Tenho um filho de 5 anos, e desde o nascimento dele moro com meus pais. Tendo estes assumido as despesas financeiras e a educação (esta juntamente comigo). O pai permanece ausente, e não mostra interesse em modificar a situação, depositando somente 200,00/mês e ameaçando que caso entre com pedido de pensão regularizada o mesmo tomaria a guarda, afirmando que eu como mãe não possuo recursos para criar (Estou desempregada, e de fato não possuo condições de sustento do meu filho). Existe a possibilidade de passar a guarda para os avós maternos, que sempre supriram as necessidades afetivas, eduacacionais e financeiras?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 03 de março de 2015, 11h02min

    Ele só ameaça, a justificativa dele não basta para tirar de vc a guarda, pois a criança está amparada pelos avós.

    Para passar a guarda de seu filho o pai dele terá de ser consultado pois é dele a preferência.

    ?

    Desconhecido Terça, 03 de março de 2015, 11h08min

    Rafael, caso ele concorde - pois não teria a obrigação de efetuar o pagamento minimo que faz esporadicamente, seria possível passar a guarda?

    R

    Rafael F Solano Terça, 03 de março de 2015, 11h38min

    A pensão é direito da criança, nenhum dos adultos pode decidir declinar dela. Como a pensão não é judicial o pai terá de confiar na palavra de honra de vc e de seus pais na promessa de nunca requerer a pensão na justiça.