Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Lucelia
    26/08/2005 12:30

Temos uma empresa que atodou o regime de escala de 12 x 36, pergunto:

Para o funcionario que a escala dele deu em dia de feriado, devo o ferido em dobro?

2. Rubens
    28/08/2005 10:11

Pela nossa CF/88, a jornada de trabalho está limitada em 8h diárias e 44h semanais. Entretanto, se por acordo ou convenção coletiva for pactuada a escala 12x36, nossa jurisprudência a tem aceitado.

Note-se que somente nesse caso (acordo ou convenção coletiva) essa escala é aceita. Assim sendo, torna-se dispensável o pagamento em dobro tanto dos feriados como dos domingos trabalhados.

3. Wagner Santos de Araujo
    29/08/2005 12:23

JORNADA 12 X 36 – TRABALHO EM FERIADOS – DIREITO AO PAGAMENTO EM DOBRO – INEXISTÊNCIA – Os feriados trabalhados no regime de horário de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso são automaticamente compensados, considerando-se o intervalo de descanso entre uma jornada e outra. Desse modo, não podem ser pagos de forma dobrada, porque já usufruído o descanso. Recurso de Revista conhecido e desprovido quanto a este tema. (TST – RR 695.502/00.7 – 17ª R – 5ª T. – Rel. Min Rider de Brito – DJU 30.04.2004 – p. 1008)

4. Viviane_1
    02/05/2009 21:19

Quem trabalha em escala 4x2 em feriados tem direito a horas extras 100% e se a folga cair durante a semana e ele trabalhar tambem tem direita a horas extras 100%?
  5. Lucia_1
    04/05/2009 03:47

Boa noite.

Sou funcionária publica estatutária e no meu contrato esta escrito que tenho que trabalhar 35 horas semanais . 1ºGostaria de saber se escala é regulamentada por lei?? em minha lei esta escrito na parte das atribuições que tenho que fazer plantões quando necessário. mais não cita a forma de plantão e se é remunerado ou não? Quanto a escala gostaria de saber se sou obrigada por alguma lei a cumpri-la. e gostaria de saber como ficaria a escala caso eu fosse obrigada a cumpri-la .pois tem feriados e sabado e domingo quando o serviço publico não funciona.aguardo retorno como informações. obrigada
  6. Marcus Vinicius
    15/06/2009 01:22

Olá.

Gostaria de saber se numa escala de 12x36 no horário noturno, de 18:00 as 06:00, com uma hora de descanso, sendo esta de 00:00 a 01:00 como são calculadas as horas de adcional noturno trabalhadas após as 22:00. Calculá-se por hora trabalhada ou é com base nos 30% incidente sobre o salário?

E também, só para que eu possa entender a discussão sobre feriados e domingos. Se eu trabalhar por exemplo num feriado qualquer. Eu nesta escala de 12x36 não tenho direito ao pagamento do dia de feriado trabalhado? e no caso do domingo a mesma coisa!?
  7. leonildo
    17/12/2009 10:10

É engraçada nossas leis trabalhistas...será que já pararam para analisar quanto de verdade trabalha uma pessoa que faz 12x36.
    Vamos lá, uma pessoa que faz este turno, trabalha em uma semana 36 horas e na outra 48..se juntarmos as duas semanas, vamos ver que um trabalhador de 12x36, trabalha 42 duas horas semanais. Sem contar que tem que trabalhar, de sábados, domingos e feriados.
    Ainda dizem que não tem direito a horas extras , não tem direito aos feriados.
    Um pessoa que faz estes horários são mensalistas também. Então independente se sua escala caia ou não nos dias de feriados e domingos..deveriam receber em dobro.
    Só no Brasil existe esta leis escravas.
  8. João Benedito
    18/12/2009 13:25

Bom, no meu ponto de vista a escala 12x36 apresenta pontos positivos e negativos comparada a outros tipos de escala.
    podemos citar como positivas:
    1 - O descanso sempre de 36 horas, o que relativamente é positivo dependendo da atividade desenvolvida;
    2 - Um mensalista só labora 15 dias no mês;
    3 - Aqueles que leboram em periodo noturno, recebem pelo adicional um acréssimo consideravel, devida a respectiva carga horaria;
    Alem de outras vantagens.
  9. Marcio Count Nordson
    07/12/2010 19:50

Faziamos uma escala 6 por 2, agora fazemos 12 por 36, quer dizer que além de ganharmos menos ainda não vamos receber o feriado 100%, é justo alguém trabalhar a noite do dia 31 de Dezembro para o dia 1° e não ter direito algum?????
    Meu Deus, que injusto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  10. Luiz Paulo Rodrigues Simões
    08/05/2011 20:00

Companhiros a escala de 12x36 só é valida mediante acordo coletivo, caso voces não queiram trabalhar neste tipo de escala, pressionem vossos sindicato a não fazerem acordos para o uso de tal escala. Outra coisa verifiqem na CCT se realmente existe tal acordo, porque caso não haja, as horas trabalhadas além da oitava hora diaria são extras.
  11. Edegar
    25/03/2012 13:47

Amigos! Em caso de hotel na escala 12x36, onde o funcionário não pode ser substituido no intervalo, temos que pagar com mais 50% de acréscimo, esta hora e ainda fornecer a refeição?

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS