uma empresa de são paulo pegou copia dos meus documentos e carteiras originais de trabalho a 28 dias e não me fixou ainda , já perdi uma oportunidade de trabalho por conta disso e estou com outra em vista e eles não me devolveram ainda. que devo fazer.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 31 de março de 2015, 0h04min

    Exija a devolução, explique seus problemas, peça definição imediata, avise que reter sua documentação pode gerar indenização.

    Jose Hamilton Moreira de Oliveira

    Jose Hamilton Moreira de Oliveira Terça, 31 de março de 2015, 7h50min

    já exigi pedi por varias vezes quase todo o dia depôs dos 15 dias mais ate agora não devolveram, só falam que não tem previsão.

    R

    Rafael F Solano Terça, 31 de março de 2015, 18h44min

    Eles tem previsão sim!! Avise que se não devolverem vc irá exigir dano moral na justiça

    Reter seus documentos representa ato ilícito e gera a presunção do dano, visto que o prejuízo, nesta hipótese, independe de prova, além dos pressupostos de responsabilidade civil previstos no art. 186 do CC.
    A mora na devolução da CTPS do empregado o sujeita à discriminação no mercado de trabalho, fato capaz de causar-lhe prejuízos de ordem social e econômica, bem como de atentar contra a sua dignidade, nos termos do art. 5º, inciso X, da CF. Comprovado o ato ilícito, o empregado faz jus à quantia indenizatória, a título de danos extrapatrimoniais, prevista no art. 927 do CC.

    CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
    Institui o Código Civil .
    Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

    CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
    Institui o Código Civil.
    Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.
    Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

    RETENÇÃO DA CTPS - TST :
    O relator, ministro Emmanoel Pereira, deu provimento ao agravo e acolheu a pretensão da viúva para restabelecer a sentença em relação ao dano moral. Para ele, ficou demonstrado que a empresa "agiu com culpa, causando danos à família do trabalhador, que somente obteve a CTPS após intervenção judicial".
    O ministro explicou que o empregador tem o dever de devolver a CTPS ao empregado em até 48 horas da contratação, com as devidas anotações. Se assim não o fizer, cometerá ato ilícito e terá que pagar indenização à vítima, bem como multa aplicada pelo Ministério do Trabalho, nos termos dos artigos 29 e 53 da CLT.
    Com relação aos danos materiais, a Turma não deferiu a indenização, já que, como a empresa manteve o pagamento dos salários do empregado desde o seu desaparecimento, não ficou demonstrado prejuízo material.
    A decisão foi unânime.
    (Letícia Tunholi/RA)
    Processo: RR-98400-51.2009.5.08.0013

    Precedente Normativo 98:
    "Será devida ao empregado a indenização correspondente a 1 (um) dia de salário, por dia de atraso, pela retenção de sua carteira profissional após o prazo de 48 horas."
    O empregador que realizar anotações desabonadoras na CTPS estará sujeito a reparar o empregado por danos morais, dependendo da gravidade das anotações ou da prática discriminatória caracterizada pela intenção de causar dano ou constrangimento ao mesmo.
    Não obstante, mesmo não sendo caracterizado o dano moral a anotação desabonadora, a falta de anotação, o extravio ou a inutilização da CTPS submeterá o empregador ao pagamento de multa prevista nos arts. 49 a 56 da CLT.
    Nota: a multa de um dia de salário por dia de atraso não isenta o empregador da multa administrativa que pode ser aplicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego por conta de uma fiscalização, consoante o que dispõe o art. 53 da CLT.

    R

    Rafael F Solano Terça, 31 de março de 2015, 18h47min

    Copie os artigos (186 e 927) do Código Civil, a decisão do TST quanto a retensão da CTPS, e o Precedente Normativo Nº 98. Tire cópia e mande para esses idiotas de seu ex futuro patrão.

    E mais esta aqui: LEI Nº 5.553, DE 6 DE DEZEMBRO DE 1968.

    Dispõe sobre a apresentação e uso de documentos de identificação pessoal.
    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1º A nenhuma pessoa física, bem como a nenhuma pessoa jurídica, de direito público ou de direito privado, é lícito reter qualquer documento de identificação pessoal, ainda que apresentado por fotocópia autenticada ou pública-forma, inclusive comprovante de quitação com o serviço militar, título de eleitor, carteira profissional, certidão de registro de nascimento, certidão de casamento, comprovante de naturalização e carteira de identidade de estrangeiro.

    Art. 2º Quando, para a realização de determinado ato, for exigida a apresentação de documento de identificação, a pessoa que fizer a exigência fará extrair, no prazo de até 5 (cinco) dias, os dados que interessarem devolvendo em seguida o documento ao seu exibidor.

    § 1º - Além do prazo previsto neste artigo, somente por ordem judicial poderá ser retirado qualquer documento de identificação pessoal. (Renumerado pela Lei nº 9.453, de 20/03/97)

    § 2º - Quando o documento de identidade for indispensável para a entrada de pessoa em órgãos públicos ou particulares, serão seus dados anotados no ato e devolvido o documento imediatamente ao interessado. (Incluído pela Lei nº 9.453, de 20/03/97)

    Art. 3º Constitui contravenção penal, punível com pena de prisão simples de 1 (um) a 3 (três) meses ou multa de NCR$ 0,50 (cinqüenta centavos) a NCR$ 3,00 (três cruzeiros novos), a retenção de qualquer documento a que se refere esta Lei.

    Parágrafo único. Quando a infração for praticada por preposto ou agente de pessoa jurídica, considerar-se-á responsável quem houver ordenado o ato que ensejou a retenção, a menos que haja , pelo executante, desobediência ou inobservância de ordens ou instruções expressas, quando, então, será este o infrator.

    Art. 4º O Poder Executivo regulamentará a presente Lei dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua publicação.

    Art. 5º Revogam-se as disposições em contrário.

    Brasília, 6 de dezembro de 1968; 147º da Independência e 80º da República.

    G

    GILMAR RAFAEL 142301/MG Segunda, 23 de janeiro de 2017, 11h10min

    Boa Tarde.
    Pelo que entendi o que ficou retido não foi documentos e sim cópias dos documentos. Quanto a isso não tem nenhum problemas. Visto que a Lei 5553 trata de documentos ou cópias AUTENTICADAS.