Olá, tenho uma dúvida, a casa onde vivo é da minha família e foi comprada pelo meu avô materno, minha mãe diz que a casa para ser vendida há de fazer inventário, porém já li que um bem tem que ser inventariado quando o proprietário não deixa em herança ou em testamento. Ela diz que nunca viu um testamento, porém na certidão de óbito dele, diz que ele deixou um testamento, ela é filha única e ele em vida já dizia que deixaria esta casa no nome dos netos. Enfim, gostaria de regularizar esta situação, será que há como eu investigar onde está esse testamento indo no suposto cartório onde ele poderia ter deixado, ou algo do tipo? Para transferir o nome e assim poder vender a casa com a documentação regularizada. Agradeço desde já.

Respostas

    P

    PAULO DOS REIS 68490/MG Segunda, 26 de janeiro de 2015, 8h32min

    Se na certidão de óbito consta que ele deixou testamento, então deve ser localizado tal testamento,nos Cartórios, e após sua localização, fazer o inventário, para transferir a casa para quem foi indicado no testamento

    Ana Rosa Lima Loureiro de Amorim

    Ana Rosa Lima Loureiro de Amorim Segunda, 26 de janeiro de 2015, 9h16min

    Bom dia Ilana
    Faça uma pesquisa nos cartórios de registro e distribuição de sua cidade. Se você for RJ, aqui 5º e 6º distribuidores.
    Localizado , você tem dois caminhos, para isto terá que contratar advogado:
    a) Entrar na justiça cumprir o Testamento;
    b) Se contestar, abrir um inventário.
    Sugiro, que faça o inventario. Se sua mãe tiver irmãos, o imóvel inventariado, terá que pagar multa se foi aberto ,após 60 dias do óbito do seu avô.
    As despesas com inventário além das certidões, inclui o ITBI, ao término a averbação no RGI. Caso queira vender, antes da conclusão do inventário, é necessário, que se faça um escritura de cessão de direitos hereditários com a anuência de todos os herdeiros. Cada herdeiro será indenizado com a venda do imóvel (sua mãe e seus tios).