Bom Dia,

O caso é o seguinte, a empresa fez um pagamento de bônus referente à Dezembro, um 14º salário pelo atingimento de metas, esse pagamento foi feito em fevereiro, mas o montante depositado foi integral sem descontos do IR, agora a empresa descontou no pagamento do final de fevereiro os valores(INSS,IR,VT,VR, etc.) de fevereiro + os valores do bônus, algumas pessoas simplesmente não receberam nada no final de fevereiro e algumas ainda terão mais descontos na quinzena de março que geralmente corresponde à 50% do salário bruto

Só que a empresa só avisou que iria descontar o IR do bônus depois de ter pago o bônus, 5 dias antes do pagamento do fim do mês de fevereiro, e só avisou ontem (04/03/2015) as pessoas que terão sua quinzena de março descontada

Perguntas: - quais os descontos que entram em pagamentos desse gênero ( bônus)? - A empresa pode descontar todo um salário a ponto de a pessoa não receber nada? - A empresa não deveria ter avisado sobre o fato de não descontar o IR, antes de depositar o bônus? - existe algo de errado nessa conduta da empresa?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 05 de março de 2015, 11h37min

    Não precisa de aviso prévio visto que é obrigação do cidadão saber de suas obrigações perante o fisco, como no caso de incidir IR sobre o Bônus que ultrapassar a faixa de isento.

    Não houve nada de errado na conduta da empresa.