Meu pai adquiriu um terreno por contrato de compra e venda registrado em cartorio, no contrato o terreno está medindo 5m de frente x 25m de fundo, porém ele ergueu um muro com um metro de frente a menos (ficando com 4 e 20 de frente), e o vizinho se aproveitou e pegou esse corredor de 0,80, e fez um corredor de entrada para a casa dele que fica nos fundos. Posso reaver esse corredor? isso ja faz uns 30anos.

Respostas

    H

    Hen_BH Segunda, 05 de outubro de 2015, 21h24min

    30 anos? Praticamente impossível... pois certamente já "rolou" usucapião aí...

    ?

    Desconhecido Quarta, 07 de outubro de 2015, 16h27min

    Boa tarde, obrigada por ter respondido, mas, mesmo que esse corredor invadido nao sirva de moradia pela pessoa que invandiu? pois é utilizado para casa de aluguel...

    ?

    Desconhecido Quarta, 07 de outubro de 2015, 18h27min

    ou melhor, e se eu derrubar esse muro, já que ele esta dentro do meu terreno? divisa ele nao é, pois há um pedaço do terreno ao lado que me pertence...

    H

    Hen_BH Quinta, 08 de outubro de 2015, 14h26min

    O que importa não é o fato de o "invasor" morar ou não no terreno, mas sim ele manter a posse. E essa posse existe ainda que ele alugue o imóvel para terceiros.

    Pelo tempo já decorrido (30 anos), se você derrubar o muro, vai correr o sério risco de ter de indenizá-lo. As providências já deveriam ter sido tomadas no momento em que ele invadiu esse pedaço do terreno.

    ?

    Desconhecido Sábado, 10 de outubro de 2015, 17h32min

    Obrigada, mas agora estou num problemao, pois como regularizar esse terreno se o contrato que possuo tem uma metragem maior que a real, ja que se perdeu esse pedaço? preciso fazer toda a documentação para a escritura e o tamanho que o terreno está agora é menor que a do contrato.
    Isso nao vai atrapalhar?