Quero entrar com um pedido de guarda compartilhada com meu filho de 13 anos, quanto tempo ira demorar? Após isso terei autonomia de decidir atividades para ele fazer sendo paga com o dinheiro da pensao?

Respostas

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 27 de março de 2015, 15h33min

    Com o dinheiro da pensão eu não sei... mas com o seu, com certeza.

    Eu to num q já está em 18 meses.... várias etapas já se passaram

    M

    Mãe s2 Sexta, 27 de março de 2015, 16h31min

    Pai Gente Fina, entramos agora com o pedido... quais são as etapas?? Como funciona??

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 27 de março de 2015, 17h08min

    Peticição inicial, a parte ré vai ser citada, apresentar a réplica, o juiz vai analisar, mandar para o MP emitir parecer, vai arrolar provas e testemunhas, vai verificar se alguém anexou mais alguma coisa no processo, e marcar audiência de conciliação, caso não haja sucesso, mais cargas no proceso, depois mandar realizar estudo psicossocial, sanear o processo e só aí instrução e julgamento.

    S

    Sandro Sábado, 28 de março de 2015, 13h32min

    Poxa com a nova lei deveria ser menos democratico!

    Marina

    Marina Sábado, 28 de março de 2015, 14h18min

    Pai gente fina... Na audiência de conciliação a mãe de seu filho não aceitou a guarda compartilhada? Seu divórcio já saiu? Meu namorado está com audiência marcada para junho... Para divórcio, partilha, guarda e regulamentação de convivência minima ( eu inventei esse termo de regulamentação de convivência minima... Pq a ex dele não entende nada direito... Acha q o pai só vê o filho no q está escrito ali... Algo diferente disso eh só a vontade dela... Achei q nessa etapa acabaria!

    R

    Rafael F Solano Sábado, 28 de março de 2015, 20h25min

    Sandro, nada e automático. A justiça precisa analisar cada situação que envolve a criança, eles tem de garantir o que será melhor para a criança, e como não vivemos num mundo de faz de conta, no paraíso, onde não existiriam pessoas más, pais e mães que prejudicam aos próprios filhos, a justiça deve agir com cuidado para não colocar a criança numa situação que seira ruim para ela.

    Guarda de filho não é uma questão de direitos dos adultos, mas sim, dos direitos da criança.

    P

    Pai Gente Fina Sábado, 28 de março de 2015, 23h42min

    Ela não quis acordo, a conciliadora também não tentou costurar nenhum acordo.

    Eu nunca fui casado com ela, éramos namorados, como ela morava com o pai e sou amigo do pai dela, sempre consegui ver meu filho. Depois q ela saiu de casa eh q ficou meio ruim..

    Mas após as conversas com a assistente social a coisa evoluiu bastante. Ele está dormindo comigo 2x na semana, além dos fds alternados, estudando na escola q eu matriculei e voltou ao curso de inglês...

    A assistente social foi muito legal em costurar uma espécie de pré-acordo e deixá-la ciente que a GC dificilmente seria negada.

    Marina

    Marina Domingo, 29 de março de 2015, 11h45min

    Entendi... Vamos esperar e ver como será conduzido o dele...
    Esse fds ele está conosco. Mas as vezes parece q ela fala um monte de coisa no ouvidinho dele...
    Sei q não temos o menor controle sobre o q ela fala lá... Mas eh difícil muitas vezes... Enfim! Rezar...

    mãe

    mãe Domingo, 29 de março de 2015, 20h56min

    Pai gente fina,
    O jeito como está agora, é o que vc quer (Dormir dois dias e os fds alternados)?

    P

    Pai Gente Fina Domingo, 29 de março de 2015, 23h38min

    Eh bem próximo do que quero.... feriados alternados, metade das férias e fds alternados eu já tinha.

    Agora fica mais equilibrado.

    Na sexta-feira ele dorme na casa de quem passará o fds, ou seja, na práfica, dependendo da semana ele dorme de 2 a 3 dias aqui, sem contar os fds alternados.

    Falta matriculá-lo em um esporte...

    P

    Pai Gente Fina Terça, 31 de março de 2015, 10h06min

    Quero a guarda compartilhada de fato, no papel, para não depender da boa vontade da mãe para conviver e educar o meu filho.

    mãe

    mãe Quinta, 02 de abril de 2015, 11h06min

    Você falou "bem próximo do que quero", achei que queria mais coisas :)

    P

    Pai Gente Fina Quinta, 02 de abril de 2015, 11h28min

    Sim... quero não depender da boa vontade da mãe.

    Hoje está assim, mas se amanhã ela cismar de engessar, tirá-lo do curso de inglês (como ela já fez) proibir de dormir comigo durante a semana (como ela já fez), eu fico de mãos atadas.

    Ele quer fazer aula de música e a mãe não quer que faça... e aí?

    Coloquei moleque para fazer provas para colégios federais, e ela acha q ele deveria continuar na escolinha municipal a mercê do fraco ensino e greves... e ai??

    Eu quero garantia de ter, também, voz ativa no processo de educação e formação do meu filho.

    M

    Mãe s2 Quinta, 02 de abril de 2015, 14h15min

    Hoje vendo o processo de pedido de guarda compartilhada do meu esposo tinha o seguinte pedido da promotoria:

    MMª JUÍZA,
    Para a análise do pedido liminar de guarda compartilhada da menor, requeiro a realização de
    avaliação social com as partes e a menor.
    Requeiro, outrossim, a citação.

    Imagino que agora pode ser que comece essa avaliação. Alguem que tenha experiência e já passou ou conhece alguem que passou por isso, poderia explicar como funciona??

    Obrigada!!! =)

    P

    Pai Gente Fina Quinta, 02 de abril de 2015, 14h33min

    A Assistente social marca entrevistas com ambos os pais individualmente, pode também conversar com a criança e até visitar os lares.

    Foi muuuuito tranquilo, ao menos no meu caso.

  • -1
    Edson Rodrigo Lopes

    Edson Rodrigo Lopes Quarta, 02 de setembro de 2015, 16h46min

    Pai gente Fina, e como foi a audiência de conciliação, instrução e julgamento ? em qual parte saiu a sua ?

    L

    Larissa Terça, 10 de maio de 2016, 16h08min

    Quanto dias leva p uma audiencia para guarda de filho meu ex entrou n justica p tira a guuarda de mim ja faz um mes q n vejo meu filho quanto tempo demora isso

    R

    Rafael F Solano Terça, 10 de maio de 2016, 19h40min

    Procure a defensoria publica e peça a garantia do direito da criança a manter o convivio com vc, peça por liminar o direito da visita.