Eu trabalhei por 1 ano na empresa e engravidei, daí ela disse que não poderia assinar minha carteira e que me pagaria o auxilio em dinheiro na mão, como um direito. Eu tive minha filha no final do mês de janeiro, porém já estou de licença desde o final do mês de dezembro. Porém ela não está me pagando e agora deu baixa no CNPJ da empresa. O que devo fazer?

Respostas

    D

    Desconhecido Sexta, 27 de fevereiro de 2015, 15h55min

    Não ficou claro:,Você foi registrada quando entrou na empresa e a empregadora só não deu baixa nesse registro, ao final, ou você nem foi registrada?

    Este assunto do pagamento da gestante no encerramento da empresa tem divergências, já houve entendimento de que se a empresa está fechando, não precisaria pagar o período de estabilidade.

    Contudo, há posição a favor de que a empresa pague a esta funcionaria todo o período de licença maternidade e também o período de estabilidade.

    O que ocorre é que, se esta empregadora não quiser mesmo lhe pagar amigavelmente, você pode procurar um advogado, processar a empresa e como ela está se encerrando, poderá direcionar sua cobrança para os sócios da empresa.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 27 de fevereiro de 2015, 16h18min

    Se vc tiver como provar que trabalhou para ela vc poderá levar sua causa a justiça.

    ?

    Desconhecido Sexta, 27 de fevereiro de 2015, 16h25min

    eu não fui registrada.
    Ela ia me pagar "amigavelmente", mas não fez isso.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 27 de fevereiro de 2015, 16h38min

    Ainda assim, vc tem como provar que trabalhou determinado periodo para ela????

    ?

    Desconhecido Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 7h25min

    Tenho sim. Tenho testemunhas (inclusive clientes da loja).
    Também tinha acesso ao e-mail da empresa, pois era eu quem enviava e recebia os e-mails.
    E a loja tinha monitoramento 24h por câmeras, que com certeza vai mostrar os registros diários da minha chegada ás 8:00 e saída as 17:00.
    Acho que esses indícios ajudarão bastante, né?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 21h38min

    "Tenho sim. Tenho testemunhas (inclusive clientes da loja)."
    R: Se vc tem o endereço deles para que eles possam ser chamados pelo juiz, que garantia vc tem de que eles irão confirmar que vc lá trabalhava??? Eles podem dizer ao juiz que não se lembram.

    "Também tinha acesso ao e-mail da empresa, pois era eu quem enviava e recebia os e-mails."
    R: Vc tem cópia desses emails?? Vc por acaso chegou a registrá-los no cartório para dar fé publica da integridade das mensagens?

    "E a loja tinha monitoramento 24h por câmeras, que com certeza vai mostrar os registros diários da minha chegada ás 8:00 e saída as 17:00."
    R: Vc tem 100% de certeza que eles gravavam o monitoramente diariamente, mantendo o de algum o dia em que vc ficou lá trabalhando???

    Acho que esses indícios ajudarão bastante, né?
    R: Bem pouco, para não dizer sem consistências.

    D

    Desconhecido Domingo, 01 de março de 2015, 9h34min

    Talita,

    Procure um bom advogado, pois se vc trabalhou um ano para esta pessoa você tem direitos e devem ser respeitados.
    Não creio que sejam inúteis estas possíveis provas que você tem.
    Mesmo porque as testemunhas têm o dever de comparecer em juízo.
    Você precisa ter mais de uma forma de comprovar que trabalhou lá, pois de fato a testemunha pode dizer que não sabe nada, mentir, e ia ela não te ajuda.

    Outra coisa: como a sua patroa te pagava? Em dinheiro? Se ela depositava na sua conta, é uma forma de provar...

    Mas repito, procure um advogado que esteja interessado em defender seus interesses e ele, analisando tudo o que você tem, vai buscar uma forma de ter êxito no seu caso.