Registrei o nascimento da minha filha em São Carlos-SP. Hoje moro em Curitiba/PR e não possuo ninguém que possa me representar naquela cidade, agora longínqua para mim. É possível solicitar a transferência dessa certidão para um cartório mais próximo da minha residência atual?

Respostas

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 07 de setembro de 2015, 8h34min

    ANGELA

    Isto não é possível.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    R

    Rafael F Solano Segunda, 07 de setembro de 2015, 10h28min

    Transferiri para que???

    A certidão é emitida pelo cartório da localidade onde se deu o parto, e alí fica o registro.

    A

    Amaro Dewes Segunda, 07 de setembro de 2015, 18h04min

    Olá ! Uma pequena colaboração, apenas: - via de regra o registro do nascimento é feito na localidade onde ocorreu o parto MAS nem sempre é isso que ocorre ! Então, feito o registro do nascimento em cartório alí ele permanece "ad eternum", ou seja, dali não pode ser transferido para outro cartório. Se a dificuldade está em obter uma segunda da certidão de nascimento é só conseguir um contato via telefone, ou outro, que o cartório lhe remeterá a via (mediante paga). Se o registro de nascimento estiver envolvido em algum procedimento judicial dá para requerer ao Juiz do feito seja buscada / trazida a segunda do registro de forma gratuíta. Basta requerer ao Juiz e indicar o cartório do registro feito.

    ?

    Desconhecido Terça, 29 de setembro de 2015, 23h36min

    obrigada, Amaro! Certinho. Ela nasceu em SP, mas foi registrada em S Carlos, onde eu morava, ao contrário do que afirmou o Rafael Solano que a certidão é emitida somente na cidade onde se deu o parto. Mas agora não tenho ligação com essa cidade. E tudo o que preciso, tenho que ligar para lá. Eu estou corrigindo nosso nome para o padrão italiano (antes da imigração do meu avô para o Brasil) e para tanto tive que fazer todo o processo via correio. Demora! Muito diferente de ser pessoalmente.Obrigada, de qualquer forma...