Olá.

Cadastrei minha mãe no INSS como autônomo, ela vende roupas e gostaria de abrir uma MEI para obter acesso a alguns benefícios que uma pessoas autônomo não tem.

Bom a minha pergunta é se há como modificar ou cancelar a contribuição como autônomo e começar a pagar o INSS como MEI, visto que não tem como ela arcar com as duas despesas.

Obrigado.

Respostas

    A

    Armando Segunda, 04 de maio de 2015, 22h38min Editado

    Douglas Cândido da Silva//
    Para Vc pensar e escolher
    Sua mãe está cadastrada como CI-Contribuinte Individual(autônoma) Código 1163 recolhe 11% sobre o máximo de R$788,00 = R$86,68 mas, só pode aposentar com 60 anos de idade e no mínimo 15 anos de contribuição e a aposentadoria será de 1 salário mínimo da época da aposentadoria.
    Poderá dar baixa na inscrição como autônoma e começar a recolher como MEI. Irá contribuir com 5% sobre também o máximo de R$788,00 = R$39,40. Terá direito a se aposentar com 60 anos
    de idade e no mínimo 15 anos de contribuição.Aposentadoria será também de 1 salário mínimo da época da aposentadoria.
    Fora a diferença de alíquotas de 11% para 5% não vejo "alguns benefícios que uma pessoa autônomo não tem"
    Como MEI acredito que Vc irá precisar de pagar para um Escritório de Contabilidade gerenciar mensalmente sua arrecadação, escrituração e contribuições de ISS e ICMS além do INSS se for o caso.,
    Para quem "não gosta" de burocracia, sugiro continuar como autônomo.
    Boa sorte
    Armando

    ?

    Desconhecido Terça, 05 de maio de 2015, 23h08min

    Olá Armando, obrigado pela resposta.
    Eu sou MEI e não necessito de escritório de contabilidade, todos esses impostos que vc listou estão inclusos na contribuição de R$ 40,40.

    Agora outra pergunta como faço para cancelar o CI-Contribuinte Individual (Autônomo) pois ela quer abrir uma MEI e ter acesso a taxas menores nos bancos públicos.

    A

    Armando Sábado, 09 de maio de 2015, 20h37min

    Douglas Cândido Silva//
    Pelo 135 de 2a. a sábado, das 7hs às 22 hs poderá agendar data para tratar da MUDANÇA de Categoria de Contribuinte de autônomo para MEI
    Entretanto, antes disso poderá :.
    Portando documentos pessoais, RG, CPF, Comprovante de endereço(conta de água,luz ou telefone) últimos Carnês de Recolhimentos como autônomo, e até com CTPS e cartão do;PIS/PASEP(caso alguma vez trabalhou como empregado) comparecer a uma Agência do INSS e pedir o agendamento da data, ou, se tiver SORTE. poderá ser atendido pelo próprio atendente no próprio dia.
    Boa sorte
    Armando. . .

    ?

    Desconhecido Quinta, 21 de maio de 2015, 18h36min

    Armando muito obrigado pela sua resposta.