    MIGUEL CAVALCANTI Sexta, 26 de dezembro de 2008, 15h34min

    Estou desabilitado no "programa minha casa" do Governo do Estado de Pernambuco, segundo os responsáveis por estar negativado no SINAD, SPC e SERASA, e conforme me consta, não tenho nenhuma dessas restrições. Devo acionar contra qual (is) instituição (ões) ?
    Eles declaram a minha desabilitação por escrito em site do próprio governo (Portal do Servidor), como podem fazer isso ?

    N

    natal ramos Quinta, 30 de junho de 2011, 13h23min

    Acredito que a ação deva ser contra a caixa economica federal, por responsabilidade contratual.

    M

    Maria Ines Massote Chiste Quarta, 02 de abril de 2014, 16h06min

    A responsabilidade cabe a quem não excluiu os dados do devedor após o pagamento da divida .Uma vez quitado a dívida com a empresa , a mesma tem por obrigação retirar o nome e cpf em até 5 dias dos orgãos de restriçao de credito, como SERASA E SPC Cabe a caixa atualizar imediatamente o SINAD. Tem que se saber se a Caixa não mantem atualizado ou se a Credicard nao retirou...

    Carla Willrich

    Carla Willrich Quinta, 25 de dezembro de 2014, 17h12min

    Fiz um parcelamento do meu cartão da caixa, fazem mais que 30 dias e meu nome ainda consta no SINAD , ja tive várias vezes na cef mais não adianta de nada, me dizem q tenho q ligar no 0800 do cartão, mais no 0800 não consta nada segundo eles.. como deve proceder num caso assim? preciso abrir conta em banco e pegar cheque e não consigo ...

    R

    Rejane Jesus de Almeida Segunda, 20 de julho de 2015, 9h23min

    GOSTARIA DE SABER QUANDO EU SOLICITEI O FIES NÃO ,JÁ ESTAVA MEU NOME COM RESTRIÇÕES CONSEGUIR O FIES ESTUDEI 4 SEMESTRE , QUANDO CHEGOU NO QUINTO SEMESTRE DE 2014.2 NÃO CONSEGUIR REALIZAR O ADITAMENTO, TEVE REALIZAR A SUSPENSÃO FICANDO COM A DIVIDA COM A FACULDADE. QUANTO FUI REALIZAR O ADITAMENTO DO SEMESTRE DE 2015.1 NÃO CONSEGUIR PORQUE ESTÁ CONSTANDO RESTRIÇÕES NO SERASA ,NINAD E CADIM É CORRETO .

  • -1
    C

    caroline Segunda, 10 de agosto de 2015, 11h03min

    Fiz o pagamento de um valor para sair do serasa a mais de 72hs úteis, desta forma, fui até o representante do Serasa para tirar um comprovante de nada consta, retirei e não havia mais nenhuma pendência, visto que minha preocupação é com a caixa, pois estou com a intenção de um financiamento imobiliário, mas a caixa me diz que ainda consta a informação da pendência junto ao SPC e que tenho que aguardar, pois o sistema se atualiza automaticamente, o que faço?