Olá. Minha dúvida é a seguinte: Sou viúvo, tenho três filhas com minha falecida esposa e três netos, todos eles de uma mesma filha. O neto mais velho mora comigo desde o nascimento, pois foi abandonado pela sua mãe. Eu tenho uma casa própria no meu nome, minhas três filhas já tem a vida bem resolvida, então gostaria de saber se eu posso deixar um testamento deixando essa casa para meu neto, caso não, gostaria de saber uma forma legal de deixar este imóvel para este neto mais velho, pois tenho medo de que com a minha morte ele deixe de ter alguma assistência, visto que a mãe dele, minha filha, nunca o ajudou.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 01 de outubro de 2015, 21h27min

    Vc podia ter exigido da mãe e do pai deste neto a devida colaboração deles. Uma vez alcançado os 18 anos, e não sendo estudante de curso tecnico ou superior, seu neto tem de assumir a propria vida.

    Vc só pode doar a metade de sua parte no imóvel. Se ele é todo e somente seu, sem que sua falecida esposa tivesse direitos a meação, então vc pode doar a metade do imóvel, se sua falecida tinha direito a meação, vc só pode doar 1/4 do imóvel.