Desconhecido Sexta, 08 de maio de 2015, 13h28min

    Não tem. Pis para trabalhador da iniciativa privada que esteja na ativa, Pasep para servidor na ativa, uma vez na reserva deixa de ter direito ao abono.

    ?

    Desconhecido Segunda, 25 de maio de 2015, 0h19min

    alguma informaçao que possa me orientar?????

    E

    Eldo Luis Andrade Segunda, 25 de maio de 2015, 10h35min

    Depende do que você entende por contribuir para aposentadoria privada. Se for para contribuir para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) administrado pelo INSS na condição de segurado facultativo não pode. Você só pode contribuir como segurado obrigatório do RGPS seja como empregado de empresa privada, seja como profissional autônomo ou como empresário que retira pró-labore e etc. Enfim, qualquer trabalhador que receba remuneração por serviços prestados a pessoas físicas e jurídicas (empresas).
    Se no entanto você quiser contribuir para um plano de previdência privada como os mantidos por bancos (BRASILPREV do BB) como BB, CEF, Bradesco bem como outras instituições (havia e não sei se ainda há o Montepio da Família Militar) não há proibição. Ao contrário parece haver incentivo por parte do governo. O único procedimento a fazer é procurar uma destas instituições com plano de previdência privada aberta, verificar as vantagens e desvantagens de contribuir, analisar a idoneidade da instituição e aderir e começar a contribuir.

    rocio macedo pinto

    rocio macedo pinto Segunda, 15 de junho de 2015, 9h39min

    Acesse: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/1950-1969/L3807.htm#art183