CIPEIRO e INAMOVIBILIDADE.

Tem direito o CIPEIRO (representante dos empregados) a inamobilidade? Pode o empregador transferi-lo de local de trabalho sem sua anuência? Sendo que não observada a NR5 pelo empregador, pois não existe fundamentação na transferência, existe penalidade ao empregador? Tem direito ao empregado já transferido, a retornar ao seu local de trabalho? Pode existir prejuízo na função e ou na atividade??

Respostas

12

• roberio barros da silva

eu fui mandado em bora, e depois q eles souberam q eu era da cipa eles mim pediram para eu voutar,mas ajei melhor nao voutar pois sei q teria perceguiçao pois eles nao dechavao ficar no sera,pois eles alem de quere q eu soudase eles queriam que eu trabalhasem de lijador e ajudante e eu nao fasso o que eles querem por isso mim mandaram em bora imagina se eu voutar agora ,e q nao faso nenhuma hoara estra ;quero saber se posso negar em vouta ,e posso reseber meu tempo de estabilidade espero sua resposta obrigado roberio

• ROMENIK MURARO

Sou membro da cipa e fui desligado da empresa, estou entrando no 2° ano de estabilidade, minha estabilidade acaba em novembro, gostaria de saber quais os meus direitos e como funciona a multa recisória.

• Geraldo da Silva

Folego, o cipeiro deve ter um tempo sim, para se dedicar às atividades inerentes ao cargo.

Romenick. Se você foi demitido o curso da estabilidade tem direito a ser integrado na empresa..Deve ajuizar ação trabalhista para isso. Se não houver mais condições da sua reintegração a empresa deverá lhe pagar todos os salários, 13 salários, férias, fgts, referente a todo o perído que estiver faltando para terminar sua estabilidade.

• rafael_1

sou menbro da cipa, exerço o cargo de presidente da comissão, agora estou sofrendo um pouco com perseguições no trabalho, meu superior me manda fazer funções que estão fora do meu contrato de trabalho, e quando eu falo para ele, ele acha que só respondo por ser presidente da cipa, no momento eu sei que tenho 2 anos de estabilidade, mas meu superior pode me transfirir de uma filial para outra para me prejudicar?, então recaptulando; ele não pode me mandar embora, mas pode me transfirir?

• Geraldo da Silva

Rafael, o seu patrão não pode lhe demitir e tampouco lhe transferir.
    Entretanto, tome cuidado com as tarefas que se nega a realizar. É possível que a empresa esteja criando alguns fatos para lhe demitir por justa causa, baseando-se na desídia do empregado, ou seja, no desinteresse em realizar as funções laborativas.
    Se seu superior está lhe perseguindo, procure o seu sindicato e registe sua denúncia de forma pormenorizada. Mesmo que não dê em nada, você terá provas com as quais poderá se defender numa futura e eventual demissão por justa causa.
    SMJ
    Geraldo Silva, advogado, geraldosilvadf@gmail.

• Luis Ferreira Filho

boa tarde

minha situação esta muito complicada, estou precisando de ajuda o mais rapido possivel.

trabalho em uma concessionaria de veiculos em Belo Horizonte, onde fui eleito membro da CIPA pelos funcionarios gestão 2008/2009, e após sair de ferias em Agosto de 2008 o depto de Informatica onde trabalho foi tercerizado e a diretora da empresa quer me retirar do depto a todo custo, minhas ferias que seriam no mes de Agosto ela quer me dar a partir do dia 1 de Março de 2009 e quando eu voltar serei remanejado para outro depto que não tenho conhecimento, sendo que minha profissão é informatica, quais os meus direitos trabalhistas se me negar a ser transferido de depto, posso ser penalizado na empresa.

muito obrigado pela atenção

Luis

• Isabella

Aproveitando a discussão sobre a garantia de emprego pela estabilidade de CIPA.

Queria que tirassem uma dúvida. Se um cipeiro for desligado sem justa causa faltando apenas 10 meses para a sua estabilidade vencer. Quais são os direito que essa pessoa receberá, além dos salários, férias, 13° salario, fgts, multa 40%.

Nesse caso o cipeiro recebe também alguns adicionais que ele sempre recebeu mensalmente, como exemplo horas in itineres, PPR (participação de resultados), DSRs e Integração sobre DSR. Receberia também a média desses eventos nesses 10 meses? E quanto aos benefícios que a empresa oferece(Vale alimentação plano médicos), receberia a extensão desses benefícios durante esses 10 meses?

Grata e no aguardo,

Isa