Preciso muito de orientação, tenho visita alternada com o pai do meu filho (de 08 anos de idade). Porém estou com problemas na divisão das férias, pois como o genitor trabalha viajando, nunca sei quem vai cuidar do meu filho, todos os dias passava a tarde ou dormia na casa de alguem (até pessoas que nunca ouvi dizer). Isso é legal? Meu filho já ficou sob cuidados de outro menor (15 anos), e uns três 03 meses me relatou que acordou durante a noite acordou e estava sozinho, chorou bastante até que uma vizinha foi até a casa (sogra do genitor). Isso está insustentável, ver meu único filho ficar a merce da sorte. Existe outros fatores como o ambiente que vive (pai e madrasta) ser habitado por pessoas de comportamento suspeito. Já ouvi diversas vezes sob uso de drogas nessa residencia, mas nada posso fazer pois não posso provar correto? Então, me ajudem, pois não consigo deitar minha cabeça no travesseiro e ter plena consciência que meu filho esta a merce de cuidados de terceiros, ou que posso perde-lo, e se isso acontecer a justiça infelizmente não o trará de volta para mim. Não consigo entender, porque a visita alternada é entre nós dois e ainda sim meu filho pode ficar nesse efeito "iô-iô" com outras pessoas. Outra duvida é, qual idade meu filho pode ter "poder de voz" nesta situação? Pois todas as vezes que ele me pergunta até quando ele precisa dormir fora de casa eu não sei e não tenho oque responder, pois tenho muito cuidado com qualquer dano psicologico que possa ser causado a ele, e não tenho intenção de afasta-lo do pai, mas que ele seja cuidado com responsabilidade pelo GENITOR e não por qualquer um.

Respostas

    P

    Pai Gente Fina Quarta, 01 de julho de 2015, 15h10min

    O pai pode deixar seu filho aos cuidados de quem ele quiser, contanto que esta pessoa seja da confiança dele e maior de idade.

    Marina

    Marina Quarta, 01 de julho de 2015, 15h22min

    Uma pergunta: quando o seu filho esta com vc e vc por acaso precisa se ausentar, vc nao o deixa com alguem em quem confie? O pai pode fazer a mesma coisa.
    Quantos anos a criança tem?
    Se vc desconfia que ele esta sofrendo maus tratos, entre com um recurso na justiça e peça uma avaliaçao psicossocial sua e do pai para que possam verificar em que condiçoes a criança se encontra. Existem pessoas treinadas para verificar e perceber mentiras.
    Boa sorte!

    ?

    Desconhecido Quinta, 02 de julho de 2015, 21h24min

    Vou procurar Marina. Obrigada. E pai gente fina, creio eu que depende da índole da pessoa principalmente quando há diversas passagens, não sei se isso conta pra alguma coisa. Ou, o ponto principal, se o ambiente que o menor vive é ponto de drogas ilegais, ou até mesmo seu filho ser acudido de madrugada porque todos saíram e o deixaram em casa.... queria sim um pai gente fina e responsável para que pudesse dormir em paz. Infelizmente existe pai e genitor, só queria saber se a justiça brasileira consegue diferenciar isso, afinal de contas todos visamos o bem da criança concorda?

    P

    Pai Gente Fina Quinta, 02 de julho de 2015, 21h37min

    A mãe do meu filho mora numa favela, tem tráfico... e eu acho correto que ele conviva nos dois lares.

    O q eh diferente de negligenciar ao menor. Por isso não pode deixar com menor de idade, nem sozinho nem nada disso.

    Mas ele pode deixar com alguém da confiança dele, maior de idade.