Rafael F Solano Domingo, 01 de março de 2015, 22h08min

    Vc nao entra com processo algum, vc é menor de idade.

    Sua tia é que se quiser deve procurar a justiça e disputar sua guarda.

    Gabriela Ribeiro

    Gabriela Ribeiro Terça, 03 de março de 2015, 18h23min

    Sim o porem é que eu não me favoreço mais no local onde moro. E minha tia me aceita.

    R

    Rafael F Solano Terça, 03 de março de 2015, 20h05min

    Vc não se favorece???? Mas estar sob a guarda de pai ou de mãe não é mesmo para lhe favorecer, é para vc ser zelada, alimentada e abrigada, só isso, o que vier além de positivo será lucro.

    Estude uma profissão, arrume um emprego que lhe sustente, e aos 16 anos procure a justiça para se emancipar, vc estará às suas próprias custas!!

    R

    Rafael F Solano Terça, 03 de março de 2015, 20h06min

    O fato de sua tia requerer sua guarda não quer dizer que a justiça irá concedê-la, é necessário que haja forte motivo para tirar a guarda de sua mãe.

    Gabriela Ribeiro

    Gabriela Ribeiro Terça, 03 de março de 2015, 20h42min

    E se eu simplesmente ir morar com minha tia' onque poderá acontecer'? Será errado dessa forma'?

    R

    Rafael F Solano Terça, 03 de março de 2015, 22h01min

    Se fosse simples assim para que iriam inventar a guarda e o processo judicial????

    Se vc fugir de casa seu guardião (pai e mãe) pode mandar a policia te buscar no arrasto, e ainda sobraria para a sua "tia".

    Gabriela Ribeiro

    Gabriela Ribeiro Quinta, 05 de março de 2015, 18h30min

    Sim mais eu não moro com meu pai acho que ele também tem a minha guarda né'? Então se eu pedir pra ele passar a guarda pra minha Tia será que tem essa possíbilidade'?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 05 de março de 2015, 18h51min

    Não, Gabriela, não é assim. Para seu pai passar sua guarda a sua tia, primeiro sua tia tem de querer, segundo, sua mãe tem de concordar.

    Vc não sabe se sua mãe tem sua guarda judicial??? Se ela tiver, seu pai não tem sua guarda, quer dizer, nem para a casa dele vc pode ir.

    Se sua situação é desesperadora de fato, sofrendo maus tratos, vc pode denunciar ao Conselho Tutelar. Se vc não sofre maus tratos, é apenas contrariada em suas vontades, aproveite então, pois a vida jamais irá lhe satisfazer, vc será o tempo todo contrariada. Logo logo vc terá 18 anos e se agir como criancinha vão lhe ver como retardada mental, e vc não quer isso, certo?? Então, procure amadurecer, force-se a isso.

    Gabriela Ribeiro

    Gabriela Ribeiro Quinta, 05 de março de 2015, 22h29min Editado

    Bom não tenho coragem de denuncia-la. Só que na minha casa mora muitas pessoas. E falados da própria boca deles que não gostam de mim. E eles fazem vários os desaforos. Então eu também não tenho a minha privacidade. E é muito diferente os meus familiares não fazerem minhas vontades entendo quando não fazem mas é muito desaforo. :/

    R

    Rafael F Solano Quinta, 05 de março de 2015, 23h34min

    Se fosse denuncia-la seria pelo que??? Por que moram na sua casa várias pessoas???

    Vc não tem privacidade como?? Não tem 1 quarto só para vc? Ao menos no banheiro vc tem privacidade, não é?? Então, está ótimo.

    COnviver com pessoas que deixam claro não gostar de vc não é maus tratos, é sinceridade. No mundo a maioria das pessoas não vai gostar de vc, mesmo que lhe sorriam, que pareçam ser tão simpáticas!!!

    Aproveite e desenvolva sua capacidade de sobrevivência. A vida está te dando curso intensivo e vc está desprezando. O banco da vida não é estofado, é beeem duro, se acostume a ele, assim, quando conquistar sua almofada poderá gozar a vontade deste conforto.

    Receber destrato de pessoas na sua casa, que comem de sua comida, é sim, muito desaforo. Mas, vc não está na sua casa, e eles não comem da sua comida. Assim, não há porque vc se incomodar e se sentir desaforada.

    Kimberlly Freire

    Kimberlly Freire Domingo, 17 de julho de 2016, 3h31min

    Passo pelo menos desejo que o seu. Tenho 15 anos também e quero ir morar com a minha tia.
    No meu caso acontece que eu não aguento conviver mais com a minha mãe. Ela junto comigo e minha irmã moramos de favor na casa da minha avó, dentro da minha casa não tem união, é todo dia uma discussão por qualquer coisa. Desde de pequena aos 7/8 anos de idade eu saia da minha casa para ir arrumar a casa da minha madrinha e até mesmo de outras pessoas para ganhar dinheiro, para que assim eu pudesse comprar meus mimos e comprar o lanche da escola. Minha mãe trabalha, só que sustenta eu, minha irmã e a neta dela, e paga as contas, não sobra dinheiro para comprar as coisas que peço, mas isso porque ela fica comprando coisas sem necessidades. Desde pequena eu trabalho, e não acho isso certo, eu ter que trabalhar para comprar as coisas que quero sendo que nem idade para trabalhar eu tenho. Minha mãe briga comigo para eu trabalhar, só que eu não quero e não irei mais, estou cansada de viver assim; não está no momento de ir atrás de um serviço, tenho meus estudos para me empenhar e sábado é dia de descanso e domingo dia de revisar as matérias. Ela me ameaça de me bater e já me bateu com várias coisas, hj mesmo ia tacando a panela em minha cabeça, foi que eu sai para ela não fazer isso, ela está me deixando fora de mim, eu já pensei em me matar de tanta magoa que ela me deixa. Todos na minha casa brigam e discutem comigo e eu já não tenho paciência para discussões, se eu não sair daqui, e arriscado eu fazer qualquer loucura. Apontando também o fato de eu ter um pai que ela proíbe eu ver ele, proibi eu ir visitar meus avós, isso não tá certos pois eles são minha família também. Quero dizer aqui também outro motivo por eu quero ir morar com minha tia,ela diz que eu já tenho idade para cuidar de mim, é realmente ela tá certa, eu sei me cuidar muito bem, e também por existir perigo onde eu moro..eu já fui abusada em questão de palavras, tentaram me estrupar duas vezes, dois homens tentaram fazer isso comigo, mais como eu sei me cuidar "sozinha" eu mesma os denunciei e não contei para ninguém para que minha imagem não ficasse suja, mais hj ainda tenho medo deles voltarem, pois eles virão até a mim depois. Eu quero sair de casa, será que eu posso? Corro perigo, a minha mãe me magoa e me tira do serio ao ponto de loucura. A minha tia me aceita, se eu for mesmo para lá morar com ela, até completar meus 16 anos para eu me torna dona de mim e viver as minhas custas. Será que se eu pedir uma autorização ao meu Pai para que eu possa viajar até a cidade onde minha tia mora ele pode dar? Com as minhas documentações e a autorização eu posso viajar sozinha?
    Espero uma resposta concreta e sem sermões, por favor! Obrigada desde já.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 18 de julho de 2016, 17h22min

    Se dedique a aprender uma profissão, existem cursos no Senai, Senac e etc, vc consegue um trabalho como menor aprendiz, e quando completar 16 anos pode conseguir um emprego fixo em tempo integral, com isso vc pode recorrer a defensoria publica e pedir sua emancipação judicial, então poderá ir morar com tia ou sozinha.

    Quanto a : " tentaram me estrupar duas vezes, dois homens tentaram fazer isso comigo, mais como eu sei me cuidar "sozinha" eu mesma os denunciei e não contei para ninguém para que minha imagem não ficasse suja, mais hj ainda tenho medo deles voltarem, pois eles virão até a mim depois"

    Vc pode buscar o conselho tutelar e com base nisso pedir ajuda para convencer sua mãe a autorizar que vc vá ficar com sua tia, mas não deixe de se matricular num curso profissionalizante e tentar um contrato como menor aprendiz, isso dará a vc uma imagem de maior seriedade. Boa sorte!!

    R

    Rafael F Solano Segunda, 18 de julho de 2016, 17h25min

    Quanto a: " até completar meus 16 anos para eu me torna dona de mim e viver as minhas custas."

    Aos 16 anos vc ainda será menor de idade, só não será total incapaz, mas estará de qualquer forma sob a tutela de seus pais, especialmente de sua mãe caso ela tenha a guarda judicial dos filhos. Portanto, vc ainda não será dona de seu nariz, por isso vc tem de ter uma profissão e um emprego, e este emprego sua tia, se conseguir sua guarda provisória, poderá autorizar ou vc dependerá de sua mãe para isso, pois menor de 18 não pode contratar sem a intervenção de um representante legal.

    L

    Luisa Segunda, 15 de agosto de 2016, 10h21min

    Tenho16 Anos Estou Terminando Meus Estudos Esse Ano , Faço Curso e Trabalho Como Menor Aprendiz , Gostaria De Saber Se Posso Me Emancipar Para Morar Com Minha Tia , Pois Não Aguento Mais Morar Com Minha Mãe

    R

    Rafael F Solano Segunda, 15 de agosto de 2016, 22h16min

    Somente como menor aprendiz vc não consegue sua emancipação, precisa estar em trabalho em tempo integral e que pague salário que a sustente.

    L

    larissa Quinta, 25 de agosto de 2016, 17h18min

    Tenho 16 anos, meus pais vieram para os eua, ficar um tempo na casa da minha tia, e eles deixaram eu ficar aqui para estudar, mas acontece que agora eu preciso que minha tinha tenha a minha guarda para que eu possa ter documentação aqui, a minha tia me ofereçe estudo muito melhor.. mas meus pais não concordam mais, e eles voltaram para o brasil.. e eu estou morando com a minha tia. Se meus pais não quiserem ir a audiência oque pode acontecer? qual a probalidade do juiz passar minha guarda para minha tia baseado nos fatos

    Miih Oliveira

    Miih Oliveira Quinta, 20 de outubro de 2016, 15h54min

    Eu moro com minha mãe , minha mãe é separada do meu pai e meu padrasto é muito ruim pra mim ele pega muito no meu pé eu não aguento mais isso minha mãe não fala nada eu sou humilhada também isso é muito ruim é sou maltratada e quando minha mãe vai fala com ele , ele a ameaça também é eu quero ir morar com minha tia

    R

    Rafael F Solano Quinta, 20 de outubro de 2016, 16h31min

    De que modo ele pega no seu pé?? Cobra vc de ajudar na arrumação e limpeza de casa?? Cobra vc estudar, fazer o dever de casa?? Implica com namorados, controla seus horários???

    Que tipo de maus tratos, afinal, o padrasto pratica??

    Que ameaça ele faz a sua mãe????